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2º Encontro Municipal de Educação Continuada

Seja bem vindo!

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  • CAROLINE PROVIDELLI

    EMEIEF NOEDIR TADEU SANTINI, PROF

    Março e Abril

    COMO PREPARAR OS ALUNOS PARA QUE SE TORNEM APRECIADORES DE ARTE EM ESPAÇOS CULTURAIS?

    Ao realizar levantamento de conhecimentos prévios sobre espaços culturais, ficou notório que os alunos da EMEIEF Professor Noedir Tadeu Santini não conheciam museus e não apreciavam esses espaços culturais. Tendo conhecimento dessa necessidade dos estudantes, idealizei o projeto com os conteúdos que o Currículo Municipal aborda. Juntamente com a Secretaria Municipal da Educação de Limeira e orientada pela coordenadora de área Tânia Lima Theodoro, foi possível oportunizar os estudantes a visitar e apreciar um museu em um estudo de meio para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no qual aprenderam de uma forma lúdica como se tornar apreciadores de Arte em espaços culturais.

    -Oportunizar os estudantes a visitar e apreciar um museu. -Realizar um estudo de meio à Pinacoteca do Estado de São Paulo, explorando o potencial educativo do mesmo. -Ampliar o conhecimento sobre Arte figurativa e abstrata. -Diferenciar retrato e autorretrato. -Apreciar diferentes estilos de pintura/esculturas como também alguns artistas. -Conhecer vida e obra de José Ferraz de Almeida Júnior. -Apresentar músicas sobre as diferentes eras do Sertanejo.

    Contextualização de produções artísticas produzidas nos diversos movimentos e períodos: Título Autor Época Movimento/período Espaço e locais Estudo dos elementos formais- materialidades: Luz e sombra Texturas Volume Escultura Gêneros- Artes Visuais: Gravura Pintura Desenho Gênero Musical: Primeira era- Caipira: Tonico e Tinoco "Chico Mineiro" Segunda era - Fase de transição: Milionário e José Rico -"Estrada da vida". Terceira era - Sertanejo Romântico- Chitãozinho e Xororó -"Evidências". Quarta era - Sertanejo Universitário -Edson e Hudson- "Galera Coração".

    1º Momento: Com auxílio de data show e lousa digital, apresentei imagens de Museus para os estudantes, perguntando se haviam visitado algum. Falei sobre a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Exibi vídeos curtos sobre o tema, orientando sobre os espaços do museu e os regulamentos, explicando porque não podemos tocar nas obras, como também não ultrapassar as faixas demarcadas no chão, desmistificando a ideia de que museu é ‘chato’, e lugar de ‘gente grande’. 2º Momento: Com o recurso da lousa digital observamos a obra "O Violeiro" de José Ferraz de Almeida Junior. Os alunos a observaram e falaram suas impressões. Dialogamos sobre as informações técnicas e como compreender a legenda de uma obra de arte. 3º Momento: A partir da obra "O Violeiro”, coloquei a música de Tonico e Tinoco "Chico Mineiro" que faz parte da primeira era da música caipira/ música sertaneja raiz, deixando que eles concluíssem sobre a ligação entre a obra e o estilo musical, expliquei também sobre a evolução da música sertaneja e instrumentos musicais. Segunda era - Fase de transição: Milionário e José Rico -"Estrada da vida". Terceira era - Sertanejo Romântico- Chitãozinho e Xororó -"Evidências". Quarta era - Sertanejo Universitário- Edson e Hudson- "Galera Coração". 4º Momento: Separando a sala em dois grupos, o primeiro pesquisou sobre a Pinacoteca e o segundo sobre a vida do artista brasileiro José Ferraz de Almeida Junior. As pesquisas foram feitas no laboratório de informática e biblioteca. Após a pesquisa e análise, os educandos confeccionaram cartazes sobre o assunto estudado, que posteriormente foram expostos pelos corredores da escola. 5º Momento: No dia 27/03/19 visitamos a Pinacoteca do Estado de São Paulo, com auxílio do educador Rafael (Pinacoteca), que nos acompanhou e orientou, além de todo o apoio para os alunos propondo uma visita ao museu de forma lúdica. Durante a viagem, as crianças observaram as paisagens, o rio Tietê, a arquitetura dos prédios (antigo/moderno), os meios de transportes, os tipos de Arte de Rua (Grafite), o Sambódromo, o barracão da Gaviões da Fiel e as alegorias de Carnaval. 6º Momento: Após a visita formativa, conversamos sobre a visita ao museu. Entreguei o livreto sobre a programação da Pinacoteca, pedindo para que recortassem o que mais gostaram. No caderno de Arte fizeram margem de 1 cm e criaram uma composição e colagem com as fotos e obras da Pina. 7º Momento: Propus aos alunos a confecção de um jogo "Cara a Cara" parecido com o que jogaram no museu com o educador da Pinacoteca, porém a diferença era que as imagens do jogo seriam feitas por eles e não reproduções de obras diversas. Expliquei a definição de retrato e autorretrato. Com o auxílio de um espelho pedi para as crianças esboçarem o rosto na folha de papel canson. Entreguei uma caixa de pizza para que passassem a limpo o desenho, juntamente com o cavalete e as tintas. Começaram a pintar pelo fundo com tinta guache e a figura com tinta aquarela. O contorno das linhas foi feito com canetinha preta. Assinaram e dataram a obra de autorretrato. 8º Momento: Cada um fotografou a sua obra, utilizando o recurso de celular. As imagens foram impressas juntamente com a capa do trabalho. Em continuidade recortaram e colaram, formando assim as peças do jogo "Cara a Cara". 9º Momento: Com o auxílio da professora Stela, os alunos escreveram as regras do jogo. 10º Momento: Com as peças e regras prontas, jogamos o “Cara a Cara” com toda a sala. 11º Momento: Os autorretratos originais (feito em caixas de pizza) foram expostos pela escola, juntamente com os cartazes elaborados pelo 4º1 com fotos de nossa visita à Pinacoteca.

    Os resultados obtidos com esse projeto foram satisfatórios. Os alunos previamente preparados para apreciar museus, souberam responder corretamente as perguntas do educador da Pinacoteca e apreciar devidamente com conhecimento prévio desse espaço cultural e artístico. Sendo educadora, diante do desafio de desenvolver esse conteúdo para os estudantes do 4ª1, no qual apresentam dificuldade de concentração, comportamento e aprendizagem, pude constatar a consolidação da aprendizagem adquirida por eles, me surpreendendo e deixando-me satisfeita com a devolutiva desses estudantes, pois além de se comportarem corretamente no estudo de meio, adquiriram outros conhecimentos, em diversas áreas, gerando desse modo, a interdisciplinaridade. A parceria entre professor especialista e polivalente é importantíssima e faz toda a diferença na qualidade da educação.

    O violeiro, Almeida Junior, 1899, óleo sobre tela, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Programação Pinacoteca do Estado de São Paulo Currículo da Rede Municipal de Limeira

     
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