SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
EMEIEF NOEDIR TADEU SANTINI, PROF - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): CAROLINE PROVIDELLI

UNIDADE ESCOLAR: EMEIEF NOEDIR TADEU SANTINI, PROF

TÍTULO: COMO PREPARAR OS ALUNOS PARA QUE SE TORNEM APRECIADORES DE ARTE EM ESPAÇOS CULTURAIS?

TEMPO: Março e Abril

INTRODUÇÃO: Ao realizar levantamento de conhecimentos prévios sobre espaços culturais, ficou notório que os alunos da EMEIEF Professor Noedir Tadeu Santini não conheciam museus e não apreciavam esses espaços culturais. Tendo conhecimento dessa necessidade dos estudantes, idealizei o projeto com os conteúdos que o Currículo Municipal aborda. Juntamente com a Secretaria Municipal da Educação de Limeira e orientada pela coordenadora de área Tânia Lima Theodoro, foi possível oportunizar os estudantes a visitar e apreciar um museu em um estudo de meio para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no qual aprenderam de uma forma lúdica como se tornar apreciadores de Arte em espaços culturais.

OBJETIVO: -Oportunizar os estudantes a visitar e apreciar um museu. -Realizar um estudo de meio à Pinacoteca do Estado de São Paulo, explorando o potencial educativo do mesmo. -Ampliar o conhecimento sobre Arte figurativa e abstrata. -Diferenciar retrato e autorretrato. -Apreciar diferentes estilos de pintura/esculturas como também alguns artistas. -Conhecer vida e obra de José Ferraz de Almeida Júnior. -Apresentar músicas sobre as diferentes eras do Sertanejo.

CONTEÚDO: Contextualização de produções artísticas produzidas nos diversos movimentos e períodos: Título Autor Época Movimento/período Espaço e locais Estudo dos elementos formais- materialidades: Luz e sombra Texturas Volume Escultura Gêneros- Artes Visuais: Gravura Pintura Desenho Gênero Musical: Primeira era- Caipira: Tonico e Tinoco "Chico Mineiro" Segunda era - Fase de transição: Milionário e José Rico -"Estrada da vida". Terceira era - Sertanejo Romântico- Chitãozinho e Xororó -"Evidências". Quarta era - Sertanejo Universitário -Edson e Hudson- "Galera Coração".

ENCAMINHAMENTOS: 1º Momento: Com auxílio de data show e lousa digital, apresentei imagens de Museus para os estudantes, perguntando se haviam visitado algum. Falei sobre a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Exibi vídeos curtos sobre o tema, orientando sobre os espaços do museu e os regulamentos, explicando porque não podemos tocar nas obras, como também não ultrapassar as faixas demarcadas no chão, desmistificando a ideia de que museu é ‘chato’, e lugar de ‘gente grande’. 2º Momento: Com o recurso da lousa digital observamos a obra "O Violeiro" de José Ferraz de Almeida Junior. Os alunos a observaram e falaram suas impressões. Dialogamos sobre as informações técnicas e como compreender a legenda de uma obra de arte. 3º Momento: A partir da obra "O Violeiro”, coloquei a música de Tonico e Tinoco "Chico Mineiro" que faz parte da primeira era da música caipira/ música sertaneja raiz, deixando que eles concluíssem sobre a ligação entre a obra e o estilo musical, expliquei também sobre a evolução da música sertaneja e instrumentos musicais. Segunda era - Fase de transição: Milionário e José Rico -"Estrada da vida". Terceira era - Sertanejo Romântico- Chitãozinho e Xororó -"Evidências". Quarta era - Sertanejo Universitário- Edson e Hudson- "Galera Coração". 4º Momento: Separando a sala em dois grupos, o primeiro pesquisou sobre a Pinacoteca e o segundo sobre a vida do artista brasileiro José Ferraz de Almeida Junior. As pesquisas foram feitas no laboratório de informática e biblioteca. Após a pesquisa e análise, os educandos confeccionaram cartazes sobre o assunto estudado, que posteriormente foram expostos pelos corredores da escola. 5º Momento: No dia 27/03/19 visitamos a Pinacoteca do Estado de São Paulo, com auxílio do educador Rafael (Pinacoteca), que nos acompanhou e orientou, além de todo o apoio para os alunos propondo uma visita ao museu de forma lúdica. Durante a viagem, as crianças observaram as paisagens, o rio Tietê, a arquitetura dos prédios (antigo/moderno), os meios de transportes, os tipos de Arte de Rua (Grafite), o Sambódromo, o barracão da Gaviões da Fiel e as alegorias de Carnaval. 6º Momento: Após a visita formativa, conversamos sobre a visita ao museu. Entreguei o livreto sobre a programação da Pinacoteca, pedindo para que recortassem o que mais gostaram. No caderno de Arte fizeram margem de 1 cm e criaram uma composição e colagem com as fotos e obras da Pina. 7º Momento: Propus aos alunos a confecção de um jogo "Cara a Cara" parecido com o que jogaram no museu com o educador da Pinacoteca, porém a diferença era que as imagens do jogo seriam feitas por eles e não reproduções de obras diversas. Expliquei a definição de retrato e autorretrato. Com o auxílio de um espelho pedi para as crianças esboçarem o rosto na folha de papel canson. Entreguei uma caixa de pizza para que passassem a limpo o desenho, juntamente com o cavalete e as tintas. Começaram a pintar pelo fundo com tinta guache e a figura com tinta aquarela. O contorno das linhas foi feito com canetinha preta. Assinaram e dataram a obra de autorretrato. 8º Momento: Cada um fotografou a sua obra, utilizando o recurso de celular. As imagens foram impressas juntamente com a capa do trabalho. Em continuidade recortaram e colaram, formando assim as peças do jogo "Cara a Cara". 9º Momento: Com o auxílio da professora Stela, os alunos escreveram as regras do jogo. 10º Momento: Com as peças e regras prontas, jogamos o “Cara a Cara” com toda a sala. 11º Momento: Os autorretratos originais (feito em caixas de pizza) foram expostos pela escola, juntamente com os cartazes elaborados pelo 4º1 com fotos de nossa visita à Pinacoteca.

CONSIDERAÇÕES: Os resultados obtidos com esse projeto foram satisfatórios. Os alunos previamente preparados para apreciar museus, souberam responder corretamente as perguntas do educador da Pinacoteca e apreciar devidamente com conhecimento prévio desse espaço cultural e artístico. Sendo educadora, diante do desafio de desenvolver esse conteúdo para os estudantes do 4ª1, no qual apresentam dificuldade de concentração, comportamento e aprendizagem, pude constatar a consolidação da aprendizagem adquirida por eles, me surpreendendo e deixando-me satisfeita com a devolutiva desses estudantes, pois além de se comportarem corretamente no estudo de meio, adquiriram outros conhecimentos, em diversas áreas, gerando desse modo, a interdisciplinaridade. A parceria entre professor especialista e polivalente é importantíssima e faz toda a diferença na qualidade da educação.

REFERÊNCIAS: O violeiro, Almeida Junior, 1899, óleo sobre tela, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Programação Pinacoteca do Estado de São Paulo Currículo da Rede Municipal de Limeira