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2º Encontro Municipal de Educação Continuada

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  • MARÍLIA BASTOS ARAUJO LIMA DE MARÃES

    EMEIEF MARCIA APA. DELLA COLETTA SILLMANN, PROFA.

    A sequência didática "A Bolsa Amarela" foi desenvolvida durante 30 dias.

    "A BOLSA AMARELA"

    A sequência didática “A Bolsa Amarela” foi desenvolvida pelos alunos do 2° ano. A escolha do livro foi feita de forma minuciosa com a pretensão de alavancar o acervo literário e imaginação dos alunos. A finalidade dessa leitura programada foi principalmente de instigar o hábito prazeroso pela leitura, além de desenvolver opinião critica e reflexiva a partir dos conteúdos abordados no livro. A temática do mesmo aborda entre outros assuntos, a história de uma menina chamada Raquel que vivencia inúmeros conflitos internos, problemas familiares e de auto estima que faz com que ela guarde em sua bolsa três desejos: ser menino, crescer e ser escritora. O enfoque principal do livro é exatamente fazer com que os leitores reflitam também sobre seus próprios desejos e vontades.

    • Compreender o funcionamento da leitura programada • Refletir sobre seus maiores sonhos e objetivos de vida • Compreender a importância da preservação de valores para a construção de um mundo melhor • Participar de discussões propostas contribuindo com ideias e posicionamentos • Produzir textos de forma compartilhada • Ler e conhecer a biografia e obras da autora do livro

    • LEITURA -Leitura com fluência (80 palavras por minuto) e autonomia, demonstrando compreensão de diversos textos composto de palavras com sílabas canônicas (cv) e não canônicas (cvv, vc, ccv...) -Identificação da finalidade dos gêneros textuais previstos para o ano de escolaridade. -Realização de inferências a partir da leitura de textos que articulem a linguagem verbal e não verbal. -Apreciação de textos literários, exprimindo sentimentos e emoções provocadas pela leitura. -Localização de informações explícitas que evidenciem sequência temporal de acontecimentos e mudança de lugar. -Identificação de palavras ou expressões que tenham sentido equivalente no texto. -Inferência de significados, a partir da confirmação de dados contextuais de palavras e expressões desconhecidas. • ANÁLISE LINGUÍSTICA -Identificar e reproduzir em a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem na passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário. -Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação. • PRODUÇÃO - Autoria com colaboração (coletivo -professor/colega) do texto na íntegra ou de partes do texto que não se conhece. -Planejar e produzir em meio impresso e/ou digital, considerando a situação comunicativa e tema/assunto, finalidade do texto, elementos de coesão utilizando repetições e/ou substituição, referência em geral, para continuidade do texto; coerência; pontuação e paragrafação.

    1° ETAPA: Iniciamos a sequência didática com a apresentação de uma bolsa amarela aos alunos. A bolsa foi confeccionada em E.V.A e tem a função de instigar a imaginação dos alunos para descobrirem o que que há dentro da bolsa. Após várias inferências sobre as características da bolsa e as diferentes possibilidades da mesma os alunos receberão uma folha para registrarem o que imaginam que tenha dentro da bolsa amarela apresentada pela professora. Cada aluno terá a oportunidade de expor ao restante da sala quais foram suas ideias, e quais objetos escreveram no papel. Essas ideias serão registradas também no caderno para que ao final da leitura façamos a retomada para verificarmos se os alunos acertaram o que havia dentro da bolsa amarela. 2° ETAPA: Após todas as inferências sobre as diferentes possibilidades descritas pelos alunos, faremos uma roda da conversa e a professora irá retirar o livro de dentro da bolsa. Os alunos farão a analise da capa, bem como o nome da autora, editora, número de edições e outras informações descritas na contracapa do livro. Somente depois dessas etapas, iniciaremos a leitura programada do livro que será feita de forma pausada, um capítulo por dia, respeitando os acontecimentos marcantes e personagens descritos no livro. Ao final de cada capítulo faremos uma retomada dos capítulos anteriores e um questionário dos episódios vivido por Raquel, personagem principal do livro. Durante a leitura iremos registrando também as palavras e expressões que os alunos desconhecem os significados. O livro está recheado de expressões regionais, gírias e palavras normalmente não utilizadas por crianças. Após o registro de todas as palavras, os alunos tentarão descobrir seus significados observando o contexto em que a palavra esta inserida, somente após isso, em duplas, poderão encontrar essas palavras no dicionário e as gírias serão pesquisadas no laboratório de informática e apresentadas aos demais alunos da sala. 3° ETAPA: No livro “A Bolsa Amarela” de Lygia Bojunga podemos encontrar uma busca desenfreada da personagem Raquel pela sua identidade. Ao longo do livro ela nos apresenta os conflitos vividos em seu ambiente familiar e principalmente a falta de respeito e empatia pelos seus desejos e necessidades tão marcantes mesmo ela ainda sendo criança. Inúmeras discussões poderão ser levantadas durante a leitura do livro, principalmente baseando-se nos três desejos de Raquel (Crescer, ter nascido menino e ser escritora) desejos esses que ela guarda bem guardados dentro da bolsa para que ninguém os encontre. O importante é que os alunos se sintam à vontade para discutirem, argumentarem, questionarem e até mesmo exporem seus conflitos internos se assim julgarem necessário. 4° ETAPA: Ao final da leitura do livro os alunos receberão diversos trechos do livro e deverão ordenar sequencialmente de acordo com sua ordem cronológica. Após isso faremos uma retomada desses acontecimentos marcantes registrados no caderno. Em uma roda da conversa, os alunos deverão pensar na seguinte pergunta: “O que você colocaria dentro da bolsa?”. A professora instigará os alunos a refletirem sobre essa pergunta, eles deverão pensar além de objetos ou materiais físicos e pensarem assim como Raquel, quais desejos e poderiam ser guardados dentro de suas bolsas para que ninguém os veja. Com o auxílio da professora, os alunos escreverão uma carta coletiva a autora contando o que acharam do livro e como foi realizado o trabalho a partir da Bolsa Amarela em sala de aula. Essa carta será assinada por todos os alunos enviada diretamente a escritora na Casa Lygia Bojunga (http://www.casalygiabojunga.com.br/pt/lygiabojunga.html) Antes mesmo dos alunos produzirem a carta para a autora, a própria professora entrou em contato com a mesma através do e-mail pedindo para que ela envie um vídeo, áudio ou uma carta aos alunos, porém, ainda estamos aguardando respostas. No laboratório de informática os alunos pesquisarão sobre a autora do livro a Bolsa Amarela e farão o registro de algumas informações relevantes. Em sala de aula, cada um montará a partir dos registros feitos uma biografia da renomada escritora. 5° ETAPA: Nesta etapa faremos uma aula em formato de workshop em parceria com a professora de Artes. Os alunos terão oportunidade de confeccionarem suas bolsas com diferentes características de decoração. Ao final das produções das bolsas, cada aluno receberá uma folha onde deverão pensar e escrever o que desejam colocar dentro de suas bolsas, quais desejos secretos pretendem manter guardados ali dentro. Os alunos deverão ficar à vontade também para guardar objetos que remetem a alguma boa lembrança. A ideia é fazer com que a bolsa produzida por eles, tenha o mesmo objetivo que a de Raquel: Manter seguros seus objetos preferidos e desejos mais inusitados. 6° ETAPA Em grupo, faremos a produção de uma bolsa amarela gigante. Na frente da bolsa estará o seguinte questionamento: “O que você colocaria dentro da bolsa para construir um mundo melhor”? Essa bolsa gigante será passada dos alunos para que os funcionários da escola reflitam sobre seus sonhos pessoas e posteriormente consigam pensar em poderão fazer para a construção de um mundo melhor. Essa bolsa ficará exposta no mural da escola para que os pais e familiares dos alunos que desejarem poderão também escrever suas vontades pessoais e para a construção de um mundo melhor.

    A sequência didática "A Bolsa Amarela" foi desenvolvida seguindo todos os procedimentos já aqui descritos. Foi um trabalho motivador tanto para os alunos quanto para a equipe escolar já que o projeto envolve os demais funcionários do contexto escola. Os alunos concluíram o trabalho compreendendo a importância dos valores familiares e mais do que isso, puderam refletir sobre conflitos vividos por Raquel, mas que eles próprios também possam estar vivenciando.

    NUNES, Lygia Bojunga. A bolsa amarela. 35. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2011. 140 p. Currículo SME 2019.

     
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