Seja bem vindo!
![]() |
LUCIANA DE PAULA
CI JOSÉ REINALDO RIBEIRO BRUGNARO
Dois meses.
DESCONSTRUINDO A FORMA.
Achei Vendo em você... Quem acolher o que ele tem e traz Quem entender o que ele diz... Céu cheiro e ar na cor que o arco-íris Risca ao levitar... Sentir sem conseguir provar Sem entregar E repartir... (Nando Reis/Pra você guardei o amor). É no fazer e no refazer de nossas aulas que o exercício docente se dá no seu ápice criativo, observando a real necessidade das crianças para elevar o seu potencial repertoriando-as com aulas significativas. Mas, o que é realmente significativo para elas? Como desvelar o olhar e passar a ver para se mover dentro de um currículo? Assistindo a uma peça teatral com Cássia Kiss “Meu quintal é maior que o mundo” do poeta Manuel de Barros, no teatro do Sesi em Piracicaba, percebi por meio da palavra representada de um jeito tão simples e tão claro aquilo que eu já sabia, mas ainda não conseguia dizer. E, é por isso que as aulas de arte devem ser lugares de inquietações na trajetória escolarizada dessas “pequenas” crianças. A curiosidade a imaginação e a evolução gradual do potencial infantil é um bom exercício para olhar professoral em especial o de Artes. Dentro da proposta de fazer o exercício de deixar-se guiar pela curiosidade passei a estudar o currículo de Arte com o olhar atento a imaginação das crianças. Comecei a me perguntar quais são as relações dos processos criativos dos artistas com as crianças pequenas, as suas necessidades de aprendizado, o gosto por arte e suas curiosidades. Às vezes, presos pelo fator tempo, tentamos formatar as aulas em padrões instituídos. E consequentemente, não nos permitimos burilar caminhos investigativos, o que torna a natureza investigativa da criança fragmentada e interrompida para efeitos didáticos. O tempo de aprendizado da criança pequena é outro e deveria ser guiado pela necessidade que a curiosidade lhes impõe! Portanto, diante do exposto acima colocado passei a pesquisar o que levaria a criança iniciar um processo gradativo de aprendizado e que ampliasse o seu repertório de mundo instigados pelo fazer.
Observar obras de arte ouvindo informações sobre o seu contexto de produção; comentando-as e observando os elementos formais; Promover a produção e elaboração a partir de formas recortadas e rasgadas; Desenvolver noções de pincel e tinta guache; Apreciar a sua criação e a dos colegas; Observar a obra percebendo os materiais e instrumentos utilizados.
Contextualização de produções artísticas produzidas nos diversos movimentos e períodos; Gêneros; Elementos formais.
(Módulo 1) Introdução • Apresentar fotos dos artistas Picasso e Matisse contando suas biografias. • Apresentar as obras por eles realizadas e fazer leitura formal das obras. • Apresentar o movimento artístico cubismo e colagem. • Assistir vídeo Arte em massinha. (Módulo 2) • Realizar recorte e colagem inspirados na obra “Guitarra” do artista Picasso. (Forma definida começando a mudar). • Realizar recorte e colagem inspirados em Matisse obra L’escargot/caracol (sem forma). • Recortar formas orgânicas e geométricas. • Montar composição para fazer colagem dos papéis coloridos no papel preto. (Módulo 3) Propor um tema de interesse das crianças: bichos. Por meio da leitura do livro “Se um gato for...” e, após a leitura mostrar a “Série Felinos” da artista plástica Virgínia Caldas e conversando sobre elas e a pelagem dos animais. (Módulo 4) – Processo de desenvolvimento Desenvolvimento a-) Riscar com giz de cera aleatoriamente sulfite, jornal e papel grafite; b-) Pintar os papéis rabiscados com tinta guache; c-) Rasgar em tiras compridas todos os papéis pintados; d-) Pintar com lápis de cor impresso de olhos e focinhos de gato e recortar; e-) Entregar papel canson com um ponto no meio para fazer a colagem das tiras nas cores várias (será misturado dos os papéis rasgados). Ideia criar texturas com os papéis; f-) Entregar os olhos e os focinhos para serem colados nas texturas e usar o pincel com tinta para dar acabamento nas colagens. g-) Passar cola branca em cima dos olhos para dar brilho e assinar.
Como síntese dos resultados alcançados pude observar o desenvolvimento progressivo das habilidades dos alunos nas atividades desenvolvidas. Ficando evidente como é importante, observar a real necessidade das crianças aliado ao dever docente em repertoria-las respeitando sua curiosidade e imaginação criativa. No exercício de observar e ouvir informações sobre a obra interagiram com interesse e curiosidade é um universo artístico que se abre. Neste momento é possível observar o movimento das crianças através das perguntas que variam em relação ao objeto de estudo. Uma fase importante da aula para repertoriar o imaginário, instigar a curiosidade e prepara-los para o fazer, pois novas formas de ver e sentir o mundo passam a ser significativas. .A relação de significação é um dos pontos chave para o processo criativo em Arte além de favorecer o olhar estético permite aos pequenos conhecer outras formas de interpretar e compreender o mundo. O real e o imaginário promovendo conhecimento e aprendizado de forma progressiva.
Caldas, Virgínia. http://www.borgesogato.com/dica-cultural-32-as-telas-gatunas-de-virginia-caldas/. Acesso em 13/05/2019. Kis, Cássia. Teatro Sesi Piracicaba. Meu Quintal é Maior do que o Mundo.05/04/2019. Nadalim,Carlos. Corta daqui e dali: Como o Uso da Tesoura pode Desenvolver Habilidades Motoras e Cognitivas nas Crianças. Disponível em: http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/corta-daqui-e-dali-como-o-uso-da-tesoura-pode-desenvolver-habilidades-motoras-e-cognitivas-nas-crianças. Acesso em 20/05/2019. Neret, Giles. Henri Matisse - Recortes (Coleção Basic Art). Editora: Taschen do Brasil.1998. Raffa,Ivete.http://iveteraffa.blogspot.com/2015/08/obras-de-arte-henri-matisse.html. Acesso em 02/06/2019. Trevisan, Rita. https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/132/o-que-a-base-propoe-para-o-ensino-de-arte-conheca-as-unidades-tematicas. Acesso em 05/05/2019. Waggenspack, Natalie. https://elementaryartfun.blogspot.com/2017/11/collage-animals.html?m=1. Acesso em 10/04/2019. Vídeos Henri Matisse. https://www.yotube.com/watch?v=4bEeDDDr4E Pablo Picasso. https://www.youtube.com/watch?v=JVpg9Be-usA
![]() |