Limeira

Secretaria Municipal de Educação

Telefone

(19) 3404-2438

E-mail

educacao.formacao@edu.limeira.sp.gov.br

2º Encontro Municipal de Educação Continuada

Seja bem vindo!

  •  
  • FLAVIA APARECIDA MOSELLI COSTA

    CI LUCINDA TANK KUHL

    2 semanas

    O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO

    Considerando a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, início e fundamental no processo educacional, este projeto justifica-se pela importância de apresentar neste momento inicial onde acontecem os primeiros contatos das crianças com as letras, de forma sistematizada, de maneira lúdica, onde os alunos possam interagir, sentindo-se integrados, com participação ativa nas atividades propostas. O projeto foi baseado na obra de Amir Piedade “O aniversário do Seu Alfabeto”, onde o Seu Alfabeto está fazendo aniversário e convida todas as letras do alfabeto para a festa. O projeto teve como motivação principal, as dificuldades observadas pela professora referentes à oralidade e o reconhecimento das letras do alfabeto. As atividades foram desenvolvidas com alunos do maternal 2 (3 anos) em uma turma composta por 20 crianças. Dessa forma, será oportunizado o letramento de maneira lúdica, além do sistema de escrita alfabético (identificação das letras do alfabeto).

    - Apresentar as letras do alfabeto; - Nomear as letras do alfabeto; - Ampliar o vocabulário;

    - Significado das palavras; - Ampliação do repertório vocabular (introduzindo novas palavras); - Função social dos diferentes gêneros (convite, receita e lista); - Alfabeto; - Ordem alfabética e seus usos sociais; - Gênero trabalhado convite e lista (silhueta);

    Inicialmente a professora realizou a leitura do livro “O aniversário do Seu Alfabeto” de Amir Piedade e a seguir, conversou sobre a história com questionamentos que auxiliaram as crianças na recuperação dos fatos, com o propósito de desenvolver a oralidade ao recontarem além da ampliação do vocabulário. Questionamentos realizados: O que aconteceu na história? Quem estava fazendo aniversário? Quem foi convidado para a festa? O que levaram de presente? Vocês já foram a uma festa de aniversário? O que é necessário para fazer uma festa? À medida que foram falando, a professora conduziu a aula de forma que todas as crianças participassem de forma ativa. Depois, apresentou o boneco “Seu Alfabeto”, o qual, as crianças puderam conhecer e segurar. De forma lúdica, elas foram introduzidas à literatura e ao conhecimento das letras do alfabeto. Em outro momento, a professora explicou aos alunos que gostaria de realizar uma festa de aniversário para o Seu Alfabeto em sala de aula, e para isso, precisariam escrever um convite. O convite foi produzido coletivamente, e o registro desse foi realizado pela professora que serviu de escriba. A seguir, realizaram um sorteio das letras do alfabeto. Cada criança trouxe um objeto ou imagem iniciado com a letra correspondente, para a escola, e isso, precisou do envolvimento da família no processo de construção do conhecimento (a professora enviou um bilhete explicando a atividade e deu um prazo para os presentes serem entregues). Como a turma é composta por 20 alunos, houve a necessidade da participação das monitoras e professores especialistas para completarem as 26 letras do alfabeto. Assim que todos os presentes foram entregues, a festa de aniversário foi organizada. A professora, em uma roda de conversa, perguntou o que foi necessário para a realização do evento, de forma a desenvolver a oralidade e o respeito aos turnos de fala. No dia da festa, foi preparada uma receita de doce de leite em pó, onde a professora anotou na lousa os ingredientes e as quantidades necessárias. Juntos, com a participação ativa de todos, realizaram a receita em sala de aula. A professora também explanou sobre a necessidade de lavar as mãos antes do preparo da receita. Bexigas foram cheias para a decoração da sala e ao final, cada aluno levou uma para casa. Após a festa, os presentes do Seu Alfabeto foram abertos e a professora registrou os nomes em um cartaz, por ordem alfabética, destacando o nome da letra inicial. Em outro momento, a professora retomou a leitura do livro “O aniversário do Seu Alfabeto” e perguntou às crianças se os presentes que ele ganhou na história eram os mesmos da festa realizada em sala de aula. Após As respostas, ela chamava a atenção delas para as palavras que não conhecem, proporcionando a ampliação do vocabulário e oportunizando o desenvolvimento da oralidade.

    O trabalho foi desenvolvido com sucesso, tendo em vista a participação ativa dos alunos em todas as etapas. Também foi primordial a participação das monitoras e o apoio da equipe gestora para o êxito das atividades propostas. A apresentação do alfabeto de forma lúdica proporcionou às crianças o prazer nos momentos de aprendizagem sistematizada e despertou curiosidade em aprender o nome de todas as letras, não somente a letra do nome próprio. Perceberam que, a letra inicial do seu nome pode ser utilizada para escrever outras palavras além da apropriação dos nomes de cada uma. Após o projeto, os alunos aprenderam, de maneira sistematizada, o nome de cada letra e essas, deixaram de ser apenas um significante e passaram a ter um significado para eles.

    - Currículo da Rede Municipal de Ensino de Limeira; - O aniversário do Seu Alfabeto- Amir Piedade;

     
      logo   Secretaria Municipal de Educação de Limeira
        (19) 3404-2438  
        educacao.formacao@edu.limeira.sp.gov.br  

    Copyright © 2019