Limeira

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2º Encontro Municipal de Educação Continuada

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  • ANDRÉIA ELISA JERONYMO CARVALHO

    EMEIEF LIMEIRA

    Tempo de Execução: mês de fevereiro/2019

    Título: Se criança governasse o mundo

    Visto a importância de formar cidadãos leitores e utilizar os espaços das bibliotecas que se localizam próximos a U.E, foi pensado pela coordenação pedagógica da escola o Projeto Formando Leitores, em parceria com as Bibliotecas do Parque: Municipal e Pedagógica. Além de visitas programadas durante a semana, são planejadas e desenvolvidas durante o ano letivo, sequências didáticas que abordam conhecimentos específicos de vida e obras de escritores de livros de literatura infantil. Para o mês de fevereiro, organizamos situações de aprendizagens que envolveram as obras de Marcelo Xavier. Considerando à volta às aulas ser momento crucial no ano escolar, é importante que o retorno do estudante seja acompanhado de um trabalho pouco estressante, bastante lúdico e que lhe permita expressar idéias e expectativas para o ano letivo, além de propiciar momentos de reflexão sobre a importância da aquisição de conhecimento para a transformação da realidade social. A criança precisa encontrar um lugar receptivo, gentil e agradável, que serão fatores facilitadores para o sucesso do trabalho ao longo do ano letivo. Nesta perspectiva, surgiu a ideia do trabalhar com o livro “Se criança governasse o mundo..., de Marcelo Xavier, que permite ao professor participar diretamente da aprendizagem dos alunos ao abrir um leque de possibilidades de trabalho com pelo menos seis das dez competências gerais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao longo da história, o autor procura valorizar o conhecimento da realidade por meio da utilização de informações e situações confiáveis e próximas ao cotidiano do leitor com base em uma linguagem acessível, buscado com isso estimular o autoconhecimento e o autocuidado, desenvolver a empatia e a cooperação, além de apresentar noções de responsabilidade e cidadania. O tema dessa obra, Diversão e Aventura, permite também ao professor assegurar em seu trabalho com os alunos em sala de aula a vivência dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento – conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se – para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver com propriedade. Quando uma criança ouve uma história, ela passa a conhecer um mundo que antes não conhecia, passa a entender conceitos de que nunca havia ouvido falar. Ela aprende que saúde, amor, respeito, gratidão, alegria e amizade estão todos em um mesmo barquinho e que precisam ser cuidados e vividos. Além disso, a criança compreende que há muito mais para explorar, saber, entender e aprender do que imaginava, e que muito de tudo isso ela só vai alcançar por meio da leitura.

    Objetivo principal: Incentivar o gosto e hábito da leitura e ampliar o conhecimento do entendimento da construção da escrita, demonstrando a importância das mesmas para o uso social, ajudando a perceber o quanto podemos aprender de forma prazerosa. Objetivos gerais: Aguçar a curiosidade explorando a capa do livro. Ampliar a linguagem oral e escrita Refletir juntamente com seu grupo de convivência sobre as condições sociais da infância em nosso país; Construir noções de justiça e responsabilidade social; Ampliar o vocabulário; Apreciar textos literários; Construção da compreensão global da história e inter-relacionamento informações explicita e implícitas; Desenvolver o ato de cidadania; Desenvolver a importância da liberdade de expressão; Ampliar uso da linguagem própria para expressar suas ideias; Reconhecer os usos e função da escrita. Utilizar estratégias de leitura.

    Leitura colaborativa pelo professor. Inferência e confirmação de significados a partir de dados contextuais de palavras e expressões desconhecidas. Frequentar bibliotecas, zelando pelo material de leitura, procurar e selecionar materiais de leitura regularmente (com orientação do professor), comentar com outro o que se está lendo. Folhear o livro da direita para a esquerda e de maneira sequencial e não salteada, ler da esquerda para direita e de cima para baixo, realizar uma leitura fluente, pausada ou rápida, cuidadosa ou descompromissada de acordo com o propósito. Estratégias de leitura: Ativação de conhecimentos, antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos, checagem de hipóteses, redução de informação semântica, localização de informações. Compreensão das possibilidades de formação das sílabas (Consoante/Vogal, V/C, C/C/V, C/V/C, C/C/V/C/). Reescrita com modificações. Ética: dialogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade, trabalho coletivo e compartilhar suas descobertas. História: : cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.

    Antes de ler o livro 1- Em roda, a professora convidará os estudantes a imaginarem o que fariam se fossem os governantes do mundo (as crianças serão instigadas, destacando a referência aos sentimentos de paz, amor e fraternidade, assim como, a consciência ecológica). As crianças terão momentos de socializar suas respostas com os outros da turma. Depois de bem explorado esse momento oral, a professora como escriba produzirá um cartaz com as sugestões das crianças. Ao final, a professora distribuirá a ficha onde os estudantes deverão realizar o registro escrito. A proposta é : com apoio do cartaz , completar a frase: Se eu ____________________________________________ Governasse o Mundo_______________________________________________________________. Essa ficha será colada em uma representação de um mundo exposta no centro do palco da escola. Na aula de arte as crianças realizarão seu autorretrato para expor juntamente com sua ficha Terminado o trabalho com os conhecimentos prévios, chegou o momento da leitura da obra na íntegra. Como os alunos estão em fase de aquisição da competência leitora, a leitura do texto ficará a cargo do professor. Em roda, as crianças acompanharão a leitura do livro. A professora mostrará a capa do livro às crianças. Instigará os estudantes para que façam relação da produção que fizeram no palco com a capa do livro, para que possam levantar hipótese a respeito do conteúdo do livro. Durante a leitura, o professor encorajará as crianças a comentar a história enquanto ouvem e também ajudá-los a perceberem a linguagem escrita na história. Realizará perguntas ocasionalmente para verificar a compreensão da história. Conversa sobre do autor (apresentação da biografia). No momento chave, perguntar às crianças o que vai acontecer a seguir. Por fim, permitir que os alunos deem a sua interpretação da história. Em outro momento, os estudantes participarão de contação de história da obra, apresentada pela professora Christiane Guerreiro Na sala de informática: LOUSA ELETRÔNICA – Apresentação e releitura do livro em vídeo: Varal de histórias. https://pt.scribd.com/doc/110840088/SE-CRIANCA-GOVERNASSE-O-MUNDO Realizarão algumas atividades de sistematização de escrita: analise de palavras relacionadas a história do livro. Como proposta de produção de texto, os estudantes realizarão uma releitura do livro para entregar ao Prefeito Municipal de Limeira. A Ilustração do livro será utilizando massa de modelar- Brincando com massinha: utilizando como recurso didático o vídeo de Marcelo Xavier fazendo personagens com massinha. Nas aulas de leitura na biblioteca, serão selecionados livros do autor para analise e empréstimo para leitura em casa.

    Ciente de que a avaliação é um acompanhamento do caminho que o estudante está trilhando, ocorreu durante todo o processo do desenvolvimento das propostas de aprendizagem, envolvendo a observação do estudante, bem como seu desempenho individual e no grupo, caso se fez necessário, os professores realizaram intervenção pontuais, buscando o desenvolvimento integral do educando. As anotações realizadas pelos professores durante o desenvolvimento das propostas foram importantes para que os mesmos pudessem sistematizar o caminho mais adequado para verificar a intensidade do entendimento dos estudantes envolvidos, podendo assim buscar caminhos que auxiliaram para atender as dificuldades encontradas, superando-as durante o processo e desenvolvimento dos trabalhos. Durante a realização da sequência de atividades propostas, foi possível avaliar o desenvolvimento nas produções orais e escritas das crianças, assim como o interesse na procura das obras do autor Marcelo Xavier. Chamou muito atenção das crianças o fato do autor ser portador de necessidades especiais e utilizar massa de modelar para ilustrar seus livros. Na primeira atividade propostas que teve como objetivo entender o que as crianças fariam se governasse o mundo, todas registraram respostas que atendiam aos seus desejos individuais para que tivesse um mundo melhor, elencando situações de paz, amizade e solidariedade entre as pessoas, além do cuidado com o meio ambiente. No decorrer do desenvolvimento das atividades, após leitura do livro e realização das atividades, a mesma pergunta foi lançada novamente à turma e todos perceberam que quem fosse governar o mundo, teria que ter atitudes que atendessem o bem coletivo e as respostas foram surpreendentes, conforme registrado no livro entregue ao Prefeitura Mario Botion. A experiência de produzir um livro para o prefeito foi muito envolvente, as crianças demonstraram muito interesse em participar da produção. No dia da entrega foi emocionante, uma criança representante do grupo de alunos leu uma dedicatória ao senhor prefeito e entregou o livro, até o prefeito ficou emocionado. Todas as atividades propostas atingiram os objetivos propostos, pois pode-se observar um avanço na aprendizagem em relação aos conteúdos de leitura e escrita.

    LIMEIRA, Currículo da Rede Municipal de Limeira, 2019. LIMEIRA, Deliberação CME nº 02 de 08 de novembro de 2016, Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Limeira. LUKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo; Cortez, 1994. SOARES, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo e a Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011 Xavier, Marcelo. Se criança governasse o mundo. Editora: Formato, 2006.

     
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