SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES, PROFA. - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): MILENE FRANCISCA DA COSTA

UNIDADE ESCOLAR: CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES, PROFA.

TÍTULO: A MÁQUINA DOS BICHOS

TEMPO: Estimado em 30 dias

INTRODUÇÃO: O processo de alfabetização mostra-se desafiador para o professor, posto que este demanda proficiência em inúmeras áreas do conhecimento pedagógico e humano, sendo necessário refletir sobre a amplitude dos aspectos que envolvem este aluno, pois é a partir destas considerações que dependerá o seu desempenho tanto no âmbito escolar quanto no social. Refletindo sobre esse processo, pode-se perceber algumas discrepâncias, entre elas o questionamento norteador deste projeto: ‘Por que os alunos que saem da Educação Infantil com um nível de aprendizagem adequado para esta etapa educacional, por vezes, apresentam dificuldades no Ensino Fundamental?’ Após algumas conversas, leituras e apontamentos, pode-se inferir que uma possível causa consiste na ruptura com o lúdico, posto que, quanto maior o ano de escolaridade menos tempo as crianças têm para brincar. Neste sentido, Friedmann (2014, p.43) explana que a brincadeira é de suma relevância para a construção da identidade e autonomia da criança, com a qual podem “[...] desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação” sendo um precioso elemento no sentido de auxiliar no processo de “[...] socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais”. O que torna a ludicidade imprescindível para o desenvolvimento da criança. Assim, resolveu-se conciliar brincadeira com aprendizagem através deste trabalho, que visa focar nos alunos com dificuldades na leitura e escrita de forma divertida e incentivar os que não apresentam tantas dificuldades a produzirem textos. Isto posto, este trabalho justifica-se pela necessidade de auxiliar os alunos do primeiro ano que apresentam dificuldades na leitura e escrita de forma mais pontual, além de propor atividades de produções de textos para os que se desenvolvem com maior autonomia, de forma lúdica e a partir da história de um livro que eles gostaram muito: A fantástica máquina dos bichos, de Ruth Rocha. Convém ressaltar que esta turma conta com três alunos surdos, aos quais foram adaptadas atividades (quando necessário) e o estudo de LIBRAS, presente no cotidiano da turma, também foi adequado para a realização deste.

OBJETIVO: Os objetivos elencados para este projeto partiram das dificuldades apresentadas em sala de aula, e consistem em: ? Propiciar momentos de análise e reflexão acerca do sistema de escrita; ? Compreender o princípio fonográfico das palavras; ? Perceber a segmentação das palavras de um texto; ? Relacionar som/grafia para construção de sentido; ? Localizar informações explícitas e implícitas no texto; ? Reconhecer palavras escritas; ? Utilizar dicionário; ? Compreender a formação de sílabas canônicas e não canônicas; ? Identificar palavras novas resultantes das trocas de sílabas; ? Produzir textos escritos, considerando os aspectos pertinentes à produção; ? Produzir textos em plataformas digitais; ? Desenvolver habilidades a partir de situações lúdicas; ? Aprender novos sinais de LIBRAS.

CONTEÚDO: Os conteúdos a serem trabalhados neste projeto estão em consonância com o Currículo da Secretaria Municipal de Educação de Limeira, na disciplina de Língua Portuguesa. Estes foram elencados a partir das necessidades pedagógicas apresentadas pela turma. São eles: ? Campo da vida cotidiana; ? Leitura para decodificação, compreensão e apreciação; ? Ortografia; ? Sistema de escrita alfabética; ? Produção de texto;

ENCAMINHAMENTOS: AGRUPAMENTO: Duplas produtivas Os alunos já tiveram contato anterior com obras da autora e conhecem um pouco de sua história, portanto não haverá necessidade de maiores apresentações. 1º MOMENTO: A professora fará a exploração da capa, instigando os alunos a expressarem oralmente quais suas hipóteses sobre o livro. Após este momento de troca, a professora fará a leitura. No final, as crianças farão a checagem das hipóteses levantadas e explanarão sobre o que mais gostaram na história. Serão elencadas algumas funcionalidades dos textos, e os alunos serão questionados sobre esta história, e espera-se que compreendam que este tipo de texto tem o objetivo de divertir o leitor. A professora explicará sobre o projeto e desenvolverá as atividades impressas. 2º MOMENTO: A primeira atividade impressa consiste em localizar informações explícitas na capa, como nome do autor, título e ilustrador. Em seguida, a professora tratará sobre o papel do autor (como este desenvolve seu trabalho, o que escreve, para quem escreve, etc.), e do ilustrador, e entregará a segunda atividade impressa, que consiste em desenhar alguns personagens da história, instigando-os a pensarem-se ilustradores, e desenvolverem trabalhos como se fosse para serem utilizados em um livro. 3º MOMENTO: Será realizada uma nova leitura da história, e ao final desta a professora questionará os alunos sobre possíveis palavras que eles não conhecem o significado (a professora irá anotando na lousa ao longo da leitura as palavras que os alunos forem perguntando, posto que é habitual que eles façam tais questionamentos), e estas serão transcritas em folha sulfite. Os alunos receberão dicionários para localizarem cada uma delas, e a professora auxiliará os alunos que apresentarem dificuldades. Em seguida, a professora escreverá na lousa o significado de cada uma das palavras elencadas (os alunos farão a leitura dos significados encontrados em voz alta) para que os mesmos copiem em suas folhas. 4º MOMENTO: Leitura da história. Serão realizadas atividades de interpretação de texto. A professora auxiliará os alunos com dificuldade na leitura e escrita, em seguida fará a correção coletiva na lousa. 5º MOMENTO: A professora entregará uma cruzadinha com nome de animais para ser completada. Os alunos com dificuldades em sílabas canônicas e não canônicas receberão um banco de palavras para auxiliá-los. As intervenções acerca da necessidade de reflexão sobre a escrita (quantidade de sílabas, de letras, etc.) será realizada pela professora, para que assim os alunos possam construir as palavras de forma adequada. Após realizarem a cruzadinha, receberão imagens de animais e sílabas para montarem o nome de cada um deles (para os alunos com dificuldade). 6º MOMENTO: A professora explanará sobre algumas situações de escritas, como a utilização do N e M antes de outras consoantes para o som anasalado (GANSO, ANTA, etc.). Após este momento, os alunos farão uma atividade com palavras lacunadas. 7º MOMENTO: A professora tratará sobre a utilização do R no início e meio da palavra (sozinho ou acompanhado), a fim de que percebam que, para a escrita de cada palavra utilizar-se-á um ou dois ‘R’. Posteriormente, farão uma atividade impressa de completar as palavras com os R faltantes (nomes de animais). 8º MOMENTO: Leitura da história. A professora falará sobre o termo ‘extravagante’, utilizado na história, questionará os alunos sobre o sentido da mesma, e pedirá para que cada um conte a sua ideia extravagante, caso a tenham. Em seguida realizarão atividade impressa. 9º MOMENTO: Realizar-se-á uma roda da conversa na área externa da escola, na qual o assunto tratado será animais de estimação: a professora questionará quem os tem, como cuida deles, e tratará sobre a importância do porte responsável, dos cuidados com a saúde física e emocional dos animais, etc. Em seguida, os alunos receberão um folheto de divulgação de vacinação antirrábica e terão que responder as questões relacionadas ao texto impresso (informações explícitas e implícitas). 10º MOMENTO: Os alunos irão até a sala de informática e a professora explicará que para realizarem a confecção da máquina dos bichos serão necessários alguns materiais, e eles terão que pensar quais são estes materiais, e será necessário selecionar os animais que serão colocados na máquinas para serem misturados e, para isto, farão uma lista (de materiais e de animais) no computador. Os alunos autônomos, farão a lista de materiais e os alunos com dificuldades farão a lista de animais, todos receberão intervenções pontuais e acompanhamento da professora, sempre que necessário. 11º MOMENTO: Os animais listados pelos alunos serão utilizados na aula de LIBRAS, na qual todos os alunos aprenderão os sinais de cada um dos animais, e posteriormente confeccionarão um jogo da memória (imagem do animal, sinal em LIBRAS), com o qual poderão brincar em sala. 12º MOMENTO: Os alunos deverão elaborar (oralmente) um bilhete para ser enviado aos pais, solicitando materiais recicláveis para a construção da máquina. A professora será a escriba da turma, e escreverá na lousa o bilhete proposto pelos alunos (considerando todos os aspectos do gênero textual) e os mesmos copiarão para levar aos pais e responsáveis. 13º MOMENTO: Os alunos separarão os materiais que serão utilizados para a construção da máquina e discutirão como será a confecção da mesma. 14º MOMENTO: A máquina será montada e decorada. As imagens dos animais a serem misturados serão impressas. 15º MOMENTO: Após a montagem, os alunos ‘testarão’ a máquina, e terão que ‘montar’ os nomes dos novos animais, escrevendo-os na lousa. 16º MOMENTO: A professora proporá que os alunos do segundo ano sejam convidados a conhecer a máquina, para tal, será elaborado um convite coletivo (professora escriba) na lousa (considerando todos os aspectos do gênero) e os alunos copiarão e entregarão aos alunos do segundo ano. 17º MOMENTO: No dia e horário combinados, a professora fará a leitura da história novamente e os alunos do primeiro ano apresentarão a máquina aos alunos do segundo ano, que farão as misturas e também terão que escrever os nomes das ‘novas espécimes’.

CONSIDERAÇÕES: As atividades propostas ao longo do projeto têm contribuído significativamente para o melhor desempenho dos alunos que apresentam dificuldades na leitura e escrita, pois eles têm se divertido ao realizar as mesmas, o que gera aprendizado sem que os alunos percebam, de maneira lúdica e significativa. Entre os bons resultados alcançados, convém elencar uma das alunas da turma, que colocava a letra E sempre que não sabia qual letra utilizar, e que a partir das intervenções mais pontuais, incentivando-a a refletir sobre as palavras, despertando a consciência fonológica, e auxiliando-a no sentido de ‘ouvir’ a palavra para escrevê-la, tem demonstrado mais autonomia na escrita, e não busca mais uma ‘fuga’ no momento da escrita. Outro bom exemplo consiste em um dos alunos surdos, que costumava escrever sempre as vogais antes das consoantes, por exemplo: ao escrever PATO, utilizava as letras da seguinte forma: APOT, e após as intervenções e atividades do projeto, tem refletido melhor antes de escrever as palavras, e as assertivas tem sido constantes. Assim, mesmo que o projeto ainda não pode ser finalizado por conta de infortúnios relacionados a saúde da professora, as atividades que foram aplicadas até então apresentaram bons resultados, os alunos têm se desenvolvido de forma significativa e o projeto tem alcançado seu maior objetivo, que consiste em fazer do lúdico uma excelente estratégia para a aprendizagem dos alunos.

REFERÊNCIAS: FRIEDMANN, Adriana. Brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. 1ª Ed. São Paulo; Moderna; 2014. LIMEIRA. Currículo da Rede Municipal de Limeira, 2019. ROCHA, Ruth. A fantástica máquina dos bichos. 1ª Ed. São Paulo; Salamandra; 2009. RIO DE JANEIRO. Casa de alfabetização, 1º ano. Caderno do aluno. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4244913/4109255/1ANO_4BIM_ALUNO_2013.pdf. Acesso em Abril de 2019.