SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
EMEIEF JOSÉ LEVY SOBRINHO, MAJOR - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): TAIS REGINA STEIN DE OLIVEIRA

UNIDADE ESCOLAR: EMEIEF JOSÉ LEVY SOBRINHO, MAJOR

TÍTULO: PROJETO: #ALUNONOTA10

TEMPO: 1 trimestre

INTRODUÇÃO: Sabemos que a matemática é de extrema importância para nossa vida e a usamos diariamente em diversas situações cotidianas. Para que possamos desenvolver as habilidades necessárias em nossos estudantes, precisamos criar situações em que eles possam se desenvolver de maneira prazerosa e lúdica, tornando a aprendizagem mais significativa para eles. Esse projeto, através de jogos e desafios, busca incentivar os alunos a se interessarem pelos conteúdos trabalhados nas aulas de matemática, a realizarem com prazer e entusiasmo as atividades realizadas em sala e contribuir para a formação do pensamento lógico matemático.

OBJETIVO: Objetivo geral: ? Motivar os alunos, dando-lhes a oportunidade de aprender matemática de forma lúdica e prazerosa. Objetivo específico: ? Promover a aprendizagem dos conteúdos para o ano escolaridade e os em defasagem, através de gincanas, jogos e competições; ? Proporcionar aos alunos atividades diferenciadas, que os incentivem a estudar e se apropriar da tabuada; ? Desenvolver o raciocínio lógico; ? Estimular o cálculo mental; ? Aumentar a autoestima dos alunos e motivá-los a estudar; ? Promover a integração dos alunos; ? Ensinar o respeito às regras e combinados.

CONTEÚDO: ? Situações-problema simples que envolvam igualdades matemáticas com uma das quatro operações, em que um dos termos é desconhecido (Exemplo: 144 ÷ ? = 12); ? Sistema monetário brasileiro empregando troco, lucro e prejuízo, envolvendo compra, venda e formas de pagamento; ? Situações-problema de até 3 passos envolvendo as ideias das quatro operações com números naturais; ? Tabuadas do 1 ao 10; ? Algoritmos das quatro operações com números naturais; ? Produto por 10, 100 e 1 000; ? Múltiplos de números naturais; ? Cálculo de porcentagens por meio de cálculo mental e calculadora.

ENCAMINHAMENTOS: Através de jogos e desafios, tanto individuais, quanto em grupos, os alunos marcam pontos que ficam expostos em um mural na sala de aula. Os três primeiros colocados de cada turma forma premiados com medalhas e os outros receberam um certificado e uma lembrancinha (lápis com ponteira). Desafios e jogos: Quiz Conteúdos: ? Situações-problema de até 3 passos envolvendo as ideias das quatro operações com números naturais; ? Sistema monetário brasileiro empregando troco, lucro e prejuízo, envolvendo compra, venda e formas de pagamento; ? Situações-problema simples que envolvam igualdades matemáticas com uma das quatro operações, em que um dos termos é desconhecido (Exemplo: 144 ÷ ? = 12). Esse desafio foi realizado do início ao final do projeto. Foram colocados em uma caixa um saquinho com aproximadamente 10 desafios matemáticos. Após o término da lição da sala, os alunos puderam ter a oportunidade de resolver as situações-problema. Esse quiz era trocado toda semana. Cada acerto equivalia a um ponto. Local: Salade aula. Desafio do pin Conteúdo: Tabuadas do 1 ao 10. Os alunos se sentaram em meia lua. Tendo em mãos um saquinho com números do 2 ao 9 (que é equivalente as tabuadas que fizeram parte do jogo), sorteamos a tabuada que iríamos usar. Após o sorteio, os alunos falaram na ordem de suas fileiras um número, em escala crescente, porém quando chegava no número múltiplo daquela tabuada que foi sorteada, o aluno deveria dizer PIN e não o número. Exemplo: se for a tabuada do 3, o aluno 1 diz 1, o aluno 2 diz 2, o 3 diz PIN e o 4 diz 4, e assim por diante, até que acabasse aquela tabuada. Quem não disse PIN no múltiplo correto, recebeu um cartão azul e saía da brincadeira e esperava começar uma nova rodada. Quem ficava por último no final da rodada ganhava um cartão vermelho, valendo 1 ponto. A rodada terminava quando fossem sorteadas todas as tabuadas. Quando todas as rodadas estivessem terminadas, o aluno que tivesse mais cartões vermelhos (acertos), ganhava 10 pontos. Fizemos com as tabuadas do 2 ao 9. Local: Sala de aula. Desafio de enigmas (situações-problema não convencionais): Conteúdo: Situações-problema de até 3 passos envolvendo as ideias das quatro operações com números naturais. Os alunos se dividiram em grupos de quatro integrantes. Para essa atividade, precisei ter o cuidado de formar grupos produtivos, com alunos de diferentes níveis de conhecimento. Distribuí aos alunos uma folha xerocada com algumas situações-problema não convencionais. A equipe que terminou corretamente primeiro os desafios, seus integrantes ganharam 10 pontos. Local: Sala de aula. Desafio um a um Conteúdo: Produto por 10, 100 e 1 000; Tabuada do 1 ao 10; Situações-problema de até 3 passos envolvendo as ideias das quatro operações com números naturais; Sistema monetário brasileiro empregando troco, lucro e prejuízo, envolvendo compra, venda e formas de pagamento; Situações-problema simples que envolvam igualdades matemáticas com uma das quatro operações, em que um dos termos é desconhecido (Exemplo: 144 ÷ ? = 12). Para essa brincadeira eu emprestei uma mesa de uma outra unidade escolar. Era uma mesa com duas luzes que acendiam ao toque. Além da mesa, precisei de uma caixinha com situações-problemas e com questões de tabuada (exemplo 9x4), um dado e uma ampulheta. Os alunos se sentaram em meia lua. A sala foi dividida em duas equipes, azul e vermelha. No meio da sala foi colocada a mesa, a caixinha com as perguntas e a ampulheta. Um aluno de cada equipe ficou ao redor da mesa, com a mão na altura da orelha. A professora jogava o dado, se caísse par, os alunos teriam que responder uma situação-problema, se caísse ímpar, uma de tabuada. Após o sorteio, a professora virava a ampulheta e fazia a pergunta, quem batesse primeiro no botão (luz acendesse), tinha o direito de responder e teria o tempo da ampulheta para anunciar a resposta. Se conseguisse responder corretamente ganharia o ponto, caso contrário, o oponente ganharia o direito da resposta. Quem acertava ganhava um ponto para si e para seu grupo. No final a equipe com mais vitórias, ganhou 10 pontos. Local: Pátio. Desafio do dindim Conteúdo: Sistema monetário brasileiro empregando troco, lucro e prejuízo, envolvendo compra, venda e formas de pagamento; Situações-problema de até três passos envolvendo as ideias das quatro operações com números decimais Foi pedido aos alunos que trouxessem um folheto de mercado. Em grupos com 4 integrantes (agrupamento produtivo) e com o panfleto em mãos, os estudantes receberam três desafios: 1. Recortar, colar e efetuar uma compra com os produtos do seu panfleto no valor de no máximo 20 reais. Não poderia sobrar mais de que dois reais de troco. 2. Recortar, colar e efetuar uma compra com os produtos do seu panfleto no valor de no máximo 50 reais. Não poderia sobrar mais de que dois reais de troco. 3. Recortar, colar e efetuar uma compra com os produtos do seu panfleto no valor de no máximo 100 reais. O grupo que chegasse mais perto de 100 reais, sem estourar ganharia 10 pontos. Bingo Conteúdo: Calcular produto por 10, 100 e 1 000. Os alunos receberam uma cartela com nove espaços em branco para preencher. Eles escolherem números do 1 ao 50 e multiplicaram 3 desses números por 10, outros três por 100 e outros três por 1000 e completaram a tabela com eles. Eu sorteava um número do 1 ao 50 e os alunos deveriam anotar o número que fosse múltiplo do sorteado. Exemplo: se fosse sorteado o número 5, quem tinha o 50, 500 ou 5000 mil poderia marcar. Quem fizesse quinas ou cartelas inteiras ganharia os pontos. Local: Sala de aula. Desafio dos balões Conteúdo: Produto por 10, 100 e 1 000; Tabuada do 1 ao 10; Previamente coloquei dentro das bexigas uma operação que pudesse ser calculada mentalmente pelos alunos. Pendurei essas bexigas em uma árvore. Dividi as turmas em duas equipes e os alunos ficaram em filas, uma ao lado da outra. Os alunos, um de cada equipe, ao sinal da professora corria para estourar a bexiga. Quem estourasse a bexiga e pegasse a operação primeiro, ganharia o direito de resposta. Se errasse, o direito passaria para o oponente. Quem acertava ganhava um ponto individual e outro para a equipe. A equipe com maior pontuação, ganhou 10 pontos. Local: Área externa. Avaliação escrita Foi aplicado uma avaliação escrita com questões anteriores das Olimpíadas de Matemática. A nota da avaliação foi incluída nos pontos dos alunos. Local: Sala de aula. Autoavaliação Distribui aos alunos uma folha com critérios de Capacidades, valores e atitudes desenvolvidas no projeto. Esses critérios serão avaliados pelos alunos através de carinhas de emoje, que simbolizam: excelente, bom e preciso melhorar. Cronograma DATA EVENTO 16/04 Apresentação do Projeto - Início do Quiz 18/04 Desafio do PIN 25/04 Desafio de enigmas (equipes) 02/05 Desafio um a um. 09/05 Desafio do Dindim 16/05 Bingo 30/05 Desafio dos balões (equipes). 13/06 Avaliação 27/06 Desafio do PIN 26/06 Autoavaliação 28/06 Premiação Avaliação Pela observação durante as atividades e avaliações e através de uma tabela de pontos (somativa dos pontos obtidos em cada desafio).

CONSIDERAÇÕES: Foi muito positivo o projeto, já que os alunos ficaram mais motivados a estudar e se comprometeram mais com as lições de casa, avaliações e atividades diárias. Notei que muitos obtiveram grandes avanços no seu desenvolvimento. Uma aluna me procurou no final de uma das aulas e me disse: “Professora sabia que depois desse projeto eu fiquei muito melhor em matemática?”. Fiquei muito feliz com seu comentário e tive certeza de que o projeto trouxe muito benefícios aos alunos.

REFERÊNCIAS: Nova escola. Disponível em: Acesso: 10 de abril de 2019.