SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
EMEIEF MARIO DE SOUZA QUEIROZ FILHO - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): ALINE PATRÍCIA PASQUI BONINI

UNIDADE ESCOLAR: EMEIEF MARIO DE SOUZA QUEIROZ FILHO

TÍTULO: NAVIO NEGREIRO- VERSOS QUE TRANSFORMAM

TEMPO: 01/05/2019 a 19/06/2019

INTRODUÇÃO: Sabe-se que o racismo é algo ainda presente na nossa sociedade, por isso trabalhar a obra “Navio Negreiro” de Castro Alves, adaptada por Slim Rimografia, com os alunos do 5° ano é muito importante para quebrar o preconceito e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa. Além disso, ler e refletir sobre a obra citada faz com que os alunos consigam fazer um paralelo entre a desigualdade existente na época da escravidão no Brasil com a realidade dos dias atuais. Além disso, conhecer e valorizar a cultura Afro-Brasileira e suas contribuições ao longo da história é muito importante para a formação do ser crítico, como estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003: "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. § 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. § 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm Ademais, é essencial apresentar aos alunos os meios tecnológicos de comunicação como ferramenta de análise da realidade e forma de produzir e divulgar informações relevantes que podem transformar nossa realidade, fazendo um paralelo com a posição de poeta transformador que Castro Alves teve com a proclamação de seus poemas em praças públicas. Nota-se que o mundo sofreu muitas transformações com a chegada da internet e da tecnologia de comunicação e que estão presentes na sociedade e no cotidiano dos alunos. Desta forma,o presente trabalho se dá pela necessidade de inserir e utilizar a tecnologia digital como colaboradora do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a tecnologia faz parte da realidade dos alunos, pois já nasceram imersos nesse “ambiente digital”. Por isso, a escola deve acompanhar e inserir esse avanço tecnológico para ensiná-los a utilizar esse instrumento de forma crítica e autônoma, transformando essa habilidade em competência. O presente projeto trabalha temas importantes relacionados ao cotidiano dos alunos do 5° ano 1 da escola municipal de Limeira Mário de Souza Queiroz Filho. Os temas abordados são racismo, por meio da leitura da obra “Navio Negreiro” de Castro Alves, adaptado por Slim Rimografia e o uso da tecnologia como ferramenta social transformadora. O objetivo principal do projeto é refletir sobre as desigualdades sociais, fazendo um paralelo entre a atualidade e a época da escravidão no Brasil. Além disso, o foco é fazer o aluno perceber a finalidade do gênero textual, ou seja, entender a poesia como transformadora da realidade social, como fez Castro Alves no século XIX. Outro objetivo é fazer com que os alunos se apropriassem dos meios tecnológicos digitais, aprendessem a lidar como essa ferramenta e fizessem a leitura crítica e reflexiva sobre o conteúdo encontrado na rede de internet. Como afirma Paulo Freire (1997) “Desmistificar a tecnologia, colocando-a a serviço da educação, como propostas que possam ir além da utilização da rede pela rede, vinculando ao exercício da análise crítica dos meios de comunicação e informação que a internet apresenta.” (Paulo Freire,p.47, 1997) Os alunos puderam perceber que poderiam tornar-se produtores e divulgadores, inspirados em Castro Alves e em Slim Rimografia, por meio de conteúdos divulgados por eles no Blog produzido, transformando-se, assim, em alunos e cidadãos protagonistas e autônomos. Desta forma, pode-se perceber que não é mais possível desconsiderar as novas mídias como elementos que ocupam lugar de destaque na dinâmica da aprendizagem. Assim, refletir sobre seu uso na escola e inseri-las nesse ambiente é fundamental para alcançar a aprendizagem de forma eficaz.

OBJETIVO: OBJETIVOS GERAIS • Identificar o poder transformador das obras literárias; • Entender a importância da cultura africana para o Brasil; • Tornar o aluno um autor dos meios digitais crítico e reflexivo; • Diminuir o preconceito. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Entender o contexto de produção do Navio Negreiro- Castro Alves e Rapper Slim; • Conhecer as características de produção de poema; • Reconhecer as novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir a partir das mídias de comunicação atuais; • Produzir e disponibilizar textos multissemióticos nos ambientes da Web-produção blog; • Analisar aspectos gramaticais, como diferentes tipos de substantivos nas obras trabalhadas; • Utilizar softwares de edição de texto, de imagem e de áudio para editar textos produzidos em várias mídias, explorando os recursos multimídias disponíveis; • Entender as informações implícitas e o sentido figurado presentes nos textos. • Analisar as diferentes formas de manifestação da compreensão ativa; • Entender a intertextualidade presente na obra de Castro Alves e Slim Rimografia; • Inferir informações implícitas no poema; • Trabalhar com os meios tecnológicos digitais, objetivando contemplar o PPP.

CONTEÚDO: Obra Navio Negreiro de Castro Alves, adaptado por Slim Rimografia. (contexto de produção, uso social, entre outros); Informações implícitas; Substantivos; Olhar crítico para as informações encontradas nos meios digitais; Cultura africana.

ENCAMINHAMENTOS: As atividades trabalhadas foram pensadas através do respeito aos saberes discentes, sempre levando em consideração seu conhecimento sobre o assunto, para a partir dele, produzir a compreensão do que seria comunicado. Perguntas norteadoras foram feitas para que o aluno se sentisse desafiado e buscasse novos conhecimentos visando a construção da autonomia, em um ambiente de respeito, parceriae carinho entre todos os envolvidos. Durante as aulas, o papel do professor foi de mediar conhecimentos, partindo sempre de perguntas norteadoras que levavam os alunos à reflexão e interação entre todos os envolvidos, em um ambiente mútuo de respeito ao próximo.

CONSIDERAÇÕES: A partir desse projeto, os alunos tiveram a oportunidade entrar em contato com os meios digitais de forma crítica e autônoma. Também desenvolveram o senso crítico em relação aos problemas sociais dos séculos XXIII e XIX, bem como os atuais no Brasil. Além disso, puderam entender como a poesia pode transformar a realidade e o seu uso social. Ademais, esse projeto foi capaz de fazer com que os alunos percebessem e valorizassem a cultura africana trazida para o Brasil com a escravidão e percebessem o racismo ainda presente na sociedade, buscando um meio de combatê-lo. Outro ponto importante foi fazer o aluno refletir sobre o passado e criar um ponto de vista crítico para o presente e entender que, como os autores, podem transformar a realidade em que vivem, pois eles se transformaram em alunos protagonistas por meio de suas criações para também poder transformar sua realidade. A educação faz toda diferença na vida do ser humano, a partir dela se consegue transformar o mundo ao nosso redor. Confirmado por Nelson Mandela que diz “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. Esse é o verdadeiro objetivo da educação brasileira, ou seja, criar sujeitos reflexivos e autônomos, capazes de lutar por uma sociedade mais justa e humana.

REFERÊNCIAS: Blog “Versos que transformam”: https://alinepasqui.wixsite.com/website FREIRE.Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1997. LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm. acesso em 15/05/2019. OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a Distância na Transição Paradigmática. Campinas:Papirus, 2008. PARECER Nº: CEB 04/98- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação – Brasília