SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
CI JOSÉ REINALDO RIBEIRO BRUGNARO - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): FLAVIO DE ANDRADE BENINI FILHO

UNIDADE ESCOLAR: CI JOSÉ REINALDO RIBEIRO BRUGNARO

TÍTULO: JOGOS E BRINCADEIRAS DO BRASIL E DO MUNDO

TEMPO: Período Quinzenal - 03-14 Junho 2019

INTRODUÇÃO: As vivências humanas depreendem diversas manifestações sociais. Desde os primeiros contatos o indivíduo se faz por sua socialização e contato com seus pares. Se a casa é o primeiro espaço de contato com o mundo é na escola que há uma diversificação de situações e possibilidades. A escola se apresenta com um espaço diverso, multifacetado, que engloba estímulos, vivências e situações presentes apenas neste espaço, sendo assim sua importância no fazer humano. Dentre as situações presentes na vivência escolar há o fazer corporal, que é tanto visto nas situações de prática livre em decorrência das diversas situações problemas que ocorrem, bem como com a prática formal do fazer corporal, presente nas aulas de cultura corporal ou Educação Física. De maneira geral a Educação Física se concretiza como uma disciplina, no sentido amplo da palavra, que formaliza e formatiza os conteúdos historicamente construídos e os seleciona/planeja/possibilita em aspectos didáticos para a apreensão e divisão do conhecimento. Por tratar de conteúdos que se conformam ao longo dos tempos, a Educação Física trata de uma multiplicidade de manifestações corporais, ao envolver jogos, brincadeiras, esportes, danças, lutas, manifestações artísticas e conhecimentos sobre o corpo. Um destes conteúdos se apresenta em quase todas as fases do ensino por seu aspecto amplo e por estar presente desde os primeiros momentos do fazer humano: os jogos e brincadeiras. Diversos autores já teorizaram sobre estes conteúdos. No sentido da brincadeira se apresentar desde os primeiros momentos afirma Brougére (1994) que a brincadeira expressa uma necessidade humana de explorar objetos culturais de forma a ampliar o universo simbólico que potencializa as mais diferentes representações do real. Já Vigotski (1998) apresenta que brincadeira não é sinônimo de prazer, o brincar não é espontâneo, o brincar não é natural nem próprio das crianças, ainda que se expressem pelas/nas crianças em suas formas mais genuínas. O brincar só pode ser compreendido como processo de inserção em um tempo-espaço de aprendizados demarcadamente sociais Neste sentido, estudar as brincadeiras e analisar as formas de como elas demarcam o fazer humano são essenciais para compreender a dinâmica humana e as formas de apreensão do conhecimento.

OBJETIVO: Planejar atividades para as aulas de cultura corporal ao propor uma dinâmica dialógica, a partir de jogos de outros países e sua aproximação com os jogos e brincadeiras do Brasil.

CONTEÚDO: Os conteúdos que serão desenvolvidos durante o período serão de jogos e brincadeiras, mais especificamente o conteúdo específico dos Jogos Populares. A partir de uma pesquisa já realizada e da relação de diversas brincadeiras as atividades serão selecionadas tendo como base o planejamento trimestral.

ENCAMINHAMENTOS: Esta proposta será desenvolvida durante as aulas de cultura corporal em duas salas de Segunda Etapa. As aulas terão como forma um primeiro momento de apresentação da atividade do dia. O professor irá apresentar para as crianças o que será desenvolvido e perguntará para as crianças o que elas conhecem sobre a atividade, se já ouviram falar, se conhecem alguma atividade parecida. Após ouvir as crianças o professor proporá a prática. Durante a prática as crianças poderão vivenciar a atividade, com a participação de todas as crianças, levando em consideração seus conhecimentos corporais e expectativas para a atividade. Em um momento final da aula o professor reunirá as crianças novamente e elas irão comentar a prática, o que acharam da atividade, se já conheciam a mesma com outro nome, se realizaram alguma atividade parecida em outro momento e em outro espaço. Na aula subsequente o professor irá resgatar o que foi feito na aula anterior e novamente indagar as crianças sobre a aula e apresentará a nova atividade, ao iniciar o ciclo da aula. As atividades que serão desenvolvidas no período: 1) Al Karabi - Arábia Saudita Recursos Didáticos: Nenhum Descrição: As crianças serão divididas em duplas. Cada criança na dupla deverá ficar frente a frente com seu colega. Ambas as crianças em pé na perna direita, enquanto a perna esquerda é levantada do chão. Cada criança deverá segurar a perna esquerda levantada pela mão esquerda. Os jogadores saltam na perna direita, e durante o salto cada jogador é oposto ao outro enquanto o jogador empurra seu oponente com a mão esquerda. O objetivo é desestabilizar o colega. A atividade poderá ser iniciada sem os saltos e ao longo da atividade o professor avaliará se é possível colocar o salto. 2) Red Letter - Inglaterra Recurso Didático: Nenhum Descrição: Uma criança será escolhida para iniciar a brincadeira e ficará de costas para as outras crianças, que deverão ficar em um espaço pré determinado. A criança que foi escolhida deverá falar letras aleatórias. Qualquer criança que tiver essa letra em seu nome dará um passo à frente. A primeira criança a alcançar a criança que fala as letras ganhará e será sua vez de anunciar as letras. 3) Neéz deguíaan - Marrocos Recurso Didático: Nenhum Descrição: Será desenhado no chão um grande círculo, ao redor do qual ficam os jogadores. Quando o professor gritar: Dentro! Os jogadores devem pular para dentro do círculo. Quando gritar: Fora! Todos devem pular para fora do círculo. Se já estiverem na parte correta do círculo, devem dar um pulo no próprio lugar. Quem errar é eliminado e se afasta do círculo. O último a permanecer no jogo vence. 4) British Bulldog - Inglaterra Recurso Didático: Nenhum Descrição: Tipo de pega pega. Nessa brincadeira uma ou duas crianças são escolhidas como buldogues. Elas deverão pegar as outras crianças. Quando uma criança for pega deverá ficar na posição de um cachorro. Ela só será salva se algum colega de sala for ao seu lado e imitar um cachorro. Ao longo da atividade outras crianças podem ser escolhidas como pegadoras. 5) Tingo, Tingo, Tango - Colômbia Recursos Didáticos: Bola Descrição: As crianças serão separadas em um círculo, sendo que uma criança ficará fora da roda. Esta criança estará com os olhos enquanto será separada a alguma distância do círculo e repetirá 'tingo, tingo, tingo, tingo'. Enquanto 'isso' continua a dizer 'tingo', as outras crianças passam uma pequena bola de mão em mão ao redor do círculo. Em algum momento, a criança que é 'aquele' grita 'tango'; A criança que tem o objeto em sua mão tem que pagar uma penalidade. Esta criança deverá executar uma tarefa, como cantar uma música, pular em um único pé ao redor do círculo, correr por um minuto, etc., sugerido pela criança que fala. O jogador que pagou a penalidade se torna 'aquele' na próxima rodada. 6) Corre, corre, la guaraca - Chile Recursos Didáticos: Bola Descrição: Esta brincadeira é popular no Chile. As crianças estarão em roda de olhos fechados. Uma criança será escolhida para ficar fora da roda com uma bola na mão. Uma música é cantada enquanto a criança de fora corre e escolhe uma criança para deixar a bola. Quando a música acaba as crianças da roda deverão olhar para trás e descobrir com quem está a bola. A criança com a bola deverá sair correndo e tentar pegar a outra criança. 7) A morder la cola - Chile Recursos Didáticos: Nenhum Descrição: Todas as crianças formam uma "minhoca gigante" ao ficar em uma fila. A criança que estará na frente, sendo a cabeça da minhoca tentará "morder" sua cauda, pegando o último jogador. Se tiver sucesso, a última criança será colocada como a cabeça da minhoca e formará a próxima minhoca. 8) Burrow - Austrália Recursos Didáticos: - Descrição: Esta brincadeira é originária da Austrália. A palavra "Burrow" pode ser traduzida como toca. As crianças serão divididas em coelhos, tocas e um dingo, tipo de cachorro australiano. As crianças que forem tocas deverão ficar em duplas com as mãos dadas. Os coelhos deverão ficar dentro das tocas. Um coelho ficará de fora e a criança que for o dingo também. A criança que for o dingo deverá tentar pegar os coelhos. Quando um coelho chegar perto de uma toca, a criança que estiver dentro da toca deverá sair. Quando um dingo pegar um coelho eles trocarão de posição no jogo. 9) Keentan - Austrália Recurso Didático: Bola Descrição:Este é um jogo de fuga de bola capturada pelas crianças. O jogo também foi chamado de "canguru-play", porque os jogadores deverão pular para pegar a bola se assemelhando aos movimentos de um canguru. Keentan era conhecido pela nação Kalkadoon nos distritos centrais do noroeste de Queensland. Na atividade uma criança deverá jogar uma bola enquanto as outras fogem. A criança que pegar a bola deverá jogar. 10) Oni - Japão Recursos Didáticos: Nenhum Descrição: Em roda, uma das crianças ficará no meio com os olhos fechados. As outras crianças cantarão uma música e darão voltas ao som da música. Quando a música acabar, a criança que se encontra logo atrás da criança que está com os olhos fechados deverá se aproximar e falar o nome da criança sentada. Se a criança que estiver sentada descobrir quem é a criança que falou o seu nome os lugares serão trocados. 11) Da Ga - Nigéria Recurso Didático: Fita Adesiva (Giz) Descrição: Da Ga significa "jiboia". Será riscado um quadrado ou retângulo no chão, este será a "Casa da Cobra". Um jogador será escolhido para ficar dentro e ser "a Serpente". Este jogador não pode sair do quadrado. Todos os outros jogadores devem ficar em cima da linha do quadrado. A cobra tenta tocar nos jogadores. Estes podem correr sobre a linha do quadrado ou se afastar da linha para não serem pegos, mas devem voltar rapidamente para cima da linha, senão saem do jogo. Se tocado, o jogador junta-se a cobra no interior do quadrado. De mãos dadas e usando apenas a mão livre eles tentam tocar outros jogadores. O último que não foi pego vence. 12) Mama Vieja - Colômbia Recursos Didáticos: Nenhum Descrição: Duas áreas devem estar localizadas em lados opostos. Uma criança ficará no meio do campo enquanto as outras crianças estão de um lado. Quando a criança que está no meio gritar 'velha mãe', as crianças devem correr para o lado oposto; enquanto eles estão fora da área segura, eles podem ficar presos. Se uma criança for pega, ele se torna outra "velha mãe" e também irá colaborar na captura das outras crianças. A ideia é que cada vez que a equipe da "velha mãe" fique maior.

CONSIDERAÇÕES: A avaliação partiu da troca de conhecimentos entre professor e crianças. O professor utilizou um caderno de campo para realizar anotações tanto da dinâmica das atividades, como das respostas das crianças em relação ao que elas produziram sobre a atividade na forma oral. Foram realizadas gravações em vídeo e registros fotográficos das atividades. Estes produtos imagéticos foram utilizados na apreciação do projeto. Em um momento final do período de realização do projeto foi solicitado com as crianças que as mesmas registrem em forma de desenho a brincadeira que mais gostaram. Com todos os desenhos foi construído um varal das produções com a percepção e consideração de cada criança sobre as brincadeiras. De maneira geral as crianças conseguem realizar associações simples em relação às brincadeiras. Elas não produzem elaborações complexas em relação às estruturas das brincadeiras, mas conseguem associar brincadeiras com esquemas semelhantes e citar outras atividades que já realizaram anteriormente.

REFERÊNCIAS: BROUGÉRE, G. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995. VIGOTSKI, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.