SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
EMEIEF PRADA - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): MARIA FERNANDA FERREIRA CELEGHIN DE CAMPOS

UNIDADE ESCOLAR: EMEIEF PRADA

TÍTULO: O PILATES NO AMBIENTE ESCOLAR.

TEMPO: Maio e Junho/ 2019.

INTRODUÇÃO: O método Pilates foi criado por Joseph Pilates e se constitui nas combinações de técnicas orientais e ocidentais. É um método de exercícios físicos programados para condicionar corpo e mente e é uma atividade recomendada como método de precaução postural eficiente, pois fortalece a musculatura para carregar as mochilas. A atividade de respiração e o cuidado na realização de exercícios na organização postural, que são os princípios do método Pilates, proporcionam muitos benefícios para as crianças. A introdução do Pilates no ambiente escolar se faz necessário, porque atualmente as crianças passam muito tempo assistindo programas de televisão, sentados na escola ou utilizando aparelhos eletrônicos, ocasionando problemas posturais.

OBJETIVO: • Desenvolver exercícios que auxiliem na coordenação motora; • Melhorar a postura, equilíbrio e alongamento; • Trabalhar a musculatura corporal, ajudando na reeducação corporal, melhorando o condicionamento físico e a respiração; • Desenvolver a concentração e atuar como aliado no aprendizado escolar.

CONTEÚDO: • Consciência Corporal; • Hábitos Posturais e consequência da má postura.

ENCAMINHAMENTOS: Aulas práticas e teóricas, utilizando os acessórios do Mat Pilates. 1ª semana: Conversa com a classe sobre o método pilates e passar um vídeo sobre a história de Joseph Pilates ( criador do método). Tirar fotos dos alunos para ver como está o alongamento e a flexibilidade utilizando o tatame e o posturógrafo. Iniciação aos exercícios de pilates sem utilização de materiais. Pré pilates: Exercícios para trabalhar a respiração: 1-Puxar o ar pelo nariz o máximo que conseguir e soprar o balão com força o máximo que puder. 2- Com as mão nas costelas, puxar o ar pelo nariz, até que os dedos se afastem e soltar o ar pela boca até os dedos se juntarem. Exercícios para trabalhar a ativação do centro: 1-Em decúbito dorsal: Não deixar a bolinha cair da sua barriga. Empurrar o umbigo em direção ao chão. 2- Em pé: Empinar o bumbum e puxe o ar pelo nariz. Esconder o bumbum, empurrando o umbigo para dentro e soltar o ar.” Exercícios para trabalhar o controle e a precisão: 1-Em pé: Levar os ombros em direção as orelhas (escondendo o pescoço) e puxar o ar profundamente. Relaxar os ombros, soltando todo ar dos pulmões. 2-Imaginar que você está abraçando uma árvore, tentando encostar as pontas dos dedos. Imaginar que esta afastando os dedos da árvore. Exercício para trabalhar a fluidez: 1-Sentar sem encostar as mãos no chão e com a coluna reta, cuidando para não cair com bumbum no chão.” Exercícios do pilates: Explicando o Hundred: Subir a cabeça olhando para o umbigo. Puxar o ar até 5 segundos, depois soltar mais 5 segundos, movimentando os braços para cima e para baixo.” *fazer com as pernas em forma de mesinha (90° graus) e depois com as pernas estendidas. Fazer em duplas ou com os pés apoiados na parede. Explicando o Half roll down / The roll up: Manter a coluna reta com os braços na linha dos ombros, como se um fiozinho puxasse a cabeça para cima. Puxe o ar.” Descer lentamente com os braços para frente, desenrolando como uma cobra e soltando o ar. Não deixar o corpo cair e voltar para aposição inicial. Deitar com os braços para o teto, encostando pé com pé do(a) outro aluno. Puxe o ar. Subir, levando os braços a frente na mesma linha dos ombros, soltando o ar pela boca. Deixar a cabeça entre os braços. Explicando The One Leg Circle: Manter a perna como uma mesinha no ar, enquanto mantém os ombros e a cabeça encostados no chão. Desenhar um círculo com a perna sem mexer o resto do corpo. Respirar livremente. Repetir com a perna esquerda. Repetir a mesma sequência com a perna estendida, para o lado direito e esquerdo. Explicando o The Rolling Back/Rolling like a Ball: Abraçar as pernas embaixo do joelho, sem encostar o pé no chão. Encontrar o ponto de equilíbrio, para que não caia para trás. Puxar o ar. Rolar como uma bolinha para trás, soltando o ar. Retornar encostando pé com pé sem tocar no chão. “Abraçar as pernas pelos tornozelos, sem encostar o pé no chão. Encontrar o ponto de equilíbrio que você não cai para trás. Puxar o ar. Role como uma bolinha para trás, soltando o ar. Retorne encostando pé com pé, sem tocar no chão. Explicando o The one leg strecht: Manter a cabeça apoiada no chão, abrace uma perna e estender a outra encostando no pé do(a) colega. Empurrar e puxar o pé, como se estivesse andando de bicicleta. Respirar naturalmente. Elevar a cabeça e os ombros do chão. Abraçar uma perna e estender a outra encostando no pé do(a) colega. Empurrar e puxar o pé, como se estivesse andando de bicicleta. Respirar naturalmente. Explicando o The Double Leg Strecht: Manter a cabeça apoiada no chão, abraçar as pernas, encostando pé com pé do(a) colega. Elevar a cabeça e os ombros do chão e abraçar as duas pernas encostando pé com pé com o(a) colega. Inspirar. Empurrar os pés do(a) colega e levantar os braços para trás em direção as orelhas (espreguiçar). Retornar abraçando as pernas novamente. Respirar naturalmente. Empurrar os pés do(a) colega e levantar os braços para trás em direção as orelhas(espreguiçar). Retornar fazendo um círculo com os braços e abraçando as pernas novamente. Expirar. Atividade final: Pedir para que os alunos fiquem posicionados uns ao lado dos outros para fazer a corrida da orelha que brigou com o ombro: com as pernas estendida e ombros longe das orelhas, pedir para que locomovam-se até alinha marcada. Quem chegar primeiro é o vencedor. 2ª Semana: Conversa com os alunos sobre o esqueleto e a coluna vertebral. Pedir para que desenhem o esqueleto em uma folha sulfite . Repetir os exercícios da aula passada, para finalizar a sequência toda. Exercícios anteriores: Hundred, the roll up, the one leg circle, Rolling like a Ball, the one leg strecht, the Double leg stretch. Próxima sequência: Explicando o Spine strecth: Encostar toda coluna na (o) colega com os braços retos na linha dos ombros. Puxar o ar. Desencostar a parte de cima da coluna, levando os braços à frente, soltando o ar. Retornar devagar até encostar totalmente as costas. Manter os pés encostados com a colega, com a coluna reta e os braços na linha dos ombros. Puxar o ar. Levar o corpo a frente, formando a letra C com a coluna, encostando nas mãos da(o) colega e solte o ar. Retornar lentamente a posição inicial. Explicando o Rocker with open legs: Encostar pé com pé com a(o) colega, como uma mesinha. Segurar as pernas com as mãos atrás dos joelhos sem deixar o corpo cair para trás. Rolar para trás e retorne lentamente, reencontrando pé com pé. Respirar naturalmente. Encostar pé com pé como uma pirâmide. Segurar as mãos nos tornozelos sem deixar o corpo cair para trás. Rolar para trás e retorne, reencontrando pé com pé. Respirar naturalmente. Explicando o The neck roll: Levantar o tronco mantendo o apoio nos cotovelos e olhando para a colega. Virar a cabeça para a direita. Virar a cabeça para esquerda e retornar olhando para a(o) colega . Respirar naturalmente. Explicando o The swan dive: Levantar o tronco com as mãos apoiadas no chão, com braços estendidos. Imaginar o peito sorrindo! Olhar para a(o) colega e puxe o ar. Soltar os braços a frente e elevar as pernas para o alto, como uma gangorra e expirar. Explicando o The teaser: Encostar pé com pé, dando as mãos para a (o)colega. Subir uma das pernas sem descolar os pés. Subir uma das pernas sem descolar os pés. Em seguida, subir a outra perna, fazendo uma pirâmide. Deitar com as pernas no ar como uma mesinha e eleve os braços em direção a cabeça. Inspirar. Subir para posição sentada, encostando pé com pé, como uma pirâmide, expirando. Respirar livremente. Explicando o The Seal: Segurar seus pés por dentro das pernas, não encostando os pés no chão. Puxe o ar. Rolar para trás e retorne lentamente até a posição inicial. Soltar o ar. “Segure seus pés por dentro das pernas, não encostando os pés no chão. Inspire. Rolar para trás e bater o pé com pé 1x, como uma foca, e retornar batendo novamente. Expirar. Progressão até 3 batidas de pé. Atividade final: Brincadeira do nome de frutas, com o exercício rolling like a Ball. 3ªsemana: Pré pilates: Corrida da bexiga: após encher a bexiga trabalhando a respiração, fazer uma corrida. Os alunos terão que assoprar a bexiga até a linha de chegada. Quem chegar primeiro ganha. Repetir toda a sequência dos exercícios das aulas anteriores: Hundred,Half roll down/The roll up, The One Leg Circle, The Rolling Back/Rolling like a Ball, The one leg strech, The Double Leg Strecht, Spine strecth, Rocker with open legs, The neck roll, The swan dive, The teaser e The Seal. Repetir toda a sequência com a utilização de acessórios (faixa elástica e bola). Atividade final: Equilíbrio na bola: dividir os alunos em grupos, quem conseguir ficar 10 segundos equilibrando na bola, sem colocar os pés no chão, ganha! Conversa final sobre os exercícios e sobre postura. 4ª semana: Conversa sobre a utilização da faixa elástica. Caça palavras do pilates: os alunos irão levar para casa um caça palavras, somente com vocabulário do pilates, e juntamente com a professora da sala, irão procurar no dicionário a definição das mesmas. Revisão dos exercícios de pilates já aplicados, acrescentando a over Ball. Pedir para que os alunos tragam, para próxima aula, uma garrafa pet pequena, para realização de uma atividade respiratória. 5ª semana: Jogo do esqueleto: as crianças irão cortar as partes de um esqueleto e montar as peças , colando na folha sulfite. Exercícios para conscientização corporal: Exercícios para o alinhamento e consciência pélvica: Abra um túnel na sua coluna lombar, empinando o bumbum. Inspire. Feche o túnel e encoste toda coluna chão. Expire. Pré pilates: Utilizando a garrafa pet, os alunos irão soprar a água com um canudo, fazendo bolhas. Sopra o máximo que conseguir e solta. Exercícios para o alinhamento cervical: Escorregue a cabeça para trás, abrindo um túnel embaixo do pescoço. Inspire. Feche o túnel, levando o queixo em direção ao peito. Expire. Exercícios para o alinhamento e consciência da caixa torácica: Mantenha a coluna alinhada com os braços apontando para o teto. Inspire. Leve os braços para trás até a linha das orelhas e expire. Mantenha a caixa torácica relaxada sobre o chão durante a respiração. Exercícios para o alinhamento e consciência da cintura escapular: Leve os ombros em direção as orelhas (escondendo o pescoço) e puxe o ar profundamente. Solte todo o ar e afaste os ombros das orelhas o máximo que puder. Exercícios para a mobilidade da coluna vertebral: Mantenha a posição de 4 apoios (gato) com a coluna ereta. Inspire. Mobilize a coluna para cima como um “gato arrepiado”. Expire. Mobilize a coluna para baixo. Empinando o bumbum e olhando para frente. Exercícios para o controle e precisão: Sente sem encostar as mãos no chão, cuidando para não cair com o bumbum no chão. Desafio final: sentar e levantar sem apoiar as mãos e a brincadeira cantada da dona aranha. Quando estiverem cantando a música, vão apoiando os pés na parede, para voltar, voltam na posição inicial. 6ª semana: Brincadeira do jogo da memória: forma de ensinar os nomes dos exercícios em inglês e associar a execução do movimento. Depois que os alunos terminarem a atividade do jogo da memória, pedir para que eles quando acharem o par, executem o movimento. Pré pilates: Equilíbrio na bola Suíça em duplas: sentado nas bolas, um apóia o pé na bola do outro. Quem conseguir equilibrar mais tempo, ganha. Repetir toda sequência do mat pilates, alternando os acessórios(bola suíça, over Ball, rolo e faixa elástica). 7ª semana: Finalização do projeto: Montagem da pasta de pilates, com as atividades desenvolvidas por eles, fotos finais da parte de flexibilidade dos alunos para observar a melhora da execução do movimento, revisão dos exercícios e para terminar, fazer a atividade do túnel: todos os alunos formam um túnel, colocando as mãos e os pés no chão e elevando quadril. Formam duas equipes. O primeiro da fila, passa por baixo dos colegas e quando chegar ao final, forma o túnel também e assim sucessivamente. A equipe que for mais rápida e completar o túnel vence.

CONSIDERAÇÕES: Avaliar a melhora da postura, do alongamento (utilizando fotos e o posturógrafo) e a concentração em sala de aula.

REFERÊNCIAS: LIMEIRA, Currículo da Rede Municipal de Limeira, 2019. PENHA PJ, João SM, Casarotto RA, Amino CJ, Penteado DC. Postural assessment of girls between 7 and 10 years of age. Clinics 2005; 60:9-16. PILATES, J.H. – Sua Saúde; 1 Ed.Brasileira; Phorte Editora; São Paulo; 2010. PILATES, J.H. – Retorno a vida pela contrologia; 1 Ed.Brasileira; Phorte Editora; São Paulo; 2010.