SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
CEIEF JAMILE CARAM DE SOUZA DIAS, PROFA. - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): PAULO ROBERTO ROLDAO

UNIDADE ESCOLAR: CEIEF JAMILE CARAM DE SOUZA DIAS, PROFA.

TÍTULO: Estações dos saberes com Eva Furnari.

TEMPO: mês de junho/2019

INTRODUÇÃO: Levando em consideração a qualidade do ensino que queremos oferecer e levando em conta a necessidade e a importância da leitura em todas as áreas do conhecimento, além de termos a concepção do desenvolvimento do educando como um todo, pensamos um projeto interdisciplinar que nos auxiliasse no estímulo a leitura. Nesta perspectiva, visto a importância de formar cidadãos leitores e utilizar os espaços das bibliotecas que se localizam próximos a U.E, foi pensado pela coordenação pedagógica da escola o Projeto Formando Leitores, em parceria com as Bibliotecas do Parque Cidade: Municipal e Pedagógica. Além de visitas programadas durante a semana, são planejadas e desenvolvidas durante o ano letivo, sequências didáticas que abordam conhecimentos específicos de vida e obras de escritores de livros de literatura infantil. Para o mês de junho organizamos situações de aprendizagens que envolvam as obras de Eva Furnari. Pensando no trabalho interdisciplinar, planejamos ações que envolvam a leitura com diversas finalidades. As ações estando coordenadas entre si possibilitam a obtenção do resultado desejado que para nós, implica, necessariamente, muito mais que a assimilação ou recepção de informações, até porque a quantidade de informações que estão disponíveis hoje ao cidadão comum é tal que seu uso se torna impossível se ele não conseguir integrá- las em redes significativas que ele próprio deve aprender a organizar; — não tratar os valores apenas como conceitos ideais, o que para nós implica que o educador deve pautar suas opções metodológicas de modo a incorporar o valor em questão como objetivo das atividades. Isso quer dizer, por exemplo, que não é suficiente declarar que formar leitores é um objetivo desejado, mas que o professor tem que mostrar, através das atividades que realiza que vale a pena ensinar, aprender e praticar a leitura; e — incluir essa perspectiva no ensino dos conteúdos das áreas do conhecimento escolar, o que significa, na nossa perspectiva, que o ensino e a prática de leitura, atividade constitutiva da aprendizagem, deve fazer parte de todas as atividades, e que todo professor é, em última instância, professor de leitura.

OBJETIVO: Matemática Debater em grupos de estratégias usadas para chegar aos resultados. Resolver situações-problema envolvendo os quatro eixos da matemática: números/operações; grandezas/medidas; geometria e tratamento da informação. Língua Portuguesa Promover atividades que elucidem a função social de leitura (circulação do texto na vida social), realizando antecipações de informações com o auxílio de recursos gráficos e escritos. Apreciar e indicar textos literários da autora Eva Furnari, exprimindo sentimentos, ideias e opiniões provocadas pela leitura dos livros da autora. Desenvolver habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção textual a fim de aperfeiçoar a comunicação oral e escrita. Educação física Integrar os estudantes na esfera da cultura corporal do movimento, onde sejam capazes de interagir com conhecimentos adquiridos em aulas de literatura. Propiciar à criança, por meio de um programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo. Dessa forma, a criança poderá ser capaz de realizar movimentos considerados fundamentais, como a manipulação, a locomoção, a estabilização, entre outros. Recriar jogos populares, valorizando-os nos diversos contextos escolares. Propiciar aos educandos a valorização da cooperação em detrimento da competição, buscando valorizar a superação dos desafios e não dos adversários. Desenvolver a sociabilização dos educandos através da integração do movimento em contexto com os conhecimentos adquiridos em aulas de literatura. Arte Conhecer e treinar técnicas de ilustração. Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e com o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos. Explorar diferentes técnicas no fazer artístico.

CONTEÚDO: Conteúdos gerais Língua portuguesa Leitura fluente com autonomia e compreensão, atendendo às diferentes finalidades da leitura para construção de sentido do texto. Matemática Resoluções de situações problemas que envolvam estratégias de conhecimentos sobre números/operações; grandezas/medidas; geometria e tratamento da informação. Educação Física Jogos e brincadeiras populares Jogos e Brincadeiras Motoras. Jogos Cooperativos. Jogos de Raciocínio. Arte Pintura Desenho Conteúdos gerais Língua portuguesa Leitura fluente com autonomia e compreensão, atendendo às diferentes finalidades da leitura para construção de sentido do texto. Matemática Resoluções de situações problemas que envolvam estratégias de conhecimentos sobre números/operações; grandezas/medidas; geometria e tratamento da informação. Educação Física Jogos e brincadeiras populares Jogos e Brincadeiras Motoras. Jogos Cooperativos. Jogos de Raciocínio. Arte Pintura Desenho

ENCAMINHAMENTOS: Projeto Formando Leitores-Parceria Bibliotecas do Parque Sequência didática- Estações do conhecimento de Eva Furnari ESTAÇÃO 1- Conhecendo a autora e suas obras Conversaremos com as crianças sobre os objetivos esperados com as propostas de atividades. Investigação de conhecimento prévio sobre a autora e suas obras. Conhecimento da biografia e leitura de obras da autora ( leituras como meio e fim) Canto da leitura com as obras da autora- Leitura como fim. ESTAÇÃO 2- Corpo em movimento (Período da manhã) Os alunos serão divididos em 4 grupos com cores distintas a fim de realizar as atividades. Ao fim de cada atividade realizada com sucesso o professor dará a cada grupo as perguntas, as quais serão respondidas pela demais equipes durante o quiz. Bruxinhas são personagens comuns nas obras de Eva Furnari. E quando pensamos em Bruxas o que pensamos primeiro? Vassouras! Então realizaremos uma atividade incluindo esse objeto. Utilizaremos a base do pique- bandeira ou rouba bandeira, porém ao invés de bandeiras teremos vassouras a serem resgatadas. Pique vassoura: Jogam dois times. Divida o espaço em dois campos de tamanhos iguais - quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o jogo. Cada time deve colocar a vassoura na área do goleiro, local do campo designado ao time adversário e somente seus integrantes podem adentrar. O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário entrar na área do goleiro, pegar a vassoura (que pode ser confeccionada de EVA por segurança) e retornar ao seu campo para marcar ponto. Quem for pego deve ficar parado, congelado, no território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário. As partidas terminam quando todos os times tiverem conquistado sua vassoura. Por fim, o professor explicará que cada grupo alcançou o objetivo e ganharam o direito de procurar as perguntas do quiz da cor do seu time. A dica será que elas estarão no objeto principal da aula sinalizado com a cor. Pela escola terão vassouras com uma fita da cor de cada equipe e nelas estarão um envelope com as perguntas do quiz. Para as duas próximas atividades focaremos na história do livro Nós que trata de uma história relacionada ao respeito ao próximo, assim faremos algumas brincadeiras de caráter cooperativo. Nó humano: os alunos do grupo ficarão em círculo e todos os alunos devem dar as mãos um aos outros entrelaçando as mãos. Nenhum aluno pode dar as mãos ao aluno do lado e também não pode segurar nas mãos da mesma pessoa. Terminará a atividade quando os alunos do grupo, sem soltar as mãos formarem um círculo. Cada grupo realizará atividade. Em seguida o professor irá propor que todas as cores se unam realizando a atividade conjuntamente, pois o importante é ter o outro para brincar junto e não contra, elucidando a ideia contrária dos Nós da história do livro. Ao conseguirem ganham o direito de procurar novas perguntas sendo a dica que as mesmas estão presas com nós. No mesmo livro fala-se das lindas borboletas que rodeiam a personagem, assim utilizaremos a seguinte atividade: Caça borboletas: A turma será dividida receberá 10 borboletas coloridas com uma cor adversária, numerados de 1 a 10. Uma equipe por vez sairá para esconder as borboletas de uma equipe adversária. Com todas as borboletas escondidas o professor combinará regras de segurança e as equipes começarão a procurar as borboletas de sua respectiva cor. A medida que as equipes encontrarem todas as borboletas ganham as perguntas que serão utilizadas no quiz. (Período da tarde) Alongamento e aquecimento. Organização das crianças em quatro grupos: cada um estabeleceremos uma cor. 1º momento: Circuito de desafios para resgate de pistas para realização do Caça ao tesouro de Eva Furnari. 1- O Professor ficará dentro de um bambolê, onde serão colocados várias pistas com número de pontos, em uma corda será colocada uma bola, que estará dentro de uma sacola plástica e será girado em forma circular próximo ao solo, o aluno deverá tentar pegar a pista sem ser atingido pela bola. 2- Separaremos os grupos, cada um com sua cor, em seguida, um grupo após o outro, colocados em fila, um a um deverão passar pela corda sem serem atingidos, o aluno que passar pegará uma bolinha colorida, que estará dentro do bambolê, retornará passando pela corda trazendo para o grupo, ao final veremos qual grupo conseguiu o maior número de pontos. 3- Serão colocados quatro bambolês a uma distância de 20 metros, formando um quadrado, dentro de cada um dos bambolês, serão colocadas vinte bolinhas coloridas, de frente a cada bambolê se sentarão os grupos, ao sinal , deverão pegar as bolinhas dos outros três e trazerem para o seu bambolê, ao final será marcado a quantidade de bolinhas de cada grupo. 4- Será colocado um número de bexigas a uma determinada distância, dentro delas pistas com número de pontos escrito, na outra extremidade um colchonete para cada grupo, todos sentados em fila de frente com o mesmo. O primeiro da fila deverá correr pega uma bexiga, e estourá-la em cima do colchonete se sentado na mesma, e guardando a pista com o número de pontos, e assim sucessivamente, até terminar as bexigas. 5- Faremos uma fila com cada grupo, o primeiro estará dentro de 6 bambolês, ao sinal, o aluno deverá colocar os bambolês no segundo e assim sucessivamente, ao chegar no último, esse deverá correr com os bambolês a frente, vencendo a brincadeira. 2º momento: Caça ao Tesouro. Iniciaremos o caça ao tesouro de uma forma lúdica utilizando como recurso as obra literárias da autora. Especificaremos nas pistas do circuito alguns pontos do Parque Cidade onde serão escondidos os tesouros ( fichas com perguntas sobre a vida e a obra da autora- Eva Furnari ). Serão selecionadas fichas com quatro cores diferentes e cada cor terá uma quantidade de pontos de acordo com as dificuldades de respostas das perguntas. Então, todas as perguntas serão colocadas em uma caixa e sorteadas, um aluno de cada equipe virá à frente para responder, a cada acerto, a equipe ganhará os pontos de acordo com a cor da ficha. Observação: Todos os pontos adquiridos pelos grupos serão marcados e calculados, o grupo vencedor será aquele que tiver maior número de pontos ao final de conclusão de todas as estações. ESTAÇÃO 3- Fazendo arte Como Eva, você também pode ser ilustrador de suas histórias. Produção: momento 1- Escolha de uma obra de Eva Furnari e realizar a releitura utilizando apenas imagem. Cada grupo receberá pontos de acordo com a eficiência das releituras produzidas. Momento 2- Construção da personagem mascote (Bruxinha) de Eva Furnari com materiais recicláveis. Momento 3- confecção de chapéus para dramatização da história “O cocô de passarinho” Momento 4- dramatização da historia cocô de passarinho e gravação de vídeo- parceria com a Biblioteca Pedagógica- Thiago ESTAÇÃO 4- Adivinha se puder Jogo de adivinhas do livro “Adivinha se puder”- Eva Furnari: Em uma caixa terá fichas com as adivinhas do livro. Cada grupo escolherá fichas e tentará responder as adivinhas. As fichas serão coloridas e cada cor valerá um ponto- de acordo com complexidade do adivinha. O grupo receberá pontos se acertar o adivinha. ESTAÇÃO 5- Jogo das travadinhas Jogo das travadinhas do livro “Travadinhas”- Eva Furnari: Em uma caixa terá fichas com as travadinhas do livro. Cada grupo escolherá fichas e tentará dizer, com clareza e rapidez versos das travadinhas. As fichas serão coloridas e cada cor valerá um ponto- de acordo com complexidade das travadinhas. O grupo receberá pontos caso fale sem errar. ESTAÇÃO 6- Desafios matemáticos da Família Gorgonzola A partir da obra literária “OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA” os grupos deverão resolver desafios matemáticos envolvendo os quatro eixos da matemática: números e operações, grandezas e medidas e geometria e tratamento da informação. Cada desafio terá uma pontuação de acordo com sua dificuldade. Após termino da estação 6 , realizaremos o calculo dos pontos de cada grupo. Os grupos serão classificados de acordo com o numero de pontos. ESTAÇÃO 7- Conversa com a autora Os estudantes mandarão recados para a autora para contar um pouco dos trabalhos realizados na escola com suas obras- Plataforma Eva Furnari (http://www.evafurnari.com.br/pt/mande-seu-recado/) Finalizando os trabalhos realizaremos uma exposição na biblioteca Pedagógica e no Shopping Pátio Limeira.

CONSIDERAÇÕES: As anotações realizadas pelos professores durante o desenvolvimento das propostas foram importantes para que os mesmos pudessem sistematizar o caminho mais adequado para verificar a intensidade do entendimento dos estudantes envolvidos, podendo assim buscar caminhos que auxiliaram para atender as dificuldades encontradas, superando-as durante o processo e desenvolvimento dos trabalhos. Durante a realização da sequência de atividades propostas, foi possível avaliar o desenvolvimento na parte de raciocínio lógico, trabalho em grupo, cooperação e a motivação dos estudantes ao realizar as atividades propostas, assim como o interesse na procura das obras da autora Eva Furnari. No desenvolvimento das atividades sobre o caça ao tesouro, observou-se que as crianças apresentam dificuldades na questão de localização espacial e lateralidade, o que dificultou o entendimento das pistas, com a necessidade de intervenção pontual dos professores. Pode-se observar que foi de extrema importância o comprometimento de todos os envolvidos visto ser uma sequência interdisciplinar, onde para o bom desempenho dos estudantes nas realizações das propostas, foi necessário o conhecimento prévio nas aulas de leitura. Quanto às propostas serem realizadas em grupos, pose-se observar que pela falta dessa vivencia em outros momentos, houveram-se momentos onde os professores tiveram que intervir na questão das regras para o bom andamento das realizações das atividades. Ao que tange a estação Corpo e Movimento do período matutino as atividades desenvolvidas foram propostas e realizadas de forma positiva, alcançando os objetivos propostos e contemplando a interdicisplinaridade. Ciente de que a avaliação é um acompanhamento do caminho que o estudante está trilhando, ocorreu durante todo o processo do desenvolvimento das propostas de aprendizagem, envolvendo a observação do estudante, bem como seu desempenho individual e no grupo, caso se fez necessário, os professores realizaram intervenções pontuais, buscando o desenvolvimento integral do educando.

REFERÊNCIAS: LIMEIRA, Currículo da Rede Municipal de Limeira, 2019. LIMEIRA, Deliberação CME nº 02 de 08 de novembro de 2016, Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Limeira. LUKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo; Cortez, 1994. SOARES, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo e a Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011. MACRUZ, F.; PEREIRA, V. M. Jogos e brincadeiras - Coleção Classes Multisseriadas em Escolas do Campo. Fundação Telefônica, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa e Fundação Victor Civita. v. 5. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2015. BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: São Paulo, 2002. Furnari , Eva; diversas obras de literatura infantil. Editora Moderna