SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
CI JOSÉ EDUARDO VOIGT SAMPAIO - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): DEISE BARBOSA DE SANTANA SANTOS

UNIDADE ESCOLAR: CI JOSÉ EDUARDO VOIGT SAMPAIO

TÍTULO: 1) Identificação Título: Interdisciplinaridade: planejar, ensinar e partilhar - Educação Física, Artes e Língua Portuguesa Professores: Deise Barbosa de Santana Santos – Educação Física Boris Faria Moreno - Artes Mônica Jurgensen de Souza - Ensino Fundamental

TEMPO: Unidade Escolar: EMEIEF Clara Monzoni Lang Ano/Ciclo de ensino: 3º ano Ensino fundamental Número de alunos: 19 Tema: Teatro – Chapeuzinho Vermelho Tempo de Execução: 14 aulas

INTRODUÇÃO: 2) Introdução (justificativa): No início do ano letivo de 2019 após o período de avaliações diagnósticas foram constatadas algumas defasagens dos alunos do 3º ano do ensino fundamental referentes à leitura e a dificuldades em expressar seus sentimentos e emoções por meio de movimentos representativos ou simbólicos utilizando o próprio corpo. Nessa perspectiva, foi pensado um projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de Arte, Língua Portuguesa e de Educação Física para auxiliar essa classe na aquisição dos conhecimentos em defasagem. Esse projeto culminou em um melhor processo de aprendizagem, utilizando o teatro, especificamente a peça Chapeuzinho Vermelho, como estratégia de intervenção. As ações foram pautadas no documento curricular municipal. Em Língua Portuguesa partiu-se dos objetivos relacionados à leitura, utilizando o gênero textual conto como meio para contemplar as finalidades do ler, ou seja, fluência, compreensão e o desenvolvimento de estratégias de leitura. Já em relação à disciplina de Arte por meio da linguagem “Teatro” buscou compreender os vários elementos de uma encenação, utilizando para isso as suas formas de expressão e comunicação através dos jogos teatrais, da palavra, do movimento do corpo e empregando o uso da expressão facial e da mobilização de objetos representando situações reais ou imaginárias significativas. As aulas de Educação Física por sua vez tiveram as suas práticas e intervenções norteadas principalmente pela utilização do Conteúdo Geral “Ritmo e Expressividade”, que compreende as manifestações da cultura corporal que têm como características comuns à intenção de expressão e comunicação, utilizando movimentos com sons e música, possibilitando a expressão corporal e a educação rítmica.

OBJETIVO: 2) Objetivos Educação Física - Conhecer as possibilidades de movimento do próprio corpo; - Desenvolver a linguagem corporal através da expressividade; - Experimentar Brincadeiras motoras. -Vivenciar através do Teatro a consciência corporal, capacidades Físicas, organização e Orientação espacial. - Desenvolver a Organização e orientação temporal. - Vivenciar os elementos das Imitações e Mimicas. - Vivenciar elementos da dança. - Recriar e transformar expressividade com e sem objetos. Arte - Possibilitar o contato com o teatro, estimulando a expressão e linguagem corporal; -Caracterizar personagens; -Identificar a presença do cenário e suas características; - Adquirir algumas aprendizagens técnicas referentes as artes cênicas. Língua Portuguesa -Identificar as características do gênero conto clássico; -Identificar autor e finalidade da leitura; -Comparar a versão lida a outras já conhecidas pelo grupo oralmente; -Compreender o assunto principal do texto; -Ler com autonomia.

CONTEÚDO: 3) Conteúdos: Educação Física: - Jogos e Brincadeiras Motoras; - Jogos de Faz-de-conta; - Mímicas; - Imitações; - Organização e orientação temporal; - Organização e orientação; - Capacidades Físicas; - Consciência corporal Arte: - Jogos de aquecimento; - Jogos de espontaneidade; - Jogos de imaginação e jogos de observação; - Expressão corporal; - Construção da personagem; - Cenário; - Figurino; - Maquiagem; - Interpretação. Língua Portuguesa: - Realização de leitura com autonomia; - Localização de informações explícitas que evidenciem sequência temporal de acontecimentos e mudança de lugar; - Localização dos aspectos nucleares dos textos - Interpretação do sentido da linguagem figurada presentes em textos literários; - Compreensão do tema/assunto após leitura do texto; - Estratégias de leitura: decifração, seleção, antecipação, inferência e verificação.

ENCAMINHAMENTOS: 4) Encaminhamento Metodológico Aulas 1 e 2 : Os alunos assistiram o desenho e uma peça sobre a história da Chapeuzinho Vermelho. Ouviram historias através do diversos livros, tendo a possibilidade de conhecer outras versões, entre eles, “Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante” de Lynn Roberts. Aulas 3 :Os alunos foram informados que participariam de uma peça teatral e por isso deveriam recordar o conto. Ao finalizar a leitura, discutimos oralmente as características, cenário, personagens, sequência temporal da história. Os alunos foram questionados sobre o final da história, além de recordarem outros contos diferentes que conheciam. Aula 4: Imitações e Mimicas : Foi colocado dentro de um saco os nomes dos personagens da historia chapeuzinho vermelho e objetos utilizados no decorrer da historia. A professora retirou do saco um nome de um personagem ou objetos e todos ao mesmo tempo deveriam usar a linguagem corporal por meio das mimicas e imitações para expressar o que foi solicitado. Batalha Chapeuzinho vermelho x caçadores : Segundo momento foi separado duas equipes : as meninas representando a chapeuzinho e os meninos representado os caçadores, um de cada equipe retirou um papel de dentro do saco , imitando o que eu estava sendo pedido, pode variar desde personagem, objeto ou ate mesmo uma parte de uma cena especifica. Ganhava a equipe que completasse 10 pontos primeiro. Aula 5: Os alunos receberam uma folha para organizar a sequência da história. Realizaram uma correção coletiva e discutiram outras versões possíveis. Aula 6:Foram apresentados figurinos e acessórios que poderiam ser utilizados na construção da peça teatral e suas possibilidades de adaptação. Após, ocorreu uma roda da conversa sobre o que foi aprendido até momento. Aula 7: Os alunos ouviram a música que seria a abertura do teatro e juntamente com a professora montaram uma coreografia, percebendo o corpo como um todo, estabelecendo relações entre a consciência, as práticas corporais e a realidade a sua volta. Ensaiaram os ritmos musicais e suas respectivas coreografias individuais ou em mini grupos. Aula 8: Brincadeira: “O Lobo e a Chapeuzinho” :As crianças em roda, uma no Centro que será a Chapeuzinho e outra fora que será o lobo. Todos cantam a música da chapeuzinho enquanto rodam. Ao parar a música o lobo pergunta onde a Chapeuzinho está indo, ela responde que vai à casa da vovó. O lobo grita que não vai não e tenta pegá-la. As crianças da roda devem impedir que o lobo pegue a chapeuzinho dificultando sua entrada na roda e facilitando que a chapeuzinho saia. Se o lobo conseguir pegá-la ele escolhe outra para ser a chapeuzinho, caso contrário é ele quem sai e da lugar a outro lobo / criança. Corrida da cestinha: Duas ou três filas com quantidades iguais de crianças. O professor prepara as cestas, que podem ser caixas de sapatos vazias e os doces que podem ser bolas de papel. Alguns metros à frente das filas a professora coloca os “doces”, um montinho para cada fileira. A cestinha é entregue para a primeira criança da fila. Ao sinal da professora o primeiro aluno pega a cesta, corre e pega apenas um “docinho”, em seguida volta para a fila e entrega a cesta para o próximo que deve fazer a mesma coisa. Se algum doce que já estiver na caixa cair a professora rapidamente deve colocar no montinho novamente. Ganha a fila que conseguir recolher todos os “docinhos” primeiro. Aula 9: Cada aluno recebeu um roteiro do Teatro do Chapeuzinho vermelho , que foi lido juntamente com o professor , após as crianças escolheram os personagens que gostariam de interpretar na peça , sendo que após a escolha, os alunos deveriam ler as falas de cada personagem associando a linguagem corporal necessária para a sua interpretação. Posteriormente foi realizada uma votação conjuntamente com os professores e alunos que definiram os alunos que interpretariam os personagens principais do Teatro. Aula 10 e 11: Ensaio da peça teatral, onde cada aluno por meio da interpretação da sua personagem deveria expressar as noções de consciência corporal, capacidades físicas, organização e Orientação espacial e temporal respeitando a individualidade cada um. Com auxilio e orientação da professora de Educação Física sobre a expressão corporal e a melhoria dos hábitos posturais. Aula 12: Ensaio do teatro e confecção dos figurinos que foram utilizados na peça. Aula 13: Brincadeira - História Do Chapeuzinho Vermelho: Dividir os alunos em duplas ou trios e colocado um objeto (copo, bolinha, etc.) a frente deles. Antes de iniciar a história, explicar que a dupla ou o trio de participantes só poderá pegar o objeto que está no centro deles (copo, bolinha, etc.) primeiro que os outros colegas quando for dita a palavra vermelho. As mãos dos participantes deverão ficar para trás (se estiverem de pé) ou no colo (se estiverem sentados) durante a leitura, para que todos tenham a chance de pegar o objeto. Era uma vez uma menina muito bonitinha. O nome dela era Mariana. Mariana gostava muito de brincar. Morava bem perto da floresta. Como vocês sabem, Mariana tinha uma avó. A avó de Mariana morava na floresta. Um dia Mariana ganhou um lindo vestido da vovó. A cor deste vestido era verde. Mariana gostou muito, mas ficou apertado para ela. Ela resolveu trocar o vestido. Chegando à loja viu muitas cores: azul, verde, violeta, amarelo... Mas ela quis mesmo foi o vermelho. E Mariana, tanto usou este vestido, desta cor, que ficou com o apelido de Teimosa. E Teimosa pra aqui, Teimosa pra lá...que ela foi ficando chateada com este apelido, reclamou à mãe, que por sua vez foi reclamar com o prefeito. Este baixou uma portaria proibindo de chamá-la de Teimosa. E a partir deste dia, o nome dela foi Chapeuzinho Vermelho. Um dia a mãe a chamou e disse: _ Chapeuzinho, vá levar umas frutas à vovó. Ela está doente! Chapeuzinho pegou a cesta e saiu pelo caminho da floresta. Chegando no meio do caminho, viu uma moita de capim em movimento. Perguntou: _ Quem é? _ Eu, o lobo! De repente saiu de lá um grande animal. Chapeuzinho se assustou: _ É você o lobo mau? O lobo não deu atenção àquilo, estava com fome e disse: _ Dê pra mim uma destas maçãs? Chapeuzinho respondeu: _ Não, são da vovó! _ Apenas uma! Que lindas maçãs! _ Não! Respondeu Chapeuzinho. Mas depois mudou de ideia e disse: _ Só um pedaço desta verde, pois a vermelha é da vovó! Mais que depressa o lobo foi embora e chegou a casa da vovó. Tocou a campanhia: Blim, bom!!! _ Quem é? Perguntou a vovó. _ Sou eu, Chapeuzinho Vermelho! _ Entre, minha netinha. _ Não posso, a porta está fechada! _ Ah, é mesmo! Pegue a chave que está aí neste vaso verde! O lobo entrou e pegou a vovó, colocou dentro do guarda-roupas e vestiu um vestido dela, que era branco com bolinhas vermelhas. Aí chegou Chapeuzinho, assustou-se ao ver o lobo pensando ser a vovó. Surgiram as perguntas e respostas de sempre: _ Vovó, pra que estas orelhas tão grandes? _ Pra te ouvir!!! _ Pra que esta língua tão vermelha? _ Estou com febre e estomatite!!! Mas Chapeuzinho não engoliu as falas do lobo, percebeu que era malandragem. Saiu correndo atrás dele pela floresta afora. Quem aparece? O caçador!!! Mais que depressa tirou o celular do bolso e chamou os Power Rangers. Apareceram, imediatamente, o azul, o verde e o vermelho. Juntos deram uma lição de moral no lobo que, vermelho de vergonha, volta, tira a vovó do guarda-roupas e sai correndo. Machuca-se na cerca, ficando com a pata vermelha de sangue. Assim termina a história de Chapeuzinho Vermelho!!! Brincadeira “Tá pronto, seu lobo? :Alguém se voluntaria para ser o lobo. Todos ficam de costas e o lobo se esconde. As outras crianças se organizam em pequenos grupos e passeiam, saltitando pelo espaço e cantando: – Vamos passear na floresta, enquanto o seu lobo não vem! Tá pronto, seu lobo? O lobo responde : – Não, estou me espreguiçando! As crianças continuam caminhando, pulando e cantando: – Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem. Tá pronto, seu lobo? O lobo responde : – Ainda não, estou tomando banho! E assim, durante um bom tempo, o lobo responde que não está pronto porque está vestindo a roupa, calçando os sapatos, penteando o cabelo e o que mais resolver inventar. A brincadeira continua até que o lobo fica pronto e, sem qualquer aviso, sai do esconderijo e corre atrás das outras crianças, tentando pegar os participantes desprevenidos. A primeira criança que for pega será o lobo na próxima vez. Circuito Floresta: Separa-se os alunos em duas equipes e ao sinal da professora cada aluno deverá transpor vários obstáculos que serão dispostos pela professora no espaço representando os elementos encontrados na floresta (árvores, riachos , pedras, etc.). PRODUTO FINAL: Apresentação do Teatro Chapeuzinho Vermelho para a comunidade.

CONSIDERAÇÕES: 5) Resultados (Avaliação do projeto) Ao fim do projeto constatou-se que o trabalho pedagógico referente à produção e participação na peça teatral proporcionou atitudes transformadoras relativas à expressão corporal dos alunos. Durante o processo foi observado que os alunos conseguiram expor os seus sentimentos e emoções, utilizando variadas estratégias para superar as dificuldades que encontraram na realização das atividades propostas.

REFERÊNCIAS: 6) Referências Bibliográficas LIMEIRA, Currículo da Rede Municipal de Limeira, 2019. LIMEIRA, Deliberação CME nº 02 de 08 de novembro de 2016, Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Limeira. Sites: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19648_9037.pdf A interdisciplinaridade nas aulas de educação física Acesso em 06/05/2019. Http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/2126 A interdisciplinaridade na educação física escolar. Acesso em 06/05/2019.