SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
CI JOSÉ EDUARDO VOIGT SAMPAIO - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): MICHELI GOMES TONELOTTO

UNIDADE ESCOLAR: CI JOSÉ EDUARDO VOIGT SAMPAIO

TÍTULO: Prazer em conhecê-lo, seu Lobo!

TEMPO: Período: um mês

INTRODUÇÃO: Faço parte do corpo docente, como professora polivalente efetiva, do Centro Infantil José Eduardo Voigt Sampaio há cinco anos, sendo quatro atuando com a 2ª Etapa, porém trabalho com a educação infantil há dez anos. Realizei este trabalho com minha turma de 2ª Etapa de dezoito alunos, sendo dez meninos e oito meninas, atendidos em período integral. Tenho formação no Magistério e graduação em Pedagogia, pós graduada em Psicopedagogia, Educação Infantil e em Alfabetização e Letramento. O trabalho aqui relatado surgiu da necessidade do aprofundamento dos conhecimentos dos estudantes sobre animais e a ideia de desenvolver a temática visitando um zoológico. E considerando que as crianças se interessam por histórias sobre lobo, elaborei situações de aprendizagem que aumentasse a curiosidade e novas descobertas sobre esse animal. Essas demandas de ensino relacionam-se com conhecimentos da área de Indivíduo e Sociedade em seu eixo de trabalho “ciências naturais” mas, devido o fascínio das crianças pelo lobo, optou-se pelo desdobramento de um trabalho sobre a temática “animal” por meio da leitura. Neste relato será apresentado o recorte dos desdobramentos com leitura. O trabalho teve como base a leitura de diversas histórias que aparecem o lobo e o desenvolvimento de situações didáticas que contemplaram conteúdos do eixo de Leitura do currículo da rede, visando formar leitores que interpretem, compreendam, identifiquem informações explícitas e implícitas e que possam estabelecer relações entre os textos lidos.

OBJETIVO: * Conhecer diferentes contos que traga o lobo como um dos personagens; * Conhecer o conflito e o desfecho dos diferentes contos trabalhados; * Identificar nos diferentes contos qual era a intenção do lobo; * Localizar e registrar como se iniciam os contos; * Levantar hipóteses dos estudantes por meio da leitura dos indícios disponíveis nos texto lidos.

CONTEÚDO: Linguagem Verbal Eixo de trabalho: Leitura * Leitura de diversos textos considerando diferentes possibilidades de produção de sentido; * Reconhecimento das partes que compõem o gênero: conto sequencial (começo/meio/fim); * Leitura de trechos de textos; * Leitura para construir repertório de linguagem; * Ativação de conhecimentos; * Antecipação de conteúdos; * Levantamento e checagem de hipóteses; * Localização de informações explícitas.

ENCAMINHAMENTOS: Comecei a trabalhar trazendo para a sala de aula uma imagem de lobo e pedi que buscassem na memória as histórias que eles já conheciam tendo o lobo como personagem. Registrei em cartaz o título das histórias que as crianças falaram. Depois, ampliamos o repertório da turma, lendo outras histórias com o mesmo personagem, esses títulos também foram registrados no cartaz. Em seguida fiz a leitura da história clássica da Chapeuzinho Vermelho do livro de histórias de Georgie Adams. Em outro dia pedi que os alunos me dissessem qual seria o trecho da história que representava o Conflito e o Desfecho do conto. Antes das crianças começarem a falar sobre o conflito, perguntei se eles sabiam o que significava conflito, deixei-os que se expressassem livremente, em seguida, expliquei que, em narrativas, o conflito é um problema que o personagem precisa resolver ou um desafio que ele precisa enfrentar. Depois da explicação fui registrando suas falas em um cartaz. Com o desfecho também fiz da mesma maneira, primeiramente, perguntei se eles sabiam o que seria, depois, expliquei o que significava e registrei as repostas que deram em um outro cartaz. Seguindo com a proposta, li outras histórias tendo o lobo como personagem, sendo elas: Este é o Lobo – Alexandre Rampazo, Chapeuzinho Redondo – Geoffroy de Pennart, Quando o Lobo tem fome – Christine Naumann – Villemin, A fome do Lobo – Cláudia Maria de Vasconcellos. Com a história Quando o Lobo tem fome trabalhei os conteúdos de compreensão leitora: ativação de conhecimentos, antecipação de conteúdos, localização de informações explícitas, levantamento e checagem de hipóteses. Primeiramente, apresentei a capa do livro para que as crianças levantassem hipóteses sobre o que se tratava a história. Logo após, realizei a leitura com paradas em pontos estratégicos para fazer questionamentos e dar oportunidade aos estudantes de fazerem a antecipação do texto e posteriormente realizarem a checagem, localizando as informações explicitadas no texto. Esses foram alguns dos questionamentos que realizei: “Como o coelho será comido?”, “O que o lobo irá pegar desta vez?”, “O que está escrito no bilhete da porta do apartamento?”, “Como será o final da história?”. Após compartilharem suas hipóteses localizávamos no texto as informações explícitas. Em outra atividade, para que estabelecessem relações entre os textos lidos, trabalhei qual era a intenção do lobo nas diferentes histórias. Para isso, digitalizei as capas dos livros e colei-as na lousa. A turma relatou coletivamente suas impressões em relação a cada uma das histórias lidas, enquanto eu ia registrando-as, sendo a escriba dos estudantes. Durante os encaminhamentos e intervenções dessas atividades pude perceber que a maioria dos alunos tinha em mente que todas as histórias começavam com “era uma vez” e terminavam com “felizes para sempre”, pois mesmo fazendo leituras diárias, quando eu pedia para que recontassem as histórias lidas, este começo e fim eram sempre reproduzidos. Por isso, desenvolvi também, atividades para destacar aos estudantes que nem todas as histórias começavam da mesma forma, como, por exemplo: (“era uma vez...”). Assim, intencionalmente, chamava a atenção das crianças para o início de cada história lida. Então, apresentava novamente as capas dos livros lidos pedindo que se lembrassem do início das histórias e procurassem a tirinha correspondente com o trecho inicial das mesmas. Em seguida, as palavras iniciais de cada história eram pintadas com giz de lousa colorido. Assim, através da comparação dos livros, fui mostrando para eles que nem sempre as histórias se iniciavam e terminavam da mesma maneira. No tópico seguinte, apresento as principais reflexões do trabalho desenvolvido até o momento.

CONSIDERAÇÕES: O trabalhado desenvolvido foi muito proveitoso, as crianças puderam refletir sobre as histórias, conhecer mais sobre cada uma delas e constatar as diferentes características atribuídas ao lobo na literatura infantil. No começo não foi muito fácil, pois, nunca havia trabalhado com leitura dessa forma, talvez por isso, as crianças tiveram um pouco de dificuldade em realizar algumas atividades, mas sempre que isso acontecia, eu voltava ao texto para que conseguissem realizá-las. Na atividade onde os alunos tiveram que falar sobre o conflito e o desfecho da história (Chapeuzinho Vermelho) as crianças disseram inicialmente que o conflito era, porque o Lobo tinha pego o caminho mais curto, então, retomei a leitura e li o trecho da história para que as crianças pudessem verificar se aquilo que estavam dizendo era o correto. Até que dois alunos (Maycon e Davi) disseram que o conflito era porque o lobo tinha enganado a Chapeuzinho Vermelho e assim, outros alunos foram complementando a ideia. Em relação ao desfecho da história foi mais tranquilo para os estudantes falarem. Sobre o ensino da compreensão leitora, com as atividades realizadas pude instigar as crianças a antecipar como seriam as histórias, seus personagens, como seria o final de cada uma delas etc. E apesar de nem sempre acertarem, as hipóteses eram checadas e, assim, as crianças iam percebendo seus erros e acertos, e diziam: “errei”, “nossa não era isso...”. Quanto à situação observada durante o processo de ensino sobre a ideia das crianças de que as histórias se iniciavam e finalizavam sempre da mesma maneira, vale destacar, que um aluno (Kleber) com as intervenções que realizei, verbalizou “era uma vez é só em contos de fada”. Considerando a pouca devolutiva das crianças nesse aspecto, pude perceber que esse conhecimento precisará ser mais vezes explorado, pois muitos estudantes ainda trazem nos recontos, que são convidados a realizar após as leituras, a ideia do “era uma vez” e do “felizes para sempre”. Na proposta de atividade em que deveriam me dizer “qual era a intenção do lobo” nas histórias: Chapeuzinho Vermelho, Chapeuzinho Redondo, Quando o Lobo tem fome e A fome do Lobo, a partir das capas dos livros os alunos relataram o que o lobo queria fazer, como na história da Chapeuzinho Vermelho, eles disseram que o lobo queria comer a vovó e a Chapeuzinho e a cada título apresentado souberam identificar e relatar sem dificuldade. Ao final percebi que a turma gostou de realizar essa atividade. Fiquei muito contente, com o desempenho dos alunos, observei que é possível trabalhar dessa forma. Por meio do trabalho aqui relatado os alunos desenvolveram estratégias de compreensão dos textos lidos, conheceram melhor a estrutura interna dos contos, pois, tiveram oportunidades de leituras variadas. Esse trabalho trouxe novos conhecimentos para os alunos e também para mim, pois pude repensar minha prática pedagógica. Cabe destacar ainda, que outros desdobramentos irão ocorrer, pois, como explicamos inicialmente, a temática sobre lobos abrange conteúdos da área de indivíduo e sociedade e há conteúdos de leitura, que precisarão ser retomados.

REFERÊNCIAS: BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006 cap. 3. BRANDAO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. (Org.). Ler e Escrever na Educação infantil: discutindo praticas pedagógicas. 2ª ed. Belo Horizonte: Autentica, 2011. LIMEIRA, Currículo da Rede Municipal. Limeira: Secretaria Municipal de Educação, 2019. ADAMS, George: Livro de Histórias – Traduzido por Ana Cecilia de Barros – Chapeuzinho Vermelho - São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1996 NAUAMANN-VILLEMIM, Christine, Quando o Lobo tem fome – São Paulo, Berlendin &Vertecchia, 2012 PENNART de, Geoffroy, Tradução Gilda de Aquino: Chapeuzinho Redondo – São Paulo, Escarlate, 2013 RAMAPAZO, Alexandre: Este é o Lobo – São Paulo, Ed. Rocco, 2017 VASCONCELOS, Claudia: A Fome do Lobo - São Paulo, Iluminuras, 2012