SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
CI DINAH BERTOLINI DE MORAES - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): MARCELA CAGNIN HERGERT

UNIDADE ESCOLAR: CI DINAH BERTOLINI DE MORAES

TÍTULO: VAMOS ÀS COMPRAS?

TEMPO: De Abril a Junho/2019

INTRODUÇÃO: O projeto foi elaborado para a 2ª Etapa A do C.I. Dinah Bertolini de Moraes, a classe é composta por 20 alunos, entre 5 e 6 anos, período de apropriação de novos conteúdos. São crianças ativas, curiosas e interessadas. O projeto foi elaborado com o intuito que os alunos reconheçam o Sistema Monetário Brasileiro, compreendendo as relações de troca entre dinheiro e mercadoria que permeiam nossa sociedade, bem como para qualificar a linguagem oral por meio de relatos de experiências vividas e ampliar a participação em situações de produção escrita envolvendo alguns gêneros. Desta forma surgiu a ideia de criar um supermercado em sala de aula com materiais recicláveis trazidos pelos alunos. Sabendo da relevância do jogo de papéis, atividade guia no período pré-escolar, como um fator decisivo para o aprendizado das crianças e do papel do professor, foram planejadas situações lúdicas para que os alunos vivenciassem diversas situações relacionadas ao sistema monetário. Para a realização das atividades do Projeto foram elaboradas várias etapas envolvendo as disciplinas de Linguagem Matemática e Linguagem Verbal permitindo aos alunos contemplarem conteúdos propostos no currículo de uma forma significativa. Dentre as etapas realizadas ressalta-se a Leitura disparadora do livro “Como se fosse Dinheiro” (Ruth Rocha). A partir da leitura foram realizados questionamentos com os alunos sobre as relações de compra e venda e do uso do dinheiro como forma de pagamento e brincadeiras para que vivenciassem o uso do sistema monetário. A visita ao Supermercado Savegnago foi um dos destaques do projeto, devido à experiência concreta da organização e funcionamento de um supermercado, a elaboração prévia do roteiro de visita e a organização de um mercado para brincadeira em sala de aula.

OBJETIVO: Linguagem matemática: -Reconhecer os elementos do Sistema Monetário Brasileiro (cédulas e trocas); -Realizar, em situações lúdicas, trocas entre dinheiro e mercadorias compreendendo a função social do Sistema Monetário; -Perceber os critérios de organização dos produtos em um supermercado; -Reconhecer preços dos produtos; -Realizar pesquisas de preços; -Classificar objetos; -Reconhecer os números e a função social: quantificar; -Compreender a ideia de juntar e retirar Linguagem verbal: -Adequar o uso da linguagem a diferentes situações comunicativas; -Relatar fatos e acontecimentos em sequência lógico-causal; -Reconhecer a função social dos diferentes gêneros; -Reconhecer as partes que compõem os gêneros: lista, bilhete; -Produzir oralmente (professor escriba) de acordo com o contexto e suas especificidades (relato de experiência, roteiro de observação, bilhete, lista)

CONTEÚDO: Linguagem Matemática: -Álgebra: classificação; -Grandezas e medidas: Sistema monetário brasileiro (cédulas, moedas, trocas entre dinheiro e mercadoria); -Números e operações: leitura e compreensão dos números em suas diferentes funções sociais, representação numérica, situações problemas com apoio de material manipulativo envolvendo a ideia de juntar (adição) e subtração(retirar) Linguagem Verbal: -Oralidade: comunicação oral sobre fatos vividos, comunicação oral em situações cotidianas, adequação da linguagem a diferentes situações comunicativas; -Leitura: leitura de diferentes textos e gêneros (placas, cartazes, folhetos), função social dos textos lidos, reconhecimento das partes que compõem o gênero: bilhete e lista, manuseio de portadores textuais; -Produção: práticas de produção de escrita de textos com (professor escriba) considerando: gênero trabalhado (silhueta), sentido a partir de uma situação dada, função social do gênero trabalhado, utilização da estrutura composicional: bilhete, lista, detalhamento da ordem lógico-causal fatos vivenciados ou observados (relato de experiência vivido)

ENCAMINHAMENTOS: O Projeto iniciou-se com a leitura do livro Como se fosse dinheiro da autora Ruth Rocha, seguido pela roda da conversa, em que buscamos compreender o uso do dinheiro como forma de adquirir produtos e comparamos o uso do dinheiro na atualidade com as trocas por mercadorias realizadas antigamente. Num segundo momento, os alunos foram levados a refletir sobre as situações em que usamos dinheiro, levantando hipóteses sobre a utilização do Sistema Monetário. Nesta ocasião, realizamos uma lista com os supermercados conhecidos pelos alunos e foi apresentada a proposta de uma visita a eles. Após contato com a gerência do Supermercado Savegnago, próximo ao Centro Infantil, e mediante a autorização dos responsáveis, agendamos a visita. Anterior a visita, realizamos a produção oral do roteiro de observação, sendo o professor escriba, neste foi elencado o que deveria ser observado: como é feita a organização dos produtos no supermercado, onde ficam os preços, como estão organizados os funcionários, quais as funções de cada um, qual a linguagem utilizada na comunicação com os clientes, quais as formas para pagamento dos produtos adquiridos, a limpeza do local, entre outros. Após alguns dias realizamos a visita ao Supermercado Savegnano com as crianças e a equipe escolar. A visita foi acompanhada por uma funcionária que apresentou as seções, explicou as funções de diversos funcionários e respondeu as perguntas feitas pelos estudantes. Conhecemos a cozinha onde são produzidos todos os produtos da padaria e também os setores de depósitos e cadastro de mercadorias. Os alunos foram agraciados com um café da manhã oferecido pelo Supermercado. Após realizada a visita, as crianças observaram as fotos tiradas no supermercado e retomamos oralmente os pontos principais construindo um relato de experiência vivida. A professora foi a escriba da turma e os alunos relataram oralmente o que mais gostaram, o que aprenderam, a forma de organização do espaço e dos produtos. Neste momento retomamos também o roteiro produzido antes da visita, para verificarmos se foram observados todos os itens elencados. Foi proposto aos alunos a criação do nosso supermercado em sala de aula. Para isso os alunos produziram oralmente um bilhete solicitando aos familiares o envio de embalagens vazias, a professora foi escriba. Sugeri que criássemos um nome para nosso supermercado, os alunos sugeriram diferentes nomes. Para a escolha realizamos uma votação, o nome vencedor foi “Supermercado Bis”. A escolha desse nome se deve ao fato de que durante a visita compramos o chocolate citado. Após o prazo estipulado para a entrega das embalagens recicláveis começamos a organização classificamos os produtos relembrando a organização do supermercado visitado. Devido ao pequeno espaço em sala, sugeri que dividíssemos as prateleiras em higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos. As prateleiras foram confeccionadas pelas monitoras com caixas de papelão. Também foi construída uma geladeira para produtos que necessitassem de refrigeração. Os produtos foram etiquetados, para isso foram feitas leitura e análise de folhetos para observação dos preços de produtos, as etiquetas foram coladas pelos próprios alunos com valores estimados de R$ 1 a R$ 10. Em outro momento foram organizados grupos de 4 alunos para a brincadeira, combinamos que seria melhor trabalharmos em grupos pequenos. Ficou estabelecido que não brincaríamos todo dia, mas que todos brincariam durante os revezamentos dos grupos. No dia da brincadeira definimos os papéis de cada aluno: caixa, consumidor e repositor. Foram apresentadas as notas e moedas para pagamento dos produtos adquiridos e a caixa registradora com leitor de código de barras, trazida por uma aluna. A cada dia foram criadas situações diferentes a partir das intervenções da professora: leitura de lista de compras preparada previamente pela professora (alguns alunos conseguiram ler e assim auxiliavam os que ainda não conseguem), uso da caixa registradora para verificar o total gasto nas compras, análise do valor da compra, análise da quantia apresentada para pagamento e a necessidade ou não de troco. Após dias de brincadeiras solicitei que relatassem oralmente como foi o desenvolvimento do projeto, o que aprenderam com a visita ao Supermercado Savegnago, com a criação do nosso supermercado e momentos de brincadeiras de compra e venda. Também foi solicitado à mãe da aluna Maria Eduarda que trabalha no Savegnano como cartazista que realizasse um relato escrito sobre a importância do projeto desenvolvido em sala de aula. O relato foi lido aos alunos.

CONSIDERAÇÕES: Os alunos foram avaliados em todos os momentos de acordo com os objetivos propostos. Em Linguagem Matemática os alunos adquiriram o conhecimento sobre o sistema monetário identificando a necessidade do uso do dinheiro para compra e venda de produtos, aprenderam a identificar e pesquisar sobre preços, classificar produtos, identificar a função dos números e assim reconhecer números menores que dez, que até então alguns alunos ainda possuíam dificuldades. Foi possível realizar intervenções durante todo o processo da brincadeira. No eixo de Linguagem Verbal o contato com as produções escritas e leitura de diversos gêneros possibilitou a ampliação do conhecimento sobre a estrutura de cada um. As produções possibilitaram a ampliação do vocabulário dos alunos. A recuperação de fatos vividos e sequência foi um dos objetivos propostos que foi contemplado durante a atividade de relato de experiência vivida. O uso da linguagem em diferentes situações de comunicação foi um dos conteúdos aprendidos durante a visita ao supermercado, os alunos puderam aprender com os funcionários do estabelecimento que explicaram sobre o uso adequado da linguagem formal no atendimento. Puderam trazer para a sala de aula conhecimentos já adquiridos em casa e nas vivências durante compras no supermercado, aprimorando e enriquecendo as aulas. Durante a construção do supermercado os alunos participaram ativamente de todas as etapas propostas, apresentando várias sugestões coerentes com cada encaminhamento necessário (visita, organização do mercado, escolha do nome, organização da brincadeira) Um dos pontos positivos que enriqueceu o projeto foi a visita ao Supermercado Savegnago, na ocasião as crianças puderam vivenciar na prática, conhecendo toda a estrutura e funcionamento do estabelecimento. Após a visita foi possível verificar que os alunos e principalmente a aluna Maria Eduarda demonstraram interesse na profissão da mãe da aluna que é cartazista do Supermercado. Em relato oral sobre a importância do projeto e sobre o que aprenderam, muitos alunos trouxeram as questões sobre os profissionais que atuam no mercado surgindo assim a possibilidade do trabalho sobre as profissões dos membros da família conteúdo do Eixo de Individuo e Sociedade. Deste modo o projeto foi de grande importância para todos que participaram, desde alunos, pais, monitores e professora.

REFERÊNCIAS: LIMEIRA, Currículo da Rede Municipal. Limeira: Secretaria Municipal de Educação, 2019. ROCHA,Ruth.Como se fosse dinheiro,ilustrações Walter Ono.Ed.Renov. São Paulo:FTD,2004.