SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
CEIEF JAMILE CARAM DE SOUZA DIAS, PROFA. - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): MAYRA CRISTINA CASEMIRO SIQUEIRA

UNIDADE ESCOLAR: CEIEF JAMILE CARAM DE SOUZA DIAS, PROFA.

TÍTULO: LENDO ARTE

TEMPO: Aproximadamente 20 horas aula

INTRODUÇÃO: A Arte se faz presente, desde as primeiras manifestações de que se tem conhecimento, como linguagem, produto da relação homem/mundo. Em um processo ativo de educação a aprendizagem em Arte dialoga com as diferentes linguagens e códigos, da imaginação criadora, e da visualidade; [...] (Fernanda Luiz) Essa sequência didática teve como direção desenvolver nos alunos o conhecimento de diversas obras e sua apreciação e auxiliar a leitura interpretativa utilizando- se da sinestesia. Pretendia-se também que os alunos criassem formas singulares de pensamento e expansão de suas potencialidades criativas por meio de experiências diversas.

OBJETIVO: ? Explorar a leitura através das linguagens artísticas. ? Estimular formas diferenciadas de apropriação de conteúdos. ? Estabelecer conexões interdisciplinares. ? Valorizar habilidades e repertório próprio dos alunos.

CONTEÚDO: Receita Contextualização de produções artísticas produzidas nos diversos movimentos e períodos Desenhos Texturas Partitura não convencional 3° ano Conto Contextualização de produções artísticas produzidas nos diversos movimentos e períodos Formas geométricas/ polígonos Gravações em áudio Sons corporais Propriedades do som (altura, timbre intensidade e duração) 5° ano Mito Contextualização de produções artísticas produzidas nos diversos movimentos e períodos Desenho Escultura Cinema Artes integradas(animações, vídeos e fotografia) Recursos técnicos teatrais (cenário, figurino, maquiagem, sonoplastia e iluminação) Coreografia

ENCAMINHAMENTOS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUÇÃO INICIAL As aulas se iniciarão da mesma forma para todas a séries envolvidas, com roda da conversa em ambiente externo a sala de aula com o tema a ser trabalhado :leitura. Os alunos serão questionados quanto a significância da leitura de acordo com seu nível de escolaridade. Em seguida será feita a proposta de reflexão sobre como executar a leitura de um outro ponto de vista, trabalhando a questão de que “leitura traz o conhecimento de fora para dentro.” MÓDULO 1- LEITURA DINÂMICA Será apresentado aos alunos os gêneros textuais a serem trabalhados começando com a leitura formal. Em seguida começaremos a aglutinar sentidos e conteúdos curriculares para a assimilação da ideia da leitura dinâmica e artística, a princípio por meio de manifestações visuais (vídeos e imagens). -Para o 2º ano o gênero trabalhado será receita. A princípio receberão a letra da música do grupo Palavra Cantada: Sopa ainda sem melodia. O trabalho será realizado em grupos de 3 a 4 crianças que farão desenhos baseados na estrofe da música que cada grupo receberá e compartilharão entre si os resultados. -Para o 3° ano o gênero trabalhado será conto. Trabalharemos histórias de lobo com os livros Quando o Lobo tem Fome – Christine Naumann-Villemin e Procura-se Lobo de Ana Maria Machado. Teremos como apoio a história da Chapeuzinho Vermelho citada do repertório próprio das crianças, em aula dialogada. Os alunos farão ilustrações narrativas, de forma individual para compartilhar com os colegas. -Para os 5° anos o gênero trabalhado será mito. Trabalharemos o mito grego O voo de Ícaro. Os alunos farão ilustrações narrativas, de forma individual para compartilhar com os colegas. OBS: Ao compartilharem os trabalhos os alunos interagem de forma natural com a leitura de imagens, ao ponto que comentam detalhes e ausências do texto trabalhado. MÓDULO 2 - ASSOCIAÇÕES E PRODUÇÃO Serão inseridas referências e práticas técnicas ao exercício da proposta sensorial -Para o 2° ano; faremos a leitura das imagens do artista Giuseppe Arcimboldo (As Quatro estações, Cesta de frutas e O Jardineiro). As obras serão apreciadas tanto na técnica estética (pintura, cores texturas), quanto no contexto trabalhado. Ainda em grupos, faremos retratos com colagem utilizando gêneros alimentícios (grãos e tipos de macarrão). Neste momento executaremos a experiência de leitura auditiva com a música Sopa e os alunos construirão a partitura iconográfica usando os desenhos produzidos no primeiro módulo colocando-os em ordem a medida que percebem a sequência musical. -Para o 3° ano; faremos a leitura de imagens com as obras A tristeza do Rei – Matisse e Punchinello de Picasso. As obras serão apreciadas somente na técnica estética (recorte, formas, polígonos). Serão formados grupos de 5 a 6 alunos, para a elaboração de cartazes inspirados na prática usada pelo artista Matisse (recorte e colagem). O assunto a ser representado nos trabalhos serão quatro histórias de lobo eleitas pelos próprios alunos (Chapeuzinho Vermelho, Os Três porquinhos, O Lobo e os sete cabritinhos e A Loba de Roma). -Para os 5° anos; faremos a junção dos conteúdos, mito e cinema através da criação de filmes curta metragem. Neste momento serão separados grupos por habilidades próprias e elaboração de cronograma para atividades práticas, que serão embasadas no conhecimento já trabalhado pela professora anteriormente (cinema), com o auxílio do livro didático. MÓDULO 3 - REFLEXÃO, COMPREENSÃO E EXTRAPOLAÇÃO Os alunos farão o exercício de leitura e compreensão através de práticas do fazer artístico viabilizando o uso e apropriação do senso crítico. - Para o 2°ano; utilizaremos a canção Fome, do grupo Palavra Cantada, em concomitância com a referência visual da obra Abaporu – Tarsila do Amaral. A partir dessas informações, a turma será questionada oralmente sobre a relação contextual entre a imagem e a música. Após a compreensão das linguagens, os alunos produzirão uma releitura do quadro em questão. -Para o 3° ano; faremos o exercício de transposição de linguagens recontando os contos trabalhados de forma sonorizada usando instrumentos da bandinha, materiais sonoros e onomatopeias. Essa experiência será gravada pela professora com o uso do celular. -Para os 5° anos; faremos a execução dos cronogramas criados para a elaboração dos filmes. Uma turma criará, em grupos, cenários com materiais diversos (papeis, eva, palitos, algodão, entre outros) e bonecos com massa de modelar que serão fotografados pelos alunos com o aplicativo vídeoshop do celular da professora para elaboração da modalidade stop motion, sugerido pelo livro didático. A segunda turma irá trabalhar em grupos elementos da produção de um filme (cenário, iluminação, edição, performance e caracterização) orientadospela professora em forma de rodízio. Para a execução do plano os alunos levarão recursos de mídia (celulares, tablets, notebooks e afins). -Em último ponto trabalhamos esculturas em argila inspiradas em Rodin, valorizando a forma humana assim como na cultura grega. MÓDULO 4 - PRODUTO FINAL Os alunos farão a montagem de uma instalação com os trabalhos desenvolvidos durante o processo didático onde farão participação ativa da exposição.

CONSIDERAÇÕES: Acredito que essa atividade tenha proporcionado aos alunos momentos de integração, cooperativismo e uma expansão contínua de apreciação, reflexão e produção, em um contexto não somente artístico como interdisciplinar.

REFERÊNCIAS: • Amaral, Aracy A. Tarsila:suaobra e seu tempo. São Paulo 34 ed, 2003 • Barbosa, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino de arte. 6ed – São Paulo: Cortez,2001. • Dickins, Rosie. Tesouros da Arte. 1ª ed – São Paulo: Ciranda cultural ltda, 2013. • Dimarch, Bruno Fisher; Carlos Elias Kater e Solangege dos Santos Utuari Ferrari. Conectaados arte 5° ano. 1ª ed - São Paulo: FTD, 2018. • Machado, Ana Maria. Procura – se Lobo. 1ªed – São Paulo: Ática,2005. • Villemin, Christine Naumann. Quando o Lobo tem Fome. 1ª ed: São Paulo, 2012. • Exposições : • Neto, Ernesto. Exposição da instalação Sopro. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo. • Rodin, Auguste. Exposição Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo. Campinas: Istituto CPFL,2019 • Sites: • www.hisóriadasartes.com/prazer -em-conhecer/giuseppe -arcimboldo/ • https://mitologiagrega.net.br/o-voo-de-dedalo-e-icaro/ • http://palavracantada.com.br/