SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
CEIEF RAFAEL AFFONSO LEITE - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): GISLAINE CARDOSO DA COSTA

UNIDADE ESCOLAR: CEIEF RAFAEL AFFONSO LEITE

TÍTULO: PROJETO DE LEITURA: HISTÓRIAS E SURPRESAS - “A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO E COMO RECURSO A PARTIR DO LIVRO: O SANDUÍCHE DA MARICOTA (AVELINO GUEDES)”.

TEMPO: Cinco meses (em andamento).

INTRODUÇÃO: Neste relato apresentaremos um recorte do projeto que foi elaborado para dar subsídios aos professores nas aulas de leitura, criado para ser ferramenta durante o trabalho do ensino da compreensão de textos, além de tornar um momento prazeroso e significativo aos alunos. O projeto de leitura: Histórias e Surpresas visa trabalhar a leitura como objeto de ensino e a função social dos textos. Neste sentido, a professora coordenadora prepara uma caixa decorada com um livro, alguns textos (listas, bilhetes, convites) e uma surpresa para cada aluno. As professoras em sala de aula realizam todos os procedimentos que devem ocorrer antes, durante e após a leitura. Dentre estes procedimentos, na maioria das vezes, as professoras registram na lousa ou em cartaz as hipóteses dos alunos sobre o livro. Durante o trabalho com a compreensão do texto, os alunos vão verificando as hipóteses, eliminando, modificando ou acrescentando outras, de acordo com as informações que o texto apresenta. As professoras fornecem elementos contextuais que conferem maior sentido à leitura e favorecem a antecipação do assunto do texto. Os alunos são estimulados pelas professoras para a elaboração, o confronto de ideias e as justificativas de suas respostas e pontos de vista, construindo antecipações e inferências.

OBJETIVO: • Desenvolver o trabalho com a leitura como objeto de ensino. • Fazer uso competente das estratégias de leitura. • Compreender as finalidades do texto lido.

CONTEÚDO: Linguagem Verbal: • Leitura de texto verbal e não verbal. • Leitura de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido. • Função social dos diferentes gêneros. • Ativação de conhecimentos. • Conhecimento de partes que compõem o gênero: bilhete: destinatário, remetente e assunto; convite: destinatário, remetente e tema. • Localização de informações explícitas. • Levantamento e checagem de hipóteses. • Confronto com outros leitores sobre as interpretações geradas por uma leitura. • Tecnologia da Escrita - Sílabas canônicas e não canônicas. • Perceber as diferentes possibilidades de formação das sílabas. • Leitura para construir repertório – de linguagem – para produzir textos orais ou escritos (conto). • Leitura de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido. • Pronúncia correta das palavras. • Práticas de produção de reescrita com (professor escriba) ou produção oral (aluno) com destino escrito. Linguagem Matemática: • Comparação e classificação de objetos a partir de diferentes critérios. • Levantamento e organização de dados através de pesquisas diversas. • Maior/menor/igual. • Figuras planas. • Noções de massa. • Associação da quantidade com o número que a representa. • Reconhecimento da representação simbólica dos números até 20. • Sequência numérica, no mínimo, até 20 em situações lúdicas. • Traçado dos números. Indivíduo e Sociedade: • Grupos de alimentos da dieta diária: frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e outros. • Higiene alimentar: lavar frutas, verduras, legumes, cuidado no preparo dos alimentos etc.

ENCAMINHAMENTOS: Trabalhamos a compreensão de cada livro utilizado no projeto. Além do livro do mês, trabalhamos com a finalidade de outros textos e apresentamos uma surpresa para cada momento. As surpresas estavam relacionadas com as histórias e textos, por exemplo, o livro “Chapeuzinho Vermelho” trouxe uma cestinha de balas e até um lanche com o lobo mau. O livro “Jeremias, desenha um monstro” trouxe uma lousa mágica, “O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado” trouxe máscaras e morangos, “A galinha ruiva” um bolo de milho e assim o projeto todo está sendo recheado de belas surpresas nos momentos de leitura. O livro “O sanduíche da Maricota” trouxe deliciosos sanduíches e uma bagagem significativa de aprendizagem. Apresentamos aqui um recorte do projeto realizado, utilizando a leitura como objeto de ensino e como recurso a partir da história: O sanduíche da Maricota de Avelino Guedes. As turmas de maternais II, primeiras e segundas etapas realizaram encaminhamentos semelhantes quanto ao trabalho da leitura como objeto de ensino, ou seja, o objetivo das aulas foi o trabalho com a compreensão leitora. Dessa forma, as professoras apresentaram o livro “O sanduíche da Maricota” de Avelino Guedes aos alunos. Num primeiro momento mostraram a capa do livro (sem dizer o título) para os alunos, questionando e realizando um levantamento das hipóteses sobre o assunto do livro em um cartaz e na lousa anotaram os temas elencados pelos alunos. Na sequência, realizaram a leitura das imagens, fazendo questionamentos sobre qual seria o próximo personagem, qual seria o próximo ingrediente, ora ocultando o personagem e mostrando só o ingrediente, ora ocultando o ingrediente. Também foram realizados questionamentos como: Qual animal gosta de sardinha? E em nossa turma alguém gosta de sardinha? Qual animal prefere osso? Será que só os cachorros gostam de ossos? O que será este molho? Qual a cor que tem? E a banana, qual animal adora comer? Qual animal ama roer queijo? O que será que aconteceu neste momento? Qual personagem se tornou ingrediente do lanche? Quais animais se alimentam de outros animais? No final da história fizeram uma roda da conversa para falarem sobre as hipóteses previamente levantadas e o que de fato ocorreu na história. Foram retomados oralmente os principais trechos como início, conflito e final e alguns questionamentos: - O que aconteceu no final desta história? Vocês acham correto o que os animais fizeram? Como será que a Maricota se sentiu? Durante a leitura as professoras realizaram todas as intervenções para que os alunos compreendessem a história. Cada professora realizou os procedimentos que antecedem, intermedeiam e finalizam a leitura de acordo com as necessidades das turmas. Após o trabalho realizado com a leitura, as professoras das primeiras etapas utilizaram a história como recurso de aprendizagem. No primeiro momento, o trabalho utilizando o livro como recurso foi realizado da seguinte forma: as professoras mostraram a foto do Avelino Guedes, autor do livro e conversaram sobre sua biografia, apresentando algumas curiosidades como, por exemplo, que ele é um ilustrador e escreveu o título por receber vários palpites durante o processo de criação de um livro e este livro retrata exatamente isso, cada personagem indo até a Maricota palpitar sobre o que está faltando em seu sanduíche. A partir desse conhecimento as professoras realizaram uma roda da conversa com o seguinte tema: “Como seria o seu sanduíche?”, conduzindo e orientando os turnos de fala, bem como a pronúncia correta das palavras. Depois os alunos construíram uma lista dos recheios tendo as professoras como escriba. As professoras trouxeram revistas e recortes de receitas de comidas doces e salgadas e apresentaram aos alunos perguntando: - Para que serve este tipo de texto? Onde encontramos receitas? O que não pode faltar neste tipo de texto? Também levaram um cartaz da receita do “Sanduiche da Professora” com o recheio que ela mais gosta e realizaram a leitura com os alunos, identificando os ingredientes e o modo de preparo. No segundo momento, as professoras apresentaram um cartaz com a imagem dos animais da história. Em seguida, distribuíram letras móveis para os alunos “escreverem” os nomes desses animais estabelecendo relação entre som e grafia e fichas (de EVA) de sílabas que compõe os nomes dos bichos para conhecerem o número de sílabas da palavra construída. Depois, os alunos contaram quantos animais apareceram na história e realizaram uma pesquisa de dados com os personagens preferidos do livro: bode, gato, cachorro, abelha, macaco, rato e raposa. Ao contar os votos registraram o número em uma tabela na lousa, em seguida realizaram uma análise do animal escolhido, posteriormente confeccionaram um gráfico onde cada aluno colocou (tampinha/ palito) em cima do seu personagem, dando ênfase a estrutura que caracteriza o gráfico. No terceiro momento, as professoras levaram alguns ingredientes e alguns utensílios de cozinha para que os alunos separassem os elementos em dois conjuntos. Posteriormente com atividade reprográfica cada aluno classificou os ingredientes e utensílios. As professoras entregaram aos alunos um pouco de milho que foram colados de acordo com os números solicitados em atividade reprográfica, sendo que cada aluno contou e associou a quantidade ao número em sua representação gráfica. No quarto momento, as professoras mostraram imagens de galinhas de diversos tamanhos: maior/ menor e igual, em seguida cada aluno organizou suas imagens da menor para a maior. Os alunos receberam na sequência um quadrado de papel colorido e seguindo as orientações das professoras fizeram a dobradura da galinha, enfatizando sempre a identificação das figuras planas: quadrado e triângulo. No quinto momento, as professoras distribuíram massinha de modelar para cada aluno montar um sanduíche de sua preferência. Na sequência, apresentaram a balança digital e explicaram que é uma forma de medir a massa, conversaram sobre unidade de medida como Kg (quilogramas), em seguida pesaram uma folha de sulfite, e posteriormente cada aluno pesou o seu “sanduíche” com o sulfite. Para saber o peso real de cada “sanduíche” subtraiu-se o peso da sulfite e as professoras registraram na lousa a massa de cada “sanduíche”, em seguida fizeram uma tabela na lousa e compararam a quantidade. No sexto momento, os alunos assistiram a um vídeo sobre a importância da alimentação e higiene alimentar e observaram a pirâmide alimentar. As professoras abordaram os temas: alimentação saudável e qualidade de vida em roda da conversa. Na sequência, os alunos confeccionaram um cartaz com panfletos de supermercados identificando alimentos diários: frutas, legumes, carnes e outros importantes para uma boa alimentação. Depois do vídeo sobre higiene alimentar, as professoras levantaram juntamente com as crianças as atitudes de boas práticas de higiene cozinha da escola e que visam garantir a qualidade no preparo da comida: ações como o uso do avental, touca e luvas. As turmas realizaram uma visita monitorada à cozinha da escola para observação dessas práticas de higiene. Para finalizarmos o trabalho, cada criança escolheu o seu recheio favorito e montamos deliciosos sanduíches.

CONSIDERAÇÕES: As crianças demonstraram muito interesse durante todo o trabalho e se empolgaram em cada fase. Foi observado que alguns alunos não conheciam um sanduíche e certos animais, entretanto no momento da leitura, a maioria dos alunos já tinham conhecimentos prévios sobre os alimentos preferidos dos animais. Nesse momento os alunos conseguiram compreender que cada animal estava colocando o seu recheio preferido e que o recheio da raposa, era a própria galinha. As professoras relataram que este processo confirma que a leitura deve ser ensinada desde a Educação Infantil, pois ressaltaram que os alunos observaram expressões que nem elas haviam visto. As formações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação deram suporte teórico, aprimorando o projeto e a qualidade do trabalho docente na área de leitura. Realizamos em HTPC´s os estudos dos textos sugeridos pela SME e dos livros que foram trabalhados com os alunos, dessa forma discutimos como seria a prática em sala de aula. O principal objetivo do projeto foi trabalhar a leitura como objeto de ensino, porém o trabalho da leitura como meio também foi de extrema importância, pois as professoras puderam tratar de forma interdisciplinar muitos conteúdos do currículo de maneira lúdica e com muito significado. Após o trabalho realizado, as crianças se apropriaram dos conhecimentos, fazendo uso para a montagem do sanduíche, que foi uma atividade prática e lúdica. Os professores cumpriram a principal meta da leitura como fim e num novo planejamento acrescentaram ações da leitura como meio que enriqueceram ainda mais o trabalho.

REFERÊNCIAS: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. O ensino da compreensão e a formação do leitor: explorando as estratégias de leitura. In: BARBOSA, Maria Lucia Ferreira de Figueiredo (org). Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. LEAL, Telma Ferraz; MELO, Kátia Reis. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo (org). Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica 2006. LIMEIRA, SME. Currículo da rede municipal de ensino de Limeira. Secretaria Municipal de Educação. Limeira, SP – 2019.