SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
EMEIEF MARIA APP. DE LUCA MOORE, PROFA. - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): RUBIA MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA

UNIDADE ESCOLAR: EMEIEF MARIA APP. DE LUCA MOORE, PROFA.

TÍTULO: PROJETO INTERDISCIPLINAR DE ASTRONOMIA E ASTRONAUTICA

TEMPO: um trimestre

INTRODUÇÃO: A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares. É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem, preferencialmente, participar de modo voluntário. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. Ela ocorre totalmente dentro da própria escola e tem uma única fase, sendo que os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA todos os envolvidos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e, caso conquistem alguma medalha o nível de classificação também consta no certificado. O presente texto apresenta o projeto e seu produto final, relacionado ao tema “Astronomia e Astronáutica”, e desenvolvido desde o ano de 2016 com as turmas de 5º ano da Unidade Escolar E.M.E.I.E.F. Profª Maria Apparecida de Luca Moore. Desde o ano de 2014, nossa escola participa da O.B.A. (Olimpíada Brasileira de Astronomia e astronáutica), promovida pela Associação Brasileira de Astronomia e pelo Ministério de Ciências e tecnologia através da Agência Espacial Brasileira. Inicialmente contava com a participação apenas dos 4º e 5º anos e no ano seguinte, com a inclusão de todas as turmas fazendo as provas de nível 1 e 2, enviadas pelo Instituto responsável pela Olimpíada. Um dos objetivos é apresentar aos alunos os feitos históricos realizados pela humanidade no desenvolvimento da ciência e tecnologia, visando a compreensão do Universo e da exploração espacial e exploração espacial. Outro objetivo é oferecer recursos e instrução para produção e confecção de materiais para montagem de modelos científicos e apresentá-los na Feira de Astronomia e Astronáutica a fim de capacitar os alunos para realização da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Além de esclarecer sobre Astronomia e suas implicações no dia a dia, desmistificando alguns assuntos e ampliando o esclarecimento da comunidade interna e externa com respeito ao mundo que os cerca e do qual se tem tanta curiosidade. A avaliação é em nível nacional e, posteriormente, há a premiação com medalhas para as melhores notas. Neste âmbito, nossa escola só tem aumentado o número de medalhistas desde então. Reforçando que nossas atividades e conteúdos envolvendo o assunto, têm auxiliado melhor nossos estudantes.

OBJETIVO: Ciências: 1. Identificar as diferentes camadas da Terra e as diferentes regiões da atmosfera, bem como suas principais características; 2. Compreender os avanços da astronomia ao longo do tempo e a evolução dos instrumentos; conhecer alguns aparatos para observação do céu; aprender sobre alguns instrumentos astronômicos e reconhecer sua importância; conhecer algumas mulheres que deram importantes contribuições para a astronomia; Matemática: 1. Coletar e organizar informações em tabelas e gráficos de coluna comunicando resultados da pesquisa; 2. Interpretar mapas e localizar países; 3. Ler e interpretar números iguais e maiores que o milhão e o bilhão; 4. Compreender medidas de distância. 5. Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo, comparando o período de rotação (duração dos dias) e do movimento de translação (duração do ano) dos planetas do sistema solar. 6. Utilizar a reta numérica para a construção de linha do tempo. Geografia: 1. Localizar as principais bases de lançamento de foguetes do planeta, inclusive a base de Alcântara no Brasil. 2. Reconhecer as linhas imaginárias que dividem o globo. Língua Portuguesa: 1. Pesquisar sobre astros, instrumentos de pesquisa e a evolução da astronáutica em sites e livros para compor textos para a exposição; 2. Transmitir ideias ou resultado do estudo realizado; 3. Produzir texto para apresentação oral respeitando interlocutor e tema. 4. Expor oralmente os trabalhos com apoio de tablets, maquetes e cartazes. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS CONTEÚDOS EXIGIDOS PELOS ORGANIZADORES DA OLIMPIADA: 1. Associar o movimento de rotação à alternância entre dias e noites no planeta Terra; Identificar a diferença entre hora legal e hora sideral, com base na diferenciação entre convenções humanas e movimentos da Terra. 2. Entender conceitos básicos de Astronomia; Identificar todos os planetas do sistema solar, estrelas, ano-luz, origem do Universo através de recursos digitais (aplicativo Solar Walk Lite) e pesquisas em sites variados; 3. Conhecer a importância histórica das constelações e seus usos por alguns povos; Identificar conjuntos no céu noturno, relacionando-os ao conhecimento produzido por diferentes etnias e culturas; Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (mapas celestes e aplicativos digitais Solar Walk lite, entre outros); Reconhecer constelações na bandeira Brasileira; Compreender que um mapa celeste serviu de inspiração para a composição dos elementos da bandeira. 4. Entender que existe relação entre movimento de translação e as estações do ano; Reconhecer que a Lua muda de aspecto a cada dia; Associar o movimento da Lua ao redor da Terra ás mudanças de fase da Lua; Simular e observar a mudança de fases da Lua, concluindo sobre sua periodicidade durante o mês. 5. Conhecer por meio de pesquisas e vídeos a importância e o funcionamento de foguetes, sondas, satélites, telescópios, radiotelescópios, etc..

CONTEÚDO: Ciências: 1. Planeta Terra: camadas do planeta. 2. Exploração espacial: Histórico da conquista espacial; Instrumentos de pesquisa: satélite artificial, foguete, luneta, telescópio. Matemática: 1. Leitura, coleta, classificação, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos, de linhas e de setores; 2. Leitura de mapas, plantas, escalas e coordenadas cartesianas utilizando vocabulário geométrico e o 1º plano cartesiano; 3. Leitura e escrita (numérica e por extenso) de números naturais e racionais até milhão e bilhão; 4. Situações-problema significativas utilizando unidades convencionais de medida como km, m, cm, mm; t, kg, g, mg; l, ml; área, tempo e temperatura; 5. Intervalo de tempo (duração de um evento ou cálculo do horário de inicio ou fim de um acontecimento); 6. Localização de números naturais e decimais na reta numérica. Geografia: 1. Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas, fotografias aéreas, imagens de satélite e cartas (estado, regiões, país e continente); para localização das principais bases de lançamento de foguetes do planeta, inclusive a base de Alcântara no Brasil. 2. Globo terrestre: Paralelos e Meridianos. Língua Portuguesa: 1. Relatos de experimentos/pesquisa, registros de observação, experimentos, entrevistas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados, por escrito, oralmente ou por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. 2. Recuperação do contexto de produção: Gênero que se define por expor, transmitir, conteúdos de natureza científica. Sua finalidade discursiva pauta-se pela divulgação de conhecimentos acerca do saber científico. 3. Recuperação do contexto de produção: Gênero que se define por expor, transmitir, conteúdos de natureza científica. Sua finalidade discursiva pauta-se pela divulgação de conhecimentos acerca do saber científico. 4. Relato oral de experimento. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS EXIGIDOS PELOS ORGANIZDORES DA OLÍMPÍADA: 1. Movimentos de rotação, translação e alternância entre o dia e a noite. Duração do dia/noite. 2. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia; 3. Constelação e reconhecimento do céu 4. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. 5. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. 6. A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros e de outros países. Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble e demais telescópios espaciais. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA).

ENCAMINHAMENTOS: Antes da apresentação do conteúdo programático, foram realizados questionamentos para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Os temas relacionados à Feira de Astronomia e Astronáutica foram trabalhados nas diversas áreas do ensino, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e atualidades. Apresentamos os conteúdos e questionamentos, previstos nos livros didáticos de Ciências e Geografia que foi usado como lastro no desenvolvimento das atividades relacionadas a Feira de Astronomia e Astronáutica e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Apresentamos vídeos instrutivos relacionados à Astronomia e Astronáutica de canais gratuitos publicados em www.youtube.com previamente selecionados e divididos por temas: (a) Planetas do sistema Solar, (b) Astronáutica e tecnologia, (c) Luas, estrelas e natureza dos movimentos dos planetas. As crianças realizaram também leitura e interpretação de textos informativos contidos nos livros didáticos, e de outros textos trazidos para a sala de aula pelos professores a fim de complementar a gama de assuntos exigidas pela Olimpíada. Observado os elementos apresentados nos vídeos instrutivos relacionados à Astronomia e Astronáutica, os alunos foram separados em grupos, e receberam instruções para construção de modelos, em escala reduzida ou aparatos para demonstração dos fenômenos físicos relacionados aos temas da Feira de Astronomia e Astronáutica. Os alunos receberam o conteúdo a partir de textos elaborados abordando separadamente e interdisciplinarmente o os temas “a”, “b” e “c” para que sirvam de embasamento na apresentação oral dos modelos e experimentos. Com intuito de enriquecer os conhecimentos dos alunos realizamos um estudo de meio ao Museu Catavento nos dias 17 e 18 de abril (três grupos por dia), onde os alunos puderam visitar várias instalações dentre elas uma especifica sobre Astronomia. Foram realizadas apresentações prévias dos modelos e experimentos para que fossem propostos ajustes de postura para o momento das apresentações ao público. PARTE PRÁTICA: a) Planetas do Sistema Solar: • Construção do modelo do Sistema Solar; • Construção dos modelos dos planetas em EPS (isopor); • Confecção de cartazes contendo informações sobre cada um dos planetas; • Construção de modelos e experimentos que exemplificam características próprias de cada um dos planetas (vulcões, crateras, texturas, densidades, projeção da estrutura construtiva dos planetas); Modelos de planetas anões e exoplanetas. b) Astronáutica e Tecnologia: • Construção de modelos dos principais satélites e equipamento como Sputnik 1, Telescópio Hubble, rádio telescópios; • Construção de modelos de foguetes, naves, Ônibus Espacial, Estação Espacial Internacional - ISS, Saturno V, Apollo e Lunar Roving Vehicle, Discovery, Space X Falcon Heavy; • Confecção de cartazes contendo informações sobre os equipamentos e personagens históricos que marcaram o desenvolvimento e a exploração espacial como Yuri Gagarin, Neil Armstrong, Elon Musk; • Construção de cabines para experimentação sensitiva dos lançamentos dos equipamentos de transportes espaciais, bem como ouvir o beep emitido pelo satélite Sputnik e os sons do espaço já captados pelas sondas. c) Lua, Estrelas e Natureza dos movimentos dos planetas: • Construção de um modelo reduzido da Lua, onde são observados os efeitos da iluminação a partir de um ponto de luz representando o Sol observando a face iluminada e face oculta – ponto de foto e caixa das fases; • Construção de um modelo para exemplificação da ocorrência das estações do ano, marcação dos solstícios e equinócios devido a movimentação do planeta; • Construção de um modelo para exemplificar os movimentos da Lua, movimentos da Terra, e movimentos ao redor do Sol; • Confecção de um cartaz para apresentação dos mitos e lendas envolvendo curiosidades sobre a Lua; • Confecção de cartazes para apresentação dos calendários baseados nas fases da Lua (calendário lunar), movimentos da Terra ao redor do Sol (calendário solar); • Construção de modelo arquitetônico utilizado como tempo e observatório astronômico (inspiração Stonehenge, Inglaterra); • Confecção de cartazes contendo informações sobre as estações do ano; • Construção de experimento para demonstração do conceito de corpo iluminado e corpo luminoso; • Construção de um experimento onde observam-se os fenômenos físicos de difração e refração da luz no momento de mudança do meio de propagação; • Confecção de quadro contendo constelações; • Utilização da bandeira nacional brasileira para apresentação das constelações onde representa cada estado da federação. • Construção de modelo e experimento para apresentação do fenômeno do eclipse solar e eclipse lunar. Os alunos relataram oralmente as suas experiências obtidas após as apresentações realizadas na Feira de Astronomia e Astronáutica. Na finalização do projeto desenvolvemos uma pesquisa entre as salas do 1º ao 5º ano, onde os alunos pesquisaram as quantidades de visitantes de cada ano de escolaridade e construíram um gráfico com os dados obtidos.

CONSIDERAÇÕES: A Feira de Astronomia e Astronáutica ocorreu em três dias, com apresentação para os alunos, funcionários, pais e comunidade. Os alunos receberam o convite que foi enviado pelo caderno de recados, para envolver as famílias e o mesmo também foi disponibilizado nas redes sociais da escola, a fim de mobilização da comunidade. O evento aconteceu dias 25, 26 e 27 de abril, com a participação de todos os alunos do 5º ano, cada sala com um dos temas especificados nos encaminhamentos metodológicos. No sábado a escola recebeu alunos e professores da faculdade ISCA (Instituto Superior de Ciências Aplicadas), no evento aberto à comunidade denominado ESCOLA CIDADÃ. Neste dia houve atendimento jurídico gratuito à comunidade, lazer e diversão para as crianças. As pessoas presentes neste evento puderam visitar a feira, assim como alguns familiares que só puderam comparecer no fim de semana e acompanhar o desempenho do filho na apresentação da temática. A avaliação da OBA ocorreu no dia 17 de maio de 2019 nos horários das aulas regulares tendo o próprio professor da turma como aplicador respeitando as orientações contidas no regulamento. No ano de 2018 participaram da olimpíada 774.232 alunos distribuídos em 8.456 escolas no Brasil. Obtivemos nas escolas da rede municipal de Limeira 46 medalhas, sendo: 28 medalhas de bronze, 14 de prata e 04 de ouro. As mesmas foram entregues em cerimônia realizada no dia 06/11/ 2018 no Teatro Nair Belo- SME Limeira com a presença dos contemplados e seus familiares. Dentre elas nossa escola obteve 25 medalhas sendo 3 de ouro. Para o ano de 2019 estamos esperando que os números de medalhas aumentem.

REFERÊNCIAS: Buriti mais: Ciencias /Organizadora Editora Moderna; Obra oletiva concebida, desenvolvida, eproduzida pela Editora Moderna; editora responsável Ana Carolina de Almeida Yamamoto. -1 ed.-São Paulo: Moderna, 2017; (páginas 128 a 156) Currículo da Rede Municipal de Limeira – Secretaria Municipal de Educação – 2019; http://www.oba.org.br/site/; acesso em 29/06/2019; https://www.youtube.com/watch?v=bAToMxBRr8Q; https://youtu.be/QRQgoNtgwv4; https://www.youtu.be/EsU2WHFbM74; https://www.youtube.com/watch?v=ZmsAsX-apxU&list=PLhRb6DN6EFpOyRGi-OHJVZlmIqg7bW35d&index=8; https://www.youtube.com/watch?v=_UEdatQteMI; https://www.youtube.com/watch?v=ztFKgUa3LGI&list=PLhRb6DN6EFpOyRGi-OHJVZlmIqg7bW35d&index=7; https://www.youtube.com/watch?v=ZwxuINAu-Ls&list=PLhRb6DN6EFpOyRGi-OHJVZlmIqg7bW35d&index=6; https://www.youtube.com/watch?v=JbyWF-6qgpQ&list=PLhRb6DN6EFpOyRGi-OHJVZlmIqg7bW35d&index=6&t=0s; https://www.youtube.com/watch?v=coWtaJtJq_Q; https://www.youtube.com/watch?v=Ltwqj9fIjG0; https://www.youtube.com/watch?v=_APLh7vz9ZY; https://www.youtube.com/watch?v=IU9lbOSzIys; https://www.youtube.com/watch?v=aJBSaTVnlMY; https://www.youtube.com/watch?v=Vfp1bzJlQUw; https://www.youtube.com/watch?v=0_nUX61x3Cc;