SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
EMEIEF NESTOR MARTINS LINO, PROF. - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): ELIUDE OLIVEIRA SILVA DOS SANTOS

UNIDADE ESCOLAR: EMEIEF NESTOR MARTINS LINO, PROF.

TÍTULO: O PRAZER DE LER E PRODUZIR TEXTOS

TEMPO: 1º Trimestre de 2019

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO Levando em consideração a qualidade do ensino que queremos oferecer e levando em conta a necessidade e a importância da leitura, pensamos em um projeto que nos auxilie no estímulo a leitura, proporcionando um diferencial no currículo escolar dos nossos alunos. Sabemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O uso de celulares, computadores, videogames, TV e principalmente a falta de incentivo têm levado nossos alunos a perderem o interesse pela leitura e, como consequência, aparecem dificuldades marcantes quando solicitamos que realizem uma produção de texto ou expressem sua opinião relacionada a determinado assunto. Notamos indícios como vocabulário precário, reduzido, informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, de concordância e outras dificuldades. O projeto busca resgatar o valor da leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem, proporcionando aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto e o amor aos livros e estimular o hábito de leitura. Essa atividade é fundamental, pois é através dela que pesquisamos, retiramos a ideia principal do texto, aprendemos a utilizar a criticidade em nossas respostas e argumentos, aprendemos a nos posicionar diante as situações cotidianas. Acreditamos que através desse projeto, estaremos estimulando nossos alunos e alunas a buscarem nos livros momentos divertidos, prazerosos e muito conhecimento, levando nossos alunos a compreenderem melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo. Outro diferencial do projeto é o atendimento simultâneo aos alunos com dificuldade de aprendizagem que estão na recuperação contínua e o aluno atendido pela sala de recursos com laudo de TEA severo para o qual desenvolvemos atividades compatíveis com as suas especificidades.

OBJETIVO: OBJETIVOS: Despertar o gosto pela leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo do aluno; Promover o desenvolvimento do vocabulário; Diversificar o repertório de leituras; Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; Estimular o aluno com dificuldade de aprendizagem a participar das atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto; Criar condições favoráveis que levem os alunos com dificuldade a aproximar-se mais do conhecimento; Desenvolver atividades, métodos e procedimentos para trabalhar os conteúdos os quais os alunos apresentam dificuldades. Envolver a família como parceira responsável no desenvolvimento dos alunos.

CONTEÚDO: Recuperação do contexto de produção: Quem escreveu? Para quem escreveu? Qual a finalidade? Qual o contexto histórico? 1.Estrutura tipológica predominante: ordem do narrar (Cultura literária ficcional - descrição de acontecimentos/ações diferentes que se justapõem no tempo por meio de intrigas e que convergem para uma unidade temática). 2. Análise dos aspectos relacionados à textualidade (coesão, coerência, paragrafação e pontuação; 3.Ler por prazer estético. 4.Localização dos aspectos nucleares dos textos (informações mais relevantes). 5. Realização de leitura com colaboração; 6. Produção Autoria com escrita autônoma- do texto na íntegra ou de partes do texto que não se conhece: manual de instruções, cartas pessoais, cartas de leitor, carta de reclamação/ solicitação, diagramas, gráficos, tabelas simples, texto científico , poema, conto, autobiografia 7.Reescrita do todo ou partes do texto; 8.Fichamento de livros ; 9.Regularidades morfológico-gramaticais (adjetivos e substantivos): adjetivos que indicam lugar de origem- ESA ou ÊS no final; substantivos derivados de adjetivos que terminam com segmento sonoro /eza/ (ex; beleza, pobreza); coletivos que terminam com “l” (milharal, cafezal); substantivos terminados com o sufixo ICE (doidice, chatice); substantivos derivados que terminam com ÊNCIA, ANÇA E ÂNCIA (paciência, ciência, esperança, importância). -Regularidade morfológico-gramaticais (flexões verbais): verbos terminados em IZAR (agonizar, canalizar); verbos derivados de palavras cuja sílaba final usa s para representar o som /z/ (análise- analisar/ aviso- avisar); terminação em U para terceira pessoa do singular do pretérito (bebeu/ partiu falou); terminação em ÃO para terceira pessoa do plural no futuro e “M” (para outros tempos verbais).

ENCAMINHAMENTOS: ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS 1.Iniciamos o projeto de leitura apresentando a proposta aos alunos do 3º ano 1 numa Roda da conversa. Foram escolhidos gêneros diversos a serem trabalhados durante o trimestre (HQ, poesias, notícia, reportagem,piadas, contos, biografia). Também informamos aos pais sobre o Projeto de Leitura através de um bilhete no caderno de recado e posteriormente o assunto foi tratado pessoalmente na reunião de pais. Este momento foi fundamental, tendo em vista que a família seria nossa parceira. 2. Na sala de aula selecionamos alguns clássicos para leitura: Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Os Três porquinhos etc... e as fábulas ,contos diversos e Biografias . Os livros em destaques foram agrupados num expositor próprio num canto da sala para serem usados pelos alunos nos momentos de leitura individual ou coletiva. Essas atividades eram realizadas às segundas e quintas-feiras. O alunos escolhiam o livro faziam leitura , buscavam informações relevantes no texto sempre observando o desfecho de cada história. 3.Os alunos com dificuldades na aprendizagem sentavam-se com um colega que se dispunha a ler o conto. Em outro momento, esses alunos desenvolviam atividades diferenciadas para atender as necessidades específicas. 4.Após as leituras, os alunos realizavam reescrita dos textos lidos, primeiramente em rascunho e depois passavam a limpo num caderno próprio. 5. As sextas-feiras os alunos levavam um livro para casa a fim de que fosse lido em família. A família com ajuda do aluno realizava um resumo da história que era compartilhado numa roda da conversa em sala de aula. A escolha dos livros ficava a critério do aluno. 6. Foram também confeccionados dobradura de personagens pelos alunos e ilustrações dos contos lidos que posteriormente eram expostos no mural da sala de aula. 7. Outro momento marcante foi o preenchimento de ficha de leitura. A ficha de leitura foi importante para que o aluno pudesse observar outros aspectos da composição de um livro além do texto (edição,autor,ilustrador,editora, biografia). 8.Os alunos com dificuldades de aprendizagem desenvolveram atividades de reescrita de partes dos contos auxiliados por mim ou por um colega mais experiente. Também preencheram fichas de leitura fazendo pequenos resumos. 9. Na segunda fase do projeto os alunos levaram para casa livros retirados da Biblioteca da sala para lerem com as famílias. Isto ocorria todas as sextas-feiras, oportunizando a família momentos prazerosos de leitura. Esse momento era registrado numa ficha em que a família junto com o aluno recontava o conto lido. Esse momento do Projeto designamos “Leitura em família. No retorno, os alunos compartilhavam a experiência e liam os registros. 10.O aluno Luís Samuel (TEA) incluso, assistiu ao vídeo da “História da Chapeuzinho Vermelho”, e em seguida a professora AEE realizou a leitura colaborativa da história com o livro. Com as gravuras dos personagens o aluno realizou a pintura com guache nas cores : vermelho, marrom e amarelo(sempre com apoio da professora) . 10.Em outro momento, a professora utilizou prancha de EVA ( os personagens colocados com velcro) o aluno realizou a sequência didática da história com apoio da professora. Foi muito gratificante para aluno participar das atividades propostas também em nossa sala, porque houve interação com a nossa classe. 11.Além das narrativas escritas de contos infantis, a classe também assistiu aos filmes "Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho" e "Encantada", como proposta de narrativa fílmica. Esse momento foi muito interessante porque os filmes apresentavam uma proposta de releitura dos clássicos tradicionais. 12. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS : Produção de Mural: “Li, gostei e recomendo”, rodas de leituras, dramatizações,- leitura livre, fichamento, interpretação oral, leitura compartilhada em voz alta, Filmes de contos infantis , reescrita de histórias, produção de textos, confecção de mini livros, dobraduras, recorte e colagens, palavras cruzadas.

CONSIDERAÇÕES: CONSIDERAÇÕES FINAIS A leitura como objeto de estudo nunca foi tão discutida como está sendo nos últimos anos. Freire (2006, p. 22) define: “Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade. ” Diante dessa afirmação, compreende-se o verdadeiro significado de leitura e percebe-se que ler não é meramente decifrar os códigos linguísticos, mas também compreendê-los de forma com que os mesmos formem um significante. O ato de ler é bem mais que a definição da palavra propriamente dita, é entender, é interpretar, é debater, é comparar, é influenciar e ser influenciado, é propagar e é sentir o que o escritor tenta, através da escrita, demonstrar o que quer, o que sabe, o que pensa, o que imagina. Isto posto, encerramos o Projeto de Leitura com a classe do 3º ano 1 alcançando os objetivos traçados. Tivemos vários obstáculos no desenvolvimento do projeto que foram superados contando com o comprometimento dos alunos e da equipe gestora. No final todos tiveram a oportunidade de lerem bons livros e conhecer diversos gêneros textuais. Entendemos que há uma longa jornada para tornar esses pequenos alunos em grandes leitores, continuaremos firmes nesta caminhada.

REFERÊNCIAS: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2006. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.