SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
EMEIEF MARTIM LUTERO - RURAL - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): ALESSANDRA FRANCO

UNIDADE ESCOLAR: EMEIEF MARTIM LUTERO - RURAL

TÍTULO: CADÊ O LIXO QUE ESTAVA AQUI?

TEMPO: 1 ano

INTRODUÇÃO: O Bairro dos Pires vem ao longo do tempo passando por transformações sociais, econômicas, paisagísticas e principalmente ambientais. Com o aumento considerável das chácaras de recreio, o bairro tem apresentado sérios problemas tais como lixo produzido em grande quantidade e descartado muitas vezes em locais não apropriados, fossa negra ao invés de fossa séptica, poluição visual (placas e cartazes irregulares indicando eventos, festas colados e pregados em troncos de árvores, placas de sinalização, etc), poluição sonora (algumas chácaras são locadas para eventos, festas raves perturbando a tranquilidade dos moradores vizinhos). O projeto visa descobrir quais conhecimentos e opiniões os alunos, professores, funcionários, moradores, lideres locais possuem sobre a conservação da natureza e quais são os principais problemas da região. Muitas vezes questões ambientais são apresentadas e discutidas por políticos e grupos ambientalistas sem considerar a população local. É preciso buscar soluções conjuntas e mostrar a importância de se proteger os recursos naturais na comunidade local para se obter a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas que vivem próximas.

OBJETIVO: Diagnosticar problemas locais e sua inter-relação com outras problemáticas sociais e ambientais mais amplas. Com uma visão mais completa dos problemas, o educador estimulará a capacidade iniciativa dos alunos para resolvê-los por meio de dinâmicas e atividades nos quais os alunos possam imaginar diferentes formas de intervir e encaminhar a situação-problema, avaliando as consequências de cada uma das soluções pensadas. Conscientizar os alunos sobre os problemas da comunidade através de visita exploratória e entrevistas com moradores a fim de se identificar esses problemas e tornar os alunos sensíveis a eles. Identificar os locais de moradia da população. Caracterizar as habitações. Identificar os sistemas de água e esgoto do bairro bem como o destino do lixo doméstico. Identificar e localizar as florestas nativas do bairro. Caracterizar a fauna e a flora. Reconhecer a utilização dos recursos das matas como proteção dos cursos d’água, conservação do solo e proteção de lavouras contra o vento.

CONTEÚDO: Conteúdos 1º ano Identificação dos locais de moradia da população Caracterização das habitações Sistemas de água e esgoto Destinação do lixo doméstico Ciências Conteúdos: - Relação entre os fatores bióticos e abióticos nos ambientes citados ( moradia) - A utilização do ar, da água e do solo para a vida dos animais e das plantas: respiração, hidratação e habitat terrestre e aquático Geografia Conteúdos: - Moradia: espaço ocupado, localização, organização dos espaços, tipos de moradias, espaços de relações do grupo familiar e inserção dos espaços História Conteúdos:- Expressões que marcam a passagem do tempo ( hoje, ontem, amanhã) - Família e grupos sociais Matemática Conteúdos: - Função do número: contagem, medição, ordenação e codificação -Classificação, seriação e ordenação de objetos considerando diferentes atributos - Tempo: calendário, dia/semana/mês/ano/hora inteira ( relação entre períodos de tempo) - Leitura e interpretação de dados estatísticos ( tabela e gráficos) -Coleta de dados e organização de informações em listas, tabelas simples e em gráficos de colunas Língua Portuguesa Conteúdos: Vocabulário coerente ao tema e à situação de comunicação. - Leitura colaborativa com colegas e ajuda do professor, considerando o tema/assunto do texto, a situação comunicativa, relacionando sua forma de organização à sua finalidade ( cartaz) -Ativação de conhecimentos, antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos, checagem de hipóteses, redução de informação semântica, localização de informações (com orientação do professor) -Produção de textos compartilhada (em colaboração): Texto Científico 2º ano Identificação e localização de florestas nativas do bairro Caracterização da fauna e da flora Utilização dos recursos das matas Importância das áreas de mata como proteção dos cursos d’água, proteção de lavouras contra os ventos, conservação do solo Ciências Conteúdos: - Relação entre os fatores bióticos e abióticos nos ambientes citados (matas) - Cuidados para manter a qualidade do solo: evitar queimadas e descarte irregular de resíduos domésticos, conservando a cobertura vegetal do local - Cadeia alimentar: vegetais utilizados na merenda escolar ( seres produtores - Deteriorização de frutas e verduras ( cascas, sobras :experiência simples de compostagem) seres decompositores - Ciclo de vida dos vegetais e animais Geografia Conteúdos: - Componentes da paisagem dos lugares de convivência - Identificação de elementos no espaço por meio de imagens aéreas e/ou satélite - Mudanças e permanências dos lugares de vivência- imagens em diferentes tempos História Conteúdos:- Documentos que comprovam os fatos que marcaram a vida pessoal, famíliar, escolar e comunitária - Fontes históricas no presente e no passado Matemática Conteúdos: -Relações projetivas - Relações topológicas - Ideia de aleatório em situações do cotidiano ( “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis” - Coleta e organização de informações estatísticas em listas, tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas Língua Portuguesa Conteúdos: -Planejamento e produção em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, texto que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, peça de campanha de conscientização em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto: notícias, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, slogan. -Respeito às regras de interação discursiva (respeito aos turnos de fala)Relatos de observação -Leitura com fluência (80 palavras por minuto) e autonomia, demonstrando compreensão de diversos textos composto de palavras com sílabas canônicas (cv) e não canônicas (cvv, vc, ccv...) -Identificação da relação causa-consequência em trechos de um texto: texto científico -Localização dos aspectos dos textos (informações mais relevantes): diagrama, curiosidade, conto, notícia, reportagem e texto científico. -Obter uma informação geral e/ou informação específica: entrevistas, registros de experimentos, verbetes de enciclopédia, enquetes, relatos de experimentos, relato oral de experimento, texto x x x científico, ficha técnica. Comportamentos: Procurar e selecionar materiais de leitura (com orientação do professor). Procedimentos: Ler da esquerda para direita e de cima para baixo, iluminar as informações relevantes, realizar uma leitura pausada, cuidadosa e exploratória. -Relato de experimento -Identificar e reproduzir em a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem na passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário -Formatação e diagramação específica (digitais ou impressos) -Concordância verbal: igualdade de número e pessoa entre verbo e sujeito (sem inversão da ordem sujeitoverbo- predicado). -Compreensão do uso de letra maiúscula (nomes próprios, título e início de frases Autoria com colaboração (coletivo - professor/colega) do texto na íntegra ou de partes do texto que não se conhece: relato de observação/ entrevista -Planejar e produzir em meio impresso e/ou digital, considerando a situação comunicativa e tema/assunto, finalidade do texto, elementos de coesão utilizando repetições e/ou substituição, referência em geral, para continuidade do texto; coerência; pontuação e paragrafação.

ENCAMINHAMENTOS: 4. Encaminhamentos Metodológicos 1º ano Ciências Situação didática: Os alunos levarão uma tabela para casa onde deverão preencher por meio de observação, o que encontram no quintal/ jardim de casa: Seres vivos Luz solar ( ) Calor ( ) Umidade do ar ( ) Chuva ( ) Terra ( ) Pedras ( ) Vento ( ) Experiência: Os alunos deverão observar as duas listas que fizeram e quais são as características comuns dos seres vivos ( reprodução, evolução, manutenção do metabolismo) e quais características os diferenciam dos fatores bióticos. Os alunos deverão plantar feijões em dois vasos. Molhar a terra diariamente sem encharcar e pedir que observem por cerca de dez dias. Os alunos deverão escolher um animal ( pode ser de estimação) e em seguida fazer os seguintes questionamentos: • As plantas e os animais se alimentam? • Do que as plantas se alimentam? • Do que os animais se alimentam? • Animais e plantas crescem? • Do que os animais e as plantas precisam para se desenvolver? • Os animais e as plantas podem gerar seres semelhantes a eles? O professor deverá também trabalhar com os alunos os seres vivos que não conseguimos enxergar, verificando a existência de outros seres vivos além das plantas e dos animais. Para isto, coloque um pedaço de pão ou uma fruta dentro de um saco plástico transparente, amarre-o e coloque em um local onde ele não receba a luz do sol. Questione os alunos sobre o que irá acontecer com esse alimento após alguns dias. Com certeza os alunos responderão: vai estragar. Diante dessa resposta pergunte: “ o que é estragar?”, “como e por que isso irá acontecer”. Esta observação pode durar duas semanas, mas é possível observar os fungos antes desse tempo. Assim que os fungos ficarem visíveis a olho nu, o professor pode fazer os seguintes questionamentos: • Que seres vivos são esses? • Do que os fungos se alimentam? • Os fungos crescem? • Os fungos são capazes de gerar seres semelhantes a eles? Na próxima etapa, os alunos deverão colocar água em um copo e areia no outro, fechando-os bem. Após dias de observação, os alunos perceberão que não ocorreram mudanças. Questione-os novamente com as perguntas feitas sobre os animais e as plantas. Para finalizar, conclua com os alunos que os animais, as plantas, os fungos são fatores bióticos pois crescem, desenvolvem-se, produzem energia e podem gerar semelhantes. Já a areia e a água são fatores abióticos, pois não crescem, não se alimentam, não se reproduzem e não sofrem alterações ao longo do tempo. Geografia Situação didática: Em roda da conversa a professora mostrará aos alunos os tipos de moradias quais são mais apropriadas para cada lugar. Como tarefa de casa os alunos levarão uma pesquisa para ser respondida juntamente com os pais. PESQUISA 1- Minha casa é : ( ) de madeira ( ) de gelo ( ) palafita ( ) pau a pique ( ) alvenaria 2- Minha casa tem ____ cômodos. Anote a quantidade cada cômodo: ( ) cozinha ( ) banheiro ( ) quarto ( ) sala 3- Na minha casa moram _______ pessoas 4- Minha casa é: ( ) grande ( ) pequena 5- A água que utilizamos na nossa casa vem : ( ) do poço ( ) do sistema de distribuição 6- O esgoto da casa: ( ) História Situação didática: Para trabalhar este conteúdo os alunos deverão trazer fotos da casa em que moram, de casas antigas do bairro e após compararem os tipos de moradia levando em consideração o espaço, a decoração, a informatização, os alunos construirão um texto coletivo sendo a professora escriba. Farão também uma painel com as fotos coletadas. Matemática Situação didática: Os alunos deverão coletar os dados da pesquisa de geografia sobre os cômodos da casa, características da moradia para elaboração de um gráfico para posterior análise e comparações dos tipos de moradias. Com as fotos trazidas pelos alunos, estes irão classificar as casas de acordo com os critérios Antiga/Contemporânea. Após classificação e comparação das moradias, os alunos deverão perceber quais transformações as construções sofreram ao longo dos anos e o porquê dessas mudanças. Quanto à função dos números em seus contextos, os alunos deverão perceber ao longo das atividades o que ele representa como contar os dias da experiência, quantificar os dados das tabelas e gráficos, a representação dos anos e décadas nas transformações das moradias. Em casa os alunos deverão observar os fatores bióticos e abióticos e registrarem numa tabela. Língua Portuguesa Situação didática: Os alunos participarão ativamente nas observações e anotações dos experimentos que farão em ciências registrando individualmente, em dupla e coletivamente. Deverão oralmente participar da elaboração do cartaz com as informações relevantes sobre as transformações ocorridas nos tipos de moradias ao longo dos anos. Deverão ler e buscar informações na pesquisa que realizarão com os familiares bem como com os textos de apoio oferecidos pelo professor. 2º ano Ciências Situação didática: os alunos deverão observar em campo ( mata nativa) quais fatores bióticos e abióticos estão presentes naquele ecossistema. Na sala de aula farão uma lista que será registrada no caderno. Em campo deverão também observar a importância da matas como proteção para as lavouras. Na classe os alunos lerão o texto Quebra vento a fim de assimilarem alguns conceitos científicos. Numa tabela os alunos registrarão diariamente quais frutas e verduras foram servidas na merenda escolar ressaltando que estes são seres produtores ( o que significa Ser Produtor). Em sala de aula será feita uma mini composteira para experiência e observação. É importante que o professor esclareça a seus alunos sobre quais materiais não devem ser colocados no composto, como madeiras tratadas com pesticidas ou envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plástico, fezes de animais domésticos, papel encerado ou produtos que contenham qualquer tipo de plastificação. Na composteira também devem ser evitados gordura animal, por ser de difícil decomposição, restos de carnes, por atrair moscas, e revistas e jornais, que possuem decomposição lenta e podem ser reciclados. Vale lembrar que quanto menor o tamanho dos resíduos orgânicos e mais variada a sua composição, mais rápida a compostagem. Portanto, use diferentes materiais e prefira picá-los antes de colocá-los na composteira. Depois que a minicomposteira estiver pronta, faça diversos questionamentos a seus alunos, como: - Que fim terá os restos orgânicos colocados na minicomposteira? - O volume do composto colocado na minicomposteira irá aumentar ou diminuir? - Quais dos materiais colocados na minicomposteira irão se decompor primeiro? - Por que esses materiais orgânicos se decomporam? - O que é decomposição? - De onde vieram os micro-organismos que decomporam esse composto orgânico? Após vinte dias retire o composto orgânico da garrafa e peça para seus alunos fazerem uma inspeção detalhada, anotando tudo o que observarem. Nesse momento o professor pode fazer algumas perguntas como: - Quais alimentos já sofreram decomposição? - Quais os alimentos que ainda não sofreram decomposição? - Surgiu algum animal nesse composto? - Qual o cheiro desse composto? Feitas as observações, coloque o composto dentro da mini composteira e aguarde mais vinte dias. Passados os vinte dias, retire novamente o composto e peça aos alunos que observem, sempre anotando tudo. É bem provável que já ocorra o aparecimento de húmus, que se apresenta de cor marrom escura, cheiro de bolor, homogêneo e sem restos vegetais. Esse húmus pode ser utilizado como adubo em todos os cultivos e plantas. Na decomposição da matéria orgânica um líquido chamado de chorume poderá ser encontrado no fundo da garrafa. O chorume poderá ser utilizado como fertilizante. Geografia Situação didática: Os alunos assistirão um vídeo feito com drone de uma pequena parte do bairro em que aparecem uma araucária e plantação de feijão. Em seguida irão analisar imagens de satélite do bairro pelo Google Earth nas quais deverão observar os componentes das paisagens locais bem como identificar os elementos ( plantações, rio, casas, estradas, ruas etc). Os alunos farão uma visita ao antigo bosque do bairro, localizado bem próximo à escola e farão algumas observações do que ainda permanece no local ( elementos naturais/ culturais) comparados à foto antiga e ao relato de moradores que utilizavam esse local para lazer e recreação. Depois irão tirar uma foto ocupando a mesma posição e localização das pessoas de uma foto antiga tirada de quando o bosque era utilizado como espaço de lazer e recreação para os moradores dos Pires há décadas. História Situação didática: Os alunos farão uma visita ao antigo bosque do bairro, localizado bem próximo à escola e farão algumas observações do que ainda permanece no local ( elementos naturais/ culturais) comparados à foto antiga e ao relato de moradores que utilizavam esse local para lazer e recreação. Depois irão tirar uma foto ocupando a mesma posição e localização das pessoas de uma foto antiga tirada de quando o bosque era utilizado como espaço de lazer e recreação para os moradores dos Pires há décadas. Matemática Situação didática: Por meio das imagens/ vídeo do aplicativo Google Earth projetadas em tela os alunos irão acompanhar a localização da escola e os pontos em que ainda se encontra mata nativa. Os alunos deverão perceber a localização do rio em relação à geografia do bairro, a divisão das terras (formato espinha de peixe) para que todos os moradores tenham acesso ao rio; em relação à escola deverão observar o que tem localizado à direita, esquerda, em frente, atrás. Essa atividade de localização será realizada com as crianças posicionadas em frente à escola e por imagens aéreas a fim de se comprovar o que há localizado nas diferentes relações. Os alunos deverão no início da experiência de compostagem levantar hipóteses e ideias aleatórias como: O volume do composto colocado na minicomposteira irá aumentar ou diminuir? Quais materiais colocados irão se decompor primeiro ? Por quê? Diariamente os alunos deverão anotar em uma tabela se foi servido frutas, legumes, verduras . Após duas semanas os alunos construirão um gráfico com as informações: nº de dias em que foi servido somente verduras/legumes, nº de dias em que se serviu fruta, n°de dias em que se serviu frutas/verduras/ legumes. Língua Portuguesa Situação didática: Os alunos elaborarão coletivamente as perguntas que serão feitas ao entrevistado ( uma morador antigo) sobre como era o lazer no antigo bosque do bairro localizado perto da escola. Receberão o texto Quebra Ventos que deverá ser lido com fluência e compreensão , de cima para baixo e da esquerda para a direita respeitando as pausas explorando também conceitos e palavras desconhecidas a fim de conhecerem a importância das matas como quebra-ventos naturais que impedem a ação maléfica dos ventos na lavoura. Nesse texto os alunos deverão identificar a sua finalidade bem como sublinhar as informações mais importantes. Na sala de informática os alunos verão um vídeo e imagens aéreas do bairro dos Pires identificando as localização dos espaços com mata nativa. E com as observações que fizeram na mata nativa ( exploração em campo- Pires de Baixo) irão produzir um texto com todas as informações levantadas e observadas. Na elaboração deste texto deverão ir observando a concordância verbal, o uso de letra maiúscula, pontuação, paragrafação, coerência, a finalidade do texto. Neste texto os alunos também registrarão as observações e conclusões feitas por meio da experiência da composteira caseira utilizando as expressões corretas quanto a passagem do tempo.

CONSIDERAÇÕES: Com o projeto em desenvolvimento e com o que já foi trabalhado espera-se construir uma postura de cidadania que se expressa no comprometimento diante dos problemas socioambientais que cercam os alunos, comunidade e escola envolvidos através do processo de reflexão e análise. Elaborar de um produto final a ser partilhado com toda equipe escolar, pais e comunidade através de exposição de maquetes, mapas, cartazes e painéis e jornal. A educação ambiental nas escolas do campo deve compreender o pensar e o fazer, o agir e o refletir, a teoria e a prática. Deve adotar o diálogo como sua essência, apontar para a participação, discutir no coletivo, exigir uma postura critica, de problematização constante estabelecendo uma relação dialética entre os conhecimentos populares, de senso comum com aqueles já sistematizados.

REFERÊNCIAS: LIMEIRA. Currículo da rede Municipal. Limeira: Secretaria de Educação, 2019 Reflexão e práticas em educação ambiental: discutindo o consumo e a geração de resíduos? Juscelino Dourado, Fernanda Belizário, (org.0.—São Paulo: oficina de Textos, 2012