SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
EMEIEF ISMAEL PEREIRA LAGO, PASTOR - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): SIMONE BRANDÃO MONTEZELLI BILATO

UNIDADE ESCOLAR: EMEIEF ISMAEL PEREIRA LAGO, PASTOR

TÍTULO: TRABALHO COM CROQUIS

TEMPO: 8 h/a, 5 dias , em um período de 10 dias.

INTRODUÇÃO: As aulas planejadas visam uma grande preocupação com a função simbólica da cartografia dando significado a representações bidimensionais (croquis). Buscam atender o preparo do domínio espacial e facilitar para os estudantes a compreensão da realidade, a construção dos conceitos relativos à noção de espaço e a importância do trabalho escolar sobre o espaço e sua representação.

OBJETIVO: O estudante seja capaz de: identificar e interpretar imagens bidimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

CONTEÚDO: Conteúdo: Aplicação da linguagem cartográfica (espaço, território, lugar e região; tempo, paisagem e natureza). Conteúdo específico: Imagens bidimensionais (mapas e croquis) em diferentes tipos de representação cartográfica.

ENCAMINHAMENTOS: Primeiramente foi realizado um trabalho com os conteúdos: “Paisagem natural e paisagem cultural” e “Comparação da paisagem produzida pela ação humana, caminhos, moradias no município de Limeira” do eixo: “Conexões e escalas e Natureza, ambiente e qualidade de vida”, onde as crianças puderam observar e reconhecer através de vídeos e várias atividades realizadas em sala de aula, as diferenças e semelhanças entre a paisagem natural e humanizada. Para ilustrar, foi mostrado um vídeo do Bairro dos Pires, localizado na zona rural de Limeira; nenhum aluno conhecia e foi muito interessante observar o interesse das crianças pelo tema. Dessa maneira, foi colocada à equipe gestora a intenção de visitar a escola EMEIEF Martim Lutero e consequentemente, o bairro em que ela se localiza. Prontamente fomos atendidos e, portanto, as aulas de Geografia que serão relatadas a seguir, fazem parte de uma sequência didática que contempla o trabalho com a leitura e a elaboração de croquis. 1ª Etapa - 1 h/a Preparação para a visita Fazer uma preparação para a visita que faremos ao Bairro dos Pires: explicar que faremos a observação de paisagens diferentes da que eles estão acostumados porque não há muitas edificações, estradas pavimentadas, automóveis e pessoas circulando, etc. Oralmente, serão feitos questionamentos da expectativa deles com relação a isso: o que eles esperam observar na paisagem que iremos visitar? Conforme eles forem falando, será escrito na lousa e posteriormente registrado num cartaz pelo professor, e após a visita, faremos uma roda da conversa onde verificaremos se realmente eles estavam corretos. 2ª Etapa - 4h/a Visita ao Bairro dos Pires (EMEIEF Martim Lutero) Durante a visita, fazer vários questionamentos motivando e conduzindo os estudantes para uma prática de observação das paisagens visitadas. Retornando à sala de aula, fazer um paralelo e análise quanto às respostas dadas na aula anterior (reportar ao cartaz) levando os alunos a uma reflexão comparativa da expectativa e da realidade. Escolher uma entre as fotos que serão tiradas das paisagens no local da visita para, na próxima aula, os alunos representarem a mesma, fazendo uso do desenho de um croqui, possibilitando que os estudantes passem por uma experiência de descoberta e experimentação. 3ª Etapa - 2 h/a Atividade CROQUI Contextualizando: Após selecionar uma foto que apresente uma das paisagens que visitamos, mostrar essa imagem ampliada para que as crianças possam observar os detalhes, identificar os planos de visão de uma paisagem e oralmente, se expressarem. Após essas observações e intervenções da professora através de questionamentos as crianças, que estarão divididas em duplas, receberão uma foto dividida em planos (para facilitar o momento do contorno da paisagem) e terão que colocar uma folha de papel vegetal sobre a foto, prender com um clipe e traçar os contornos da paisagem. Logo após, farão a pintura, usando uma cor diferente para cada plano. Na próxima aula será elaborada a legenda na mesma atividade. Adaptação da atividade: O aluno Yago Hugo Martins Rauber, autista, será orientado a colorir os planos de paisagem com materiais diversos (com textura) juntamente com a estagiária que o acompanha. Um dos amigos da classe irá desenhar para ele no papel vegetal. 4ª Etapa - 1 h/a Atividade LEGENDA Contextualizando: Após a cópia no papel vegetal e a pintura da paisagem, será feita uma explicação do que é uma legenda para que os alunos possam elaborá-la de acordo com as cores que usaram. Por último, será oportunizado que relatem sobre o que aprenderam: “Após a atividade de separação dos planos de paisagem, algo mudou na forma de ver a imagem? Podemos representar de outra forma a realidade? Comparem com o primeiro olhar que tiveram”. 5ª Etapa Divulgação do trabalho na U.E.: As produções serão expostas no mural do corredor da escola.

CONSIDERAÇÕES: Notou-se um interesse enorme dos alunos com relação à visita a um bairro da zona rural do município, até porque muitos deles desconheciam o local. Dessa maneira, as atividades que sucederam a visita, foram realizadas com entusiasmo e interesse, já que as crianças tiveram a oportunidade de estarem no local de estudo. Acredito que essa experiência foi de fundamental importância para o sucesso das atividades. Os alunos não tiveram dificuldades em executá-las e fizeram de modo prazeroso. Acho importante relatar a interação entre os colegas nas duplas e como o trabalho realizado anteriormente com outros conteúdos, foram importantes para repertoriá-los no momento da visita. Tanto que as expectativas que eles tinham com relação ao que iriam encontrar no local, coincidiram com a realidade. Achei importante também, para enriquecer e repertoriar, levar um exemplo de croqui de uma situação real (feito pelo arquiteto Oscar Niemayer) do Palácio do Planalto para as crianças saberem como e porque essa forma de representação é utilizada pelos profissionais. A foto do Palácio também foi mostrada para fazerem uma comparação entre o croqui e como ficou após a sua construção. Neste momento da aula, os alunos ficaram curiosos em saber a localização de Brasília e como havia um mapa do Brasil colado no caderno de classe, foi mostrado a eles o estado de Goiás e consequentemente, a localização da capital do Brasil. Ressaltando que Brasília é o Distrito Federal, uma unidade de federação independente de Goiás que tem status diferenciado por sediar a capital federal.

REFERÊNCIAS: LIMEIRA, Currículo da Rede Municipal de Educação, Limeira, 2019. ALMEIDA, Rosangela Doin de. O Espaço Geográfico-Ensino e Representação. São Paulo: Contexto, 2011. SILVA, Edilson Adão Cândido da. Conectados Geografia, 3º ano: componente curricular geografia: ensino fundamental, anos iniciais, 1.ed. –São Paulo: FTD, 2018. ROSA, Pedro e SUCENA, Ivone Silveira. 1.Geografia.2.Ensino Fundamental I.,Coleção Anapiã, v.2, São Paulo : Escala Educacional, 2017 . https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/croquis-de-brasilia/ (croqui do Oscar Niemayer) http://www.planaltovirtual.com.br/o-tour-do-palacio-do-planalto (foto do Palácio do Planalto) http://www.dnit.gov.br/mapas-multimodais/mapas-multimodais/mapaBrasil220213.jpg/view (mapa do Brasil) https://www.youtube.com/watch?v=x7IMOEgedzY (vídeo do Bairro dos Pires - Limeira/SP)