SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
EMEIEF LIMEIRA - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): MARIA CRISTINA DA SILVA

UNIDADE ESCOLAR: EMEIEF LIMEIRA

TÍTULO: MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

TEMPO: Durante o ano

INTRODUÇÃO: A disciplina Matemática tem sido apontada nos resultados de nossas avalições como grande responsável pelo fracasso escolar. Nossa pretensão com este trabalho foi mostrar uma proposta mais interessante e prazerosa que despertasse, simultaneamente, o interesse e o raciocínio dos alunos nas aulas de matemática. As formações em HTPCs realizado pela coordenadora pedagógica da unidade escolar Regiane Pietrafesa, trouxe à tona várias discussões no âmbito escolar, pois a busca incessante de um caminho que apontasse soluções para o fracasso escolar, particularmente no ensino da matemática, nos colocou a todo o momento analisando as várias teorias educacionais, repensando a atuação pedagógica e o processo de ensino aprendizagem de modo que encontramos opções que contribuíram para um ensino mais eficaz e significativo. Através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, sendo livre para determinar suas próprias ações. O jogo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem do pensamento, da concentração e da atenção. Ensinar matemática através de atitudes lúdicas requer desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Considerando todas essas reflexões, foi que surgiu a ideia do trabalho diversificado com os jogos pedagógicos em sala de aula. No material disponibilizado pela coordenadora (Cadernos PNAIC 2014), encontraram-se inúmeros jogos matemáticos, os quais despertam na criança um nível muito bom de conhecimento, sendo este fundamental para a educação de qualidade e com excelente desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. Estes jogos representam um universo lúdico muito rico para ser vivenciado principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental. Enfatizamos neste trabalho, a importância dos jogos e desafios como metodologia de ensino nas aulas de matemática e como estes vêm sendo aplicados na escola em pesquisa, percebemos que ao jogar/brincar a criança utiliza vários conhecimentos matemático. Este recurso, quando convenientemente preparada é uma ferramenta pedagógica eficaz para construção do conhecimento matemático.

OBJETIVO: 1. Comparar quantidades. 2. Contar oralmente com compreensão. 3. Reconhecer quantidades. 4. Relacionar número a quantidade. 5. Ordenar números: crescente e decrescente. 6. Reconhecer: sucessor e antecessor de números. 7. Reconhecer: Igualdade e desigualdade de quantidade. 8. Compreender valor posicional dos números. 9. Compreender ordens decimais: unidades e dezenas. 10. Compreender metade- partes iguais. 11. Compreender dobro- somar parcelas iguais.

CONTEÚDO: 1. Correspondência biunívoca. 2. Associação da quantidade com o número que a representa. 3. Ordens decimais. 4. Valor posicional dos números. 5. Composição e decomposição de números naturais. 6. Apresentação de diferentes estratégias de resolução de problemas e cálculos. 7. Conceito de Metade: Dividir partes iguais 8. Conceito de Dobro: Multiplicar por 2 ou somar parcelas iguais.

ENCAMINHAMENTOS: 1-Jogo “As duas mãos” Material utilizado: 1 dado para cada grupo; Palitos de picolé para cada grupo (quantidade de acordo com o objetivo do professor); Atilhos para amarrar os palitos; 1 tabuleiro, com as duas mãos desenhadas, para cada participante (os alunos passaram tinta têmpera nas mãos para marcá-las na folha). Número de jogadores: 2 a 4 participantes. Regra: Cada um, na sua vez, lança o dado. A quantidade que aparecer na face superior do dado após seu lançamento, corresponderá ao número de palitos que devem ser recolhidos pelo jogador e colocando na imagem que reproduz os dedos das mãos. Passa a vez para o próximo jogador. Na rodada seguinte, se pega novamente a quantidade de palitos de picolé que sair na jogada do dado, colocando um em cada dedo das mãos do seu tabuleiro, não podendo colocar dois palitos em um mesmo dedo. Os palitos que porventura sobrarem devem ser colocados novamente em cada um dos dedos. A cada rodada, continua-se colocando um palito em cada dedo, de acordo com os números que saíram no dado. Quando em todos os dedos houver um palito, devem-se recolher os 10 palitos e enlaçá-los com o atilho, formando um grupo com 10 e colocando-o no tabuleiro. Ganha o jogo quem fizer mais pontos após o número de rodadas estipuladas pelo professor. 2- Encontrando o número certo Materiais: Um pote vazio no centro da mesa de jogo; Palitos ou canudinhos- ( quantidade de acordo com o objetivo do professor); Tabela de números de 1-99 Tabela – D/U Ligas elásticas; Regras do jogo: Para preparação do jogo, cada grupo recebe um pote com uma determinada quantidade de materiais. Cada grupo deve organizar a quantidade que recebeu em agrupamentos de 10 em 10. A seguir deve contar os agrupamentos que consegui montar e registrar na casa das unidades e dezenas, logo após deve localizar o número na tabela e pintar. Depois a professora utilizará esses números para trabalhar conceitos como antecessor, sucessor, maior, menor, ordem crescente e decrescente, par e ímpar, etc. 3-Viagem à lua Material: Trilha numerada de 1 a 50 1 dado com os números 1, 3, 5, 8, 10 e 12 Marcadores (1 para cada jogador) Número de jogadores: 2 a 4 participantes. Regras: Cada jogador posiciona seu marcador na casa de número 0 (zero). Quem começa o jogo deve lançar o dado e andar com o marcador na trilha da seguinte maneira: se tirar no dado um número ímpar, dobra o valor e avança o resultado obtido; se tirar no dado um número par, calcula a metade do valor e avança o resultado obtido. O jogador deve seguir as instruções das casas especiais caso seu marcador pare em uma delas. Vence quem chegar primeiro na casa de número 50. 1-Jogo “As duas mãos” Material utilizado: 1 dado para cada grupo; Palitos de picolé para cada grupo (quantidade de acordo com o objetivo do professor); Atilhos para amarrar os palitos; 1 tabuleiro, com as duas mãos desenhadas, para cada participante (os alunos passaram tinta têmpera nas mãos para marcá-las na folha). Número de jogadores: 2 a 4 participantes. Regra: Cada um, na sua vez, lança o dado. A quantidade que aparecer na face superior do dado após seu lançamento, corresponderá ao número de palitos que devem ser recolhidos pelo jogador e colocando na imagem que reproduz os dedos das mãos. Passa a vez para o próximo jogador. Na rodada seguinte, se pega novamente a quantidade de palitos de picolé que sair na jogada do dado, colocando um em cada dedo das mãos do seu tabuleiro, não podendo colocar dois palitos em um mesmo dedo. Os palitos que porventura sobrarem devem ser colocados novamente em cada um dos dedos. A cada rodada, continua-se colocando um palito em cada dedo, de acordo com os números que saíram no dado. Quando em todos os dedos houver um palito, devem-se recolher os 10 palitos e enlaçá-los com o atilho, formando um grupo com 10 e colocando-o no tabuleiro. Ganha o jogo quem fizer mais pontos após o número de rodadas estipuladas pelo professor. 2- Encontrando o número certo Materiais: Um pote vazio no centro da mesa de jogo; Palitos ou canudinhos- ( quantidade de acordo com o objetivo do professor); Tabela de números de 1-99 Tabela – D/U Ligas elásticas; Regras do jogo: Para preparação do jogo, cada grupo recebe um pote com uma determinada quantidade de materiais. Cada grupo deve organizar a quantidade que recebeu em agrupamentos de 10 em 10. A seguir deve contar os agrupamentos que consegui montar e registrar na casa das unidades e dezenas, logo após deve localizar o número na tabela e pintar. Depois a professora utilizará esses números para trabalhar conceitos como antecessor, sucessor, maior, menor, ordem crescente e decrescente, par e impar, etc. 3-Viagem à lua Material: Trilha numerada de 1 a 50 1 dado com os números 1, 3, 5, 8, 10 e 12 Marcadores (1 para cada jogador) Número de jogadores: 2 a 4 participantes. Regras: Cada jogador posiciona seu marcador na casa de número 0 (zero). Quem começa o jogo deve lançar o dado e andar com o marcador na trilha da seguinte maneira: se tirar no dado um número ímpar, dobra o valor e avança o resultado obtido; se tirar no dado um número par, calcula a metade do valor e avança o resultado obtido. O jogador deve seguir as instruções das casas especiais caso seu marcador pare em uma delas. Vence quem chegar primeiro na casa de número 50.

CONSIDERAÇÕES: Ciente de que a avaliação é um acompanhamento do caminho que o estudante está trilhando, ocorreu durante todo o processo do desenvolvimento das propostas de aprendizagem, envolvendo a observação do estudante, bem como seu desempenho individual e no grupo, caso se fez necessário, os professores realizaram intervenções pontuais, buscando o desenvolvimento integral do educando. As anotações realizadas pelos professores durante o desenvolvimento das propostas foram importantes para que os mesmos pudessem sistematizar o caminho mais adequado para verificar a intensidade do entendimento dos estudantes envolvidos, podendo assim buscar caminhos que auxiliaram para atender as dificuldades encontradas, superando-as durante o processo e desenvolvimento dos trabalhos. No jogo “ As duas mãos”, os estudantes consolidaram a contagem até dez e aumentaram a compreensão da quantidade com a organização de 10 em 10 para construção de números maiores. A formação em HTPC favoreceu a reflexão da importância da utilização de metodologia diversificada como os jogos matemáticos, para oportunizar aos estudantes a ampliação de seus conhecimentos matemáticos. No jogo Encontre o número certo, houve erros nas contagens e tiveram que contar novamente, então, a professora checou os resultados que os grupos haviam feito, verificando o número colocado na tabela. Após as contagens serem realizadas, os estudantes elaboraram problematizações.. A medida que as crianças foram reconhecendo os números e se auto corrigindo e também pelos coleguinhas e a professora, “A Tabela” de números de 0 a 99 deixou de ser estranha e todos começaram a fazer contagem sem pular números e reconhecer números mais altos dentro da tabela explorada. Estas sugestões de matemática, apresentada pela coordenadora em HTPC de formação foram excelentes recursos para que todas as crianças consolidassem o entendimento da construção do sistema de numeração decimal. No jogo Viagem a lua, cada estudante recebeu uma folha de papel para fazer seus cálculos caso fosse necessário, porém, observou-se na competição que as crianças começaram a agilizar os cálculos mentais, de tal maneira que todos em pouco tempo nas primeiras rodadas já dominavam o jogo , suas regras e o conteúdo Matemático que foram trabalhados. Todas as atividades propostas atingiram os objetivos propostos, pois pode-se observar um avanço na aprendizagem em relação aos conteúdos de construção do sistema de numeração decimal.

REFERÊNCIAS: LIMEIRA, Currículo da Rede Municipal de Limeira, 2019. LIMEIRA, Deliberação CME nº 02 de 08 de novembro de 2016, Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Limeira. LUKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo; Cortez, 1994. SOARES, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo e a Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011 Secretaria de Educação Básica. Diretoria de apoio à gestão educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: quantificação, registros e agrupamentos. Brasília: MEC, SEB, 2014. Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de apoio à gestão educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal . Brasília: MEC, SEB, 2014. Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de apoio à gestão educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na alfabetização matemática. Brasília: MEC, SEB, 2014. Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de apoio à gestão educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização Matemática. Brasília: MEC, SEB, 2014. PN na Escola: Alfabetização Matemática PNAIC - vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=tfae54uk8j8&t=266s PN na Escola: Alfabetização Matemática PNAIC - Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=uv4l8chxc64 site : Educação dinâmica - jogos utilizando o material dourado: http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=1&jogo=nunca10.