SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
CEIEF RAFAEL AFFONSO LEITE - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): ANA PAULA DE SOUZA GERMANO

UNIDADE ESCOLAR: CEIEF RAFAEL AFFONSO LEITE

TÍTULO: NA VENDA TEM

TEMPO: 20 dias

INTRODUÇÃO: Essa situação didática partiu da preocupação de em ensinar o Sistema Monetário Brasileiro, aos alunos de uma forma concreta, pois eles fazem uso diário desse sistema, no seu cotidiano. Portanto seria necessário o contato real das notas e moedas para que eles compreendessem o sistema.

OBJETIVO: Conhecer e nomear moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro, estabelecendo equivalências de valores; Resolver situações-problema envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro. Identificar o tema ou assunto do texto: Poema. Reconhecer a estrutura do gênero e suas características. Localizar informações explícitas no texto. Produzir textos escritos, considerando o contexto de produção interlocutor (ouvinte ou leitor), lugar social ocupado pelos interlocutores, instituições sociais na qual o texto circulará Reconhecer permanências e transformações no tempo histórico. Reconhecer a linguagem cartográfica como fonte de informação e como instrumento de representação dos espaços. Reconhecer os cuidados com os alimentos: conservação e prazo de validade.

CONTEÚDO: Sistema monetário: troca entre valores Obter uma informação geral e/ou informação específica do gênero. Reconhecimento da organização do poema em versos, estrofes; elementos constitutivos do poema; ritmo e sonoridade; rimas. Utilização da estrutura composicional que caracteriza do gênero solicitado. Moradias e locais diferentes, espaços e tempo. Localização no espaço: Proximidade Cuidados com os alimentos:preparo, conservação e prazo de validade.

ENCAMINHAMENTOS: Momento 1- Iniciei a sequência didática com a leitura do livro "Na venda tem" de Nye Ribeiro, exploramos a capa e as imagens. Momento 2- Realizamos atividade de reconhecer e identificar de informações, implícitas e explicitas presentes no texto. Momento 3- Realizei com os alunos a leitura de um texto informativo sobre os Sistema Monetário no Brasil. Eles observaram as cédula e moedas tem já circularam no país. E conversamos sobre o sistema de trocas e como foram ocorrendo as mudanças até o real. Momento 4- Realizei um mercado de trocas com os aluno. Momento 5- Na sala de informática apresentei aos alunos imagens e vídeos de vendas antigas. Momento 5- Conversamos sobre as moedas do SMB e confeccionamos uma tabela de trocas. Momento 6- Li parte do texto, onde apareciam vários produtos e construímos uma lista de compras. Momento 7- Digitei a lista e pedi como tarefa de casa que eles fossem ao mercado e pesquisassem o valores dos produtos da lista. Momento 8- Os alunos resolveram atividades de situações problemas envolvendo adição e subtração de valores e reconhecimento de valores. Momento 9- Organizei uma lojinha com materiais escolares, cada aluno trouxe R$3,00 em moedas para compras objetos da lojinha. Momento 10- Na sala de informática os alunos usaram o google maps para encontrar supermercados que se localizam perto da escola. Momento 11- fiz a leitura do trecho do livro onde informa diferentes formas de pagamento, conversamos sobre essas formas e quais são usadas hoje em dia. Momento 12- Fomos fazer compra no super mercado Sempre Vale que fica próximo a escola

CONSIDERAÇÕES: A sequência didática foi muito proveitosa, os alunos tiveram participação em todas as atividades.

REFERÊNCIAS: Ribeiro, Nye, 1950 Na venda tem/ Nye Ribeiro; ilustrações Suzete Armani. - Valinhos, SP: Roda &Cia, 2007