SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LIMEIRA/SP
CEIEF JAMILE CARAM DE SOUZA DIAS, PROFA. - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2019

NOME DO PROFESSOR(A): MIRIAM CRISTINA CAZANTE DE CARVALHO

UNIDADE ESCOLAR: CEIEF JAMILE CARAM DE SOUZA DIAS, PROFA.

TÍTULO: PROJETOS DIDÁTICOS DE LINGUAGEM VERBAL

TEMPO: 15 DIAS

INTRODUÇÃO: Os projetos desenvolvidos neste relato foram planejados pela professora coordenadora e desenvolvidos pelas monitoras de Berçário II e Maternal I. Para o berçário II, apresentaremos no relato os projetos “Contação de Histórias” e “Música”. Cabe ressaltar que na unidade escolar são desenvolvidos outros projetos além deste que envolvem as demais áreas do conhecimento, entretanto para esta apresentação selecionamos os projetos que estão diretamente ligados à área de Linguagem Verbal. Para o maternal I selecionamos os mesmos projetos, entretanto há progressão entre eles devido aos conteúdos do Currículo. O trabalho intencional com Projetos Didáticos de Linguagem Verbal tem como objetivo promover o desenvolvimento da linguagem oral de maneira a enriquecer o vocabulário dos estudantes trazendo novas palavras para o repertório. Considerando a especificidade da faixa etária, é importante destacar o papel que o adulto ocupa neste processo. A partir das contribuições de Magalhães (2009) entendemos que a criança, na primeira infância, tem como atividade-guia a Comunicação Emocional Direta, ou seja, busca se relacionar afetivamente com os adultos que a cercam. Dessa maneira, o educador tem papel de destaque no processo de ensino para os estudantes desta faixa etária. Por meio de histórias, cantigas populares, parlendas, canções infantis os educadores organizaram momentos de comunicação com os bebês e crianças.

OBJETIVO: • Apresentar o trabalho com Projetos como recurso didático para o ensino intencional dos conteúdos. • Mostrar que o trabalho educativo com os Projetos foi elaborado com a intencionalidade de desenvolver a linguagem oral. • Possibilitar por meio de histórias e músicas com pequenas narrativas que os bebês e as crianças tenham acesso a diferentes linguagens. • Enriquecer a oralidade.

CONTEÚDO: Projeto didático - Contação de Histórias Berçário II - Linguagem Verbal Oralidade - Comunicação • Contar histórias curtas, com entonação; • Estimular a participação dos bebês na reprodução das falas dos personagens das histórias cantadas, sempre disponibilizando as ilustrações como apoio; • Falar com os bebês em situações lúdicas e cotidianas, estimulando a estabelecerem um diálogo; • Utilizar pronúncia correta das palavras sem infantilizá-las. Leitura - Leitura de diferentes gêneros • Estimular os bebês a apreciarem diferentes leituras (poema, quadrinha e cardápio). Comportamento / Procedimento leitor • Estimular o manuseio de diferentes portadores textuais, orientando modelos (modo de segurar o portador e de virar as páginas) ao realizar a ação (ler). Maternal I - Linguagem Verbal Oralidade - Comunicação • Contar histórias usando gestos, com entonação. • Estimular a participação e o reconto de trechos das histórias contadas, identificando cenários e personagens, sempre disponibilizando as ilustrações como apoio. • Falar com as crianças em situações lúdicas e cotidianas estimulando as a estabelecerem um diálogo (criança-educador). Leitura - leitura de diferentes gêneros • Ler histórias selecionando as que apresentam imagens coloridas que sobressaem usando entonação e estimulando o interesse/escuta atenta (conto/fábula). Comportamento leitor /Procedimento leitor • Manusear diferentes portadores textuais, orientando e apresentando modelos (modo de segurar o portador e de virar as páginas). Projeto didático - Música Berçário II - Linguagem verbal Oralidade - Comunicação • Realizar brincadeiras cantadas (poema, quadrinha, acalanto, cantiga, canção infantil e parlenda); • Apresentar rimas e aliterações (Cantiga). Leitura de diferentes gêneros • Estimular a identificação do nome – chamada (crachá –nome próprio). • Estimular os bebês a apreciarem diferentes leituras; • Realizar brincadeiras cantadas (cantiga, canção infantil, parlenda). Maternal I - Linguagem Verbal Oralidade - Comunicação • Realizar brincadeiras cantadas (quadrinha, cantiga, canção infantil, parlenda); • Apresentar rimas e aliterações (cantiga). Leitura - leitura de gêneros • Ler estimulando a percepção das crianças para rimas e aliterações; • Realizar leituras mostrando a direção da mesma (de cima para baixo, da esquerda para direita). PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA BERÇÁRIO II Para o desenvolvimento do projeto “Contação de História” no Berçário II selecionamos o livro “O Balde de Chupetas” de Bia Hetzel e Mariana Massarani. Apresentamos a obra a partir da dramatização da monitora Solange para que os bebês tivessem o primeiro contato com o conteúdo da história de maneira lúdica. Em seguida, a monitora convidou os bebês para dramatizarem partes da história previamente selecionadas. Após a apresentação da história para os bebês, as monitoras iniciam o trabalho com a leitura da obra, para que eles manuseiem o livro, observem as imagens da história e posteriormente realizem outras atividades relacionadas à história para que os bebês compreendam o conteúdo da narrativa. MATERNAL I Para o desenvolvimento do projeto “Contação de História” no Maternal I selecionamos o livro “O Grande Rabanete” de Tatiana Belinki. Apresentamos a obra a partir da dramatização da monitora Solange para que as crianças tivessem o primeiro contato com o conteúdo da história de maneira lúdica. Em seguida, a monitora convidou os estudantes para dramatizarem partes da história previamente selecionadas. Após a apresentação da história, as monitoras iniciam o trabalho com a leitura da obra, para que as crianças manuseiem o livro, observem as imagens da história e posteriormente realizem outras atividades relacionadas à história para que compreendam o conteúdo da narrativa. PROJETO MÚSICA BERÇÁRIO II Inicialmente realizamos a seleção da música em conjunto com as educadoras em reunião setorizada. Após a escolha da música, a monitora Solange dramatiza a canção para apresentar aos estudantes. Para este relato, foi eleita a canção “A cobra não tem pé”. Posteriormente a apresentação da monitora Solange, as educadoras do setor cantam com os bebês durante uma semana a mesma canção para memorização da letra. Depois de memorizada a canção, as educadoras apresentam a letra no cartaz para que os bebês percebam que as palavras faladas podem ser escritas. E, de maneira lúdica, apontam as palavras cantadas no texto escrito. Um desdobramento que realizamos com o projeto “Música” é a chamada diária com a canção “Eu tenho um peixinho no aquário”. A escolha da cantiga teve relação com o Programa de Educação Ambiental “Projeto Didático Bichinhos do Mar”. Diariamente, as educadoras fazem a chamada no setor cantando a cantiga e cada bebê tem um peixinho no seu crachá. Ao identificar o seu nome, o bebê leva o crachá até o cartaz. MATERNAL I Inicialmente realizamos a seleção da música em conjunto com as educadoras em reunião setorizada. Após a escolha da música, a monitora Solange dramatiza a canção para apresentar aos estudantes. Para este relato, foram eleitas as canções “Casinha”, “A janelinha” e “Fui morar numa casinha”. Posteriormente a apresentação da monitora Solange, as educadoras do setor cantam com as crianças durante uma semana a mesma canção para memorização da letra. Depois de memorizada a canção, as educadoras apresentam a letra no cartaz para que os estudantes percebam que as palavras faladas podem ser escritas. E, de maneira lúdica, apontam as palavras cantadas no texto escrito. CONSIDERAÇÕES FINAIS Projeto didático - Contação de Histórias Berçário II - Linguagem Verbal Oralidade - Comunicação • Contar histórias curtas, com entonação; • Estimular a participação dos bebês na reprodução das falas dos personagens das histórias cantadas, sempre disponibilizando as ilustrações como apoio; • Falar com os bebês em situações lúdicas e cotidianas, estimulando a estabelecerem um diálogo; • Utilizar pronúncia correta das palavras sem infantilizá-las. Leitura - Leitura de diferentes gêneros • Estimular os bebês a apreciarem diferentes leituras (poema, quadrinha e cardápio). Comportamento / Procedimento leitor • Estimular o manuseio de diferentes portadores textuais, orientando modelos (modo de segurar o portador e de virar as páginas) ao realizar a ação (ler). Maternal I - Linguagem Verbal Oralidade - Comunicação • Contar histórias usando gestos, com entonação. • Estimular a participação e o reconto de trechos das histórias contadas, identificando cenários e personagens, sempre disponibilizando as ilustrações como apoio. • Falar com as crianças em situações lúdicas e cotidianas estimulando as a estabelecerem um diálogo (criança-educador). Leitura - leitura de diferentes gêneros • Ler histórias selecionando as que apresentam imagens coloridas que sobressaem usando entonação e estimulando o interesse/escuta atenta (conto/fábula). Comportamento leitor /Procedimento leitor • Manusear diferentes portadores textuais, orientando e apresentando modelos (modo de segurar o portador e de virar as páginas). Projeto didático - Música Berçário II - Linguagem verbal Oralidade - Comunicação • Realizar brincadeiras cantadas (poema, quadrinha, acalanto, cantiga, canção infantil e parlenda); • Apresentar rimas e aliterações (Cantiga). Leitura de diferentes gêneros • Estimular a identificação do nome – chamada (crachá –nome próprio). • Estimular os bebês a apreciarem diferentes leituras; • Realizar brincadeiras cantadas (cantiga, canção infantil, parlenda). Maternal I - Linguagem Verbal Oralidade - Comunicação • Realizar brincadeiras cantadas (quadrinha, cantiga, canção infantil, parlenda); • Apresentar rimas e aliterações (cantiga). Leitura - leitura de gêneros • Ler estimulando a percepção das crianças para rimas e aliterações; • Realizar leituras mostrando a direção da mesma (de cima para baixo, da esquerda para direita).

ENCAMINHAMENTOS: Para este relato, foram eleitas as canções “Casinha”, “A janelinha” e “Fui morar numa casinha”. Posteriormente a apresentação da monitora Solange, as educadoras do setor cantam com as crianças durante uma PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA BERÇÁRIO II Para o desenvolvimento do projeto “Contação de História” no Berçário II selecionamos o livro “O Balde de Chupetas” de Bia Hetzel e Mariana Massarani. Apresentamos a obra a partir da dramatização da monitora Solange para que os bebês tivessem o primeiro contato com o conteúdo da história de maneira lúdica. Em seguida, a monitora convidou os bebês para dramatizarem partes da história previamente selecionadas. Após a apresentação da história para os bebês, as monitoras iniciam o trabalho com a leitura da obra, para que eles manuseiem o livro, observem as imagens da história e posteriormente realizem outras atividades relacionadas à história para que os bebês compreendam o conteúdo da narrativa. MATERNAL I Para o desenvolvimento do projeto “Contação de História” no Maternal I selecionamos o livro “O Grande Rabanete” de Tatiana Belinki. Apresentamos a obra a partir da dramatização da monitora Solange para que as crianças tivessem o primeiro contato com o conteúdo da história de maneira lúdica. Em seguida, a monitora convidou os estudantes para dramatizarem partes da história previamente selecionadas. Após a apresentação da história, as monitoras iniciam o trabalho com a leitura da obra, para que as crianças manuseiem o livro, observem as imagens da história e posteriormente realizem outras atividades relacionadas à história para que compreendam o conteúdo da narrativa. PROJETO MÚSICA BERÇÁRIO II Inicialmente realizamos a seleção da música em conjunto com as educadoras em reunião setorizada. Após a escolha da música, a monitora Solange dramatiza a canção para apresentar aos estudantes. Para este relato, foi eleita a canção “A cobra não tem pé”. Posteriormente a apresentação da monitora Solange, as educadoras do setor cantam com os bebês durante uma semana a mesma canção para memorização da letra. Depois de memorizada a canção, as educadoras apresentam a letra no cartaz para que os bebês percebam que as palavras faladas podem ser escritas. E, de maneira lúdica, apontam as palavras cantadas no texto escrito. Um desdobramento que realizamos com o projeto “Música” é a chamada diária com a canção “Eu tenho um peixinho no aquário”. A escolha da cantiga teve relação com o Programa de Educação Ambiental “Projeto Didático Bichinhos do Mar”. Diariamente, as educadoras fazem a chamada no setor cantando a cantiga e cada bebê tem um peixinho no seu crachá. Ao identificar o seu nome, o bebê leva o crachá até o cartaz. MATERNAL I Inicialmente realizamos a seleção da música em conjunto com as educadoras em reunião setorizada. Após a escolha da música, a monitora Solange dramatiza a canção para apresentar aos estudantes. semana a mesma canção para memorização da letra. Depois de memorizada a canção, as educadoras apresentam a letra no cartaz para que os estudantes percebam que as palavras faladas podem ser escritas. E, de maneira lúdica, apontam as palavras cantadas no texto escrito.

CONSIDERAÇÕES: Com a introdução dos Projetos didáticos de Linguagem Verbal na rotina escolar conseguimos proporcionar ações educativas intencionais como o ler,contar e cantar que estão impactando no desenvolvimento da oralidade . Os mesmos estão tornando-se instrumentos de aprendizagens da oralidade. Não podemos afirmar que essa é a melhor alternativa ,mas podemos dizer que o trabalho com os Projetos didáticos são recursos que estão contribuindo para o ensino intencional dos conteúdos do Currículo. Envolver as crianças no universo das histórias ,cantigas de roda ,canções infantis são momentos de troca e comunicação que tornam a linguagem oral objeto de ensino,além é claro de favorecer o ensino intencional do desenvolvimento da atenção que ainda não está totalmente desenvolvida nessa faixa etária. Planejar e compartilhar o tempo ,espaço, materiais com atividades que aconteçam simultaneamente é um grande desafio ,porém todo esse trabalho educativo/intencional nos dá indícios que estamos contribuindo para aquisição da fala dos bebês e também com a ampliação dos conhecimentos das educadoras. Com a introdução dos Projetos didáticos de Linguagem Verbal na rotina escolar conseguimos proporcionar ações educativas intencionais como o ler, contar e cantar que impactam diretamente no desenvolvimento da oralidade. Os mesmos estão tornando-se instrumentos de aprendizagens da oralidade. Não podemos afirmar que essa é a melhor alternativa, mas podemos dizer que o trabalho com os Projetos didáticos são recursos que estão contribuindo para o ensino intencional dos conteúdos do Currículo. Envolver as crianças no universo das histórias, cantigas de roda, canções infantis são momentos de troca e comunicação que tornam a linguagem oral objeto de ensino, além é claro de favorecer o ensino indireto do desenvolvimento da atenção que ainda não está totalmente desenvolvida nessa faixa etária. Planejar e compartilhar o tempo, espaço, materiais com atividades que acontecem simultaneamente é um grande desafio, porém todo esse trabalho educativo/intencional nos dá indícios que estamos contribuindo para aquisição da fala dos bebês, a ampliação do vocabulário das crianças e também o aprofundamento dos conhecimentos das educadoras. A título de finalização, gostaríamos de destacar o envolvimento da diretora Cláudia Regiane Camargo Sertori no desenvolvimento dos Projetos Didáticos e no acompanhamento das ações pedagógicas, sem o qual não seria possível realizar tais ações com o mesmo nível de qualidade. Com a introdução dos Projetos didáticos de Linguagem Verbal na rotina escolar conseguimos proporcionar ações educativas intencionais como o ler,contar e cantar que estão impactando no desenvolvimento da oralidade . Os mesmos estão tornando-se instrumentos de aprendizagens da oralidade. Não podemos afirmar que essa é a melhor alternativa ,mas podemos dizer que o trabalho com os Projetos didáticos são recursos que estão contribuindo para o ensino intencional dos conteúdos do Currículo. Envolver as crianças no universo das histórias ,cantigas de roda ,canções infantis são momentos de troca e comunicação que tornam a linguagem oral objeto de ensino,além é claro de favorecer o ensino intencional do desenvolvimento da atenção que ainda não está totalmente desenvolvida nessa faixa etária. Planejar e compartilhar o tempo ,espaço, materiais com atividades que aconteçam simultaneamente é um grande desafio ,porém todo esse trabalho educativo/intencional nos dá indícios que estamos contribuindo para aquisição da fala dos bebês e também com a ampliação dos conhecimentos das educadoras.

REFERÊNCIAS: MAGALHÃES ,G.M.Análise Martins ,L.M. O Ensino e o Desenvolvimento da criança de zero a três anos,:Arce A.E Martins ,L.M.Ensinando aos pequenos de zero a três anos:Abstrações do pensamento ,2009 ,Campinas :SP Editora Alínea . LIMEIRA,CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE LIMEIRA : Secretaria Municipal de Educação ,2019 RAMOS,K.R.A.S. Um Estudo sobre a interferência da Rotina da Educação Infantil no processo de construção da noção operatória de tempo subjetivo ´pela criança.Porto Alegre : Faced/UFRGS,1998